TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oferta e demanda, as reguladoras de preços

Artigo: Oferta e demanda, as reguladoras de preços. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  Artigo  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 3

Na economia há a lei da “oferta x demanda”.

Um dos princípios básicos da economia é o estudo da produção (oferta) e da a busca por esses produtos (demanda). A economia possui três questões básicas que são:

• O que produzir?

• Como produzir?

• Para quem produzir?

Com as respostas destas três perguntas as empresas podem otimizar seu tempo elaborando o melhor produto possível e obtendo o maior retorno sobre seu capital(investimento).

Mas afinal, o que faz uma pessoa querer comprar um produto ou adquirir um serviço? O que as move na hora de consumir?

Oferta, ela cria sua própria demanda.

Todo produto é responsável por sua própria demanda. As pessoas não queriam guardar seu dinheiro ganho, pois a, inflação iria corroer seu valor, então a população consumiria os produtos a fim de dar melhor destinação a ele.

O movimento de compra e venda faria assim a economia toda fluir preenchendo ambos os lados, tanto da oferta como o da demanda.

Um clássico exemplo aplicável à economia dos dias de hoje é o Iphone. Até a sua criação, ninguém queria um produto igual a ele exatamente porque este produto não existia e as pessoas não imaginavam nada igual. Foi logo após seu lançamento que todos começaram a desejar ter um Iphone, ou seja, a oferta cria a sua própria demanda.

Oferta e demanda, as reguladoras de preços.

Quando um produto é caro? Quando ele é barato? A resposta para isso deve ser sempre DEPENDE.

Se o produto for de muita utilidade para você, mesmo que este tenha um preço relativamente alto, você pode o considerar barato pois você vê grande valor no uso desse produto. Mas e se esse produto for totalmente inútil para você? Talvez se ele custar 1,99 ainda seja caro pois você não verá valor agregado a ele. Por esse motivo que o celular está em alta no mercado de consumo, dificilmente nós encontramos pessoas hoje em dia que não possui um aparelho de celular.

Mas economicamente falando, a oferta e a demanda influenciam no preço dos produtos?

Sim! Elas estão intimamente ligadas ao preço que as empresas cobram e ao preço que os consumidores pagam.

Podemos ver isso nos celulares que atualmente tem muita demanda. Esses celulares possui várias funções e torna a vida dos usuários muito mais prática. Se todos querem este celular e a empresa só fabrica 1000 deles por dia é claro que a demanda irá superar a oferta.

Como a empresa pode lidar com esse dilema? Devia ela produzir mais? A resposta dessa pergunta nem sempre é positiva. Produzir mais envolveria aumentar sua capacidade produtiva e expandir sua fábrica, mas esse processo precisa de mais investimento pelos donos da fábrica e pelos sócios. E se de repente as pessoas pararem de comprar este celular? A empresa ficaria com os estoques lotados de celulares sem saber o que fazer com eles e perderia todo seu dinheiro investido.

Para diminuir a demanda ,a empresa poderia também aumentar o preço de seus produtos, o que diminuiria a busca pelos celulares pois nem todos teriam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com