TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Operadores Aritméticos

Seminário: Operadores Aritméticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  Seminário  •  1.034 Palavras (5 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 5

Capitulo 2

Operadores aritméticos:

C oferece cinco operadores aritméticos binários (que operam sobre dois operandos) e um operador aritmético unário (que opera sobre um operando). São eles:

+ soma, - subtração, * multiplicação, /divisão, % modulo.

Unário

- Menos unário

Esses operadores trabalham com quaisquer tipos de dados, inteiros ou ponto flutuante e executam as operações aritméticas básicas. As operações de soma, subtração, divisão e multiplicação são usadas do mesmo modo que na aritmética.

Precedência

A precedência de operadores indica qual operador deverá ser executado primeiro.

Nos primeiros anos escolares já aprendemos que a multiplicação e a divisão tem precedência sobre a soma e a subtração. Quando o número de operadores conhecidos começa a aumentar, notaremos a necessidade de uma tabela de precedência.

Operadores tem uma regra de precedência e de associativa que determinam exatamente como a expressão é resolvida.

Operador menos unário: -

O operador menos unário é usado somente para indicar a troca do sinal algébrico do valor associado. Pode também ser pensado como o operador que multiplica seu operando po -1.por exemplo:

X = - 8

X= - x

Operador de endereços

A linguagem C oferece um operador que opera sobre o nome de uma variável e resulta o seu endereço.O operador de endereços é referido pelo símbolo &.

A memória de qualquer computador é uma sequência de bytes. Cada byte armazena um de 256 possíveis valores. Os bytes são numerados sequencialmente. O número de um byte é o seu endereço (= address).

Cada objeto na memória do computador ocupa um certo número de bytes consecutivos. No meu computador, um char ocupa 1 byte, um int ocupa 4 bytes e um double ocupa 8 bytes

Cada objeto na memória do computador tem um endereço. Na maioria dos computadores, o endereço de um objeto é o endereço do seu primeiro byte. Por exemplo, depois das declarações

char c;

int i;

struct {

int x, y;

} ponto;

int v[4];

os endereços das variáveis poderiam ser

c 89421

i 89422

ponto 89426

v[0] 89434

v[1] 89438

v[2] 89442

(o exemplo é fictício). O endereço de uma variável é dado pelo operador &. (Não confunda esse uso de "&" com o operador lógico and, que em C se escreve "&&".) Se i é uma variável então &i é o seu endereço. No exemplo acima, &i vale 89422 e &v[3] vale 89446.

Exemplo: O segundo argumento da função de biblioteca scanf é o endereço da posição na memória onde devem ser depositados os objetos lidos no dispositivo padrão de entrada:

int i;

scanf( "%d", &i);

A função scanf()

Permite a leitura formatada:

scanf(<formato>, <arg1>,...<arg2>)

Lê caracteres da entrada, e interpreta-os de acordo com o formato e guarda o resultado nos argumentos

scanf("%d %f",&n,&x);

%d indica que n é inteiro e que a sequência de caracteres deve ser interpretada como a representação do inteiro na base 10

%f indica que x é do tipo float

O operador & indica que nos referimos ao endereço das variáveis x e n em vez do seu valor, isto é, para a função scanf() tem que se passar sempre como parâmetros os endereços das variáveis para se saber onde colocar os valores lidos.

Sintaxe

Conversão automática de tipos

Quando constantes, variáveis e funções de tipos diferentes são misturados em uma expressão, elas são todas convertidas para o tipo do operando maior. Isto é feito operação a operação, de acordo com as seguintes regras:

1) Todos os operandos dos tipos char e short int são convertidos para int. Todos os operandos do tipo float são convertidos para double.

2) Para todos os pares de operandos envolvidos em uma operação, se um deles é long

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com