TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização Urbana Bairro Moreninhas Campo Grande-MS

Por:   •  9/10/2018  •  Seminário  •  1.158 Palavras (5 Páginas)  •  1.102 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Federal do Mato Grosso do Sul[pic 1]

Ciências Sociais: Profª Mara Aline

Organizações Urbanas: Moreninhas x Tv Morena, diferenças sociais e estruturais[pic 2]

Grupo: CED

Anderson Filipe dos S. Nogueira Anderson Rodrigo da Silva Eduardo José Matos Felipe Matheus Aguirre Segóvia Rubens Guerra da Silva Neto

Campo Grande, 27 de julho de 2017


Introdução

Trabalho de campo, realizado no dia 20 de junho de 2017 pela professora de

Ciências Sociais, Mara Aline, onde os alunos do grupo “Comunistas de Extrema Direita” observaram as diferenças estruturais dos bairros Moreninhas e Tv Morena, através de um passeio entre os pontos e terminais da cidade de Campo Grande, MS.

Nosso trabalho teve o foco de mostrar as diferenças tanto do aspecto físico quanto do aspecto social, e, pontuar as desigualdades, qualidades e aspectos socioeconômicos de ambos os bairros.

História dos Bairros

O bairro Moreninhas (conjunto) surgiu através de um programa de habitação popular, iniciado nos anos 80, pelo Governador Pedro Pedrossiam, onde as primeiras casas foram sorteadas para a população carente, com o tempo foi se desenvolvendo e se expandindo com novos loteamentos.

O bairro é localizado na zona sul da cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. É considerado distante centro da cidade, pois fica a mais de 12km do centro da capital, possui cerca de 22.711 habitantes.

O conjunto é formado por 11 bairros: Cidade Morena, Nova Capital, Santa Felicidade, Jardim Gramado, Vila Brasil, Nova Conquista, Nova Jerusalém, Moreninhas 1,2,3 e 4.

Já o bairro TV Morena, fica na região central da cidade, sendo localizado numa parte nobre e desenvolvida, tendo sua origem junto com a mesma, tem esse nome devido a rede de televisão Morena que fica na mesma região, o bairro tem ao todo 2.132 habitantes.


Infraestrutura

O Moreninhas após seu surgimento, não contava com nenhuma estrutura, isso fez com que os moradores se unissem para buscar melhorias. A partir disso, em 1982 uma escola foi criada. Mas não era uma escola tradicional, era feita com um container de Trem de lata, pra quebrar o galho, enfrentando problemas com a parte elétrica e enchentes. Depois de muita luta, os moradores conseguiram com o governo estadual a criação de um projeto de desenvolvimento para o Moreninhas. Projeto esse que incluía pontos de ônibus, asfalto, centro comunitário, centro de telefone, posto de saúde, policia, dentre outros.

Mesmo sendo um bairro periférico e distante do centro, hoje o Moreninhas conta com uma boa infraestrutura, com todos os tipos de serviços, como agências bancárias, terminal de ônibus, posto de bombeiros, comércio variado, lotéricas, hospitais, UBS, maternidade e inclusive uma rádio. Toda essa estrutura é o suficiente para atender sua população e inclusive os bairros vizinhos, tornando desnecessário o deslocamento dos moradores até o centro.

No bairro TV Morena, por ter surgido em conjunto com a cidade, nunca sofreu com falta de estrutura, sempre tendo sido uma região desenvolvida, e, portando recebendo sempre mais recursos.

Hoje sua infraestrutura é condizente com o nível de seus moradores, os quais são beneficiados com todos os serviços que uma região central pode oferecer, além de possuir outro padrão de infraestrutura, por ser um bairro nobre.

Comércio

O comércio pelas ruas do bairro Moreninhas é formado principalmente por lojas de moradores da região, o bairro é a 31° economia do Estado. Os produtos são variados e todos garantem que o preço é melhor do que o oferecido no Centro de Campo Grande. Conta também com supermercados, farmácias, lojas de diversos tipos de produtos, panificadoras, etc.

No bairro TV Morena, por se tratar de uma região central, possui uma zona comercial muita rica, onde se encontram lojas de diversos tipos de produtos, concessionarias, supermercados, lanchonetes, bares e etc. Mas por ser em uma zona nobre da cidade, os preços nos comércios são mais elevados.


Estatísticas de Renda – IBGE 2010

Porcentagem de domicílios de acordo com a classe social e renda:

Moreninhas:

Habitantes: 22.711

Renda por domicilio - R$ 1,605,60 Classe predominante – C 66,70% Classe B – 8,44%

Classes D e E – 24,03%

TV Morena:

Habitantes: 2132

Renda por domicilio – R$ 6,676,94 Classe predominante – B 34,24% Classe A – 30,36%

Classe C – 29,64%

Tipos de Domicílios

As casas no Moreninhas são bastante simples de piso único, aparência rustica e de valor baixo. Com preços médios abaixo dos 100 mil reais as menores e 150 mil das maiores, lá as casas são geralmente inacabadas, sem reboco ou pintura, muitas vezes sem portão. Geralmente não passam de 2 quartos e as áreas construídas são mal aproveitadas.

Já no TV Morena, a maioria das casas possui acabamento moderno em porcelanato ou algumas mais clássicas, com acabamento em madeira. Os preços médios dos imóveis giram em torno de 400 mil e 700 mil reais, porem algumas passam de 1 milhão de reais. Geralmente possuem mais de 2 quartos, 3 banheiros, algumas com piscina, garagem com 2 ou mais vagas, feitas realmente para oferecer luxo e conforto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (118.9 Kb)   docx (38.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com