TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organizações: criaturas vivas em constante mudança

Projeto de pesquisa: Organizações: criaturas vivas em constante mudança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.826 Palavras (16 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 16

Introdução

O excesso de informação vivido pelas empresas na Era do Conhecimento trouxe mudanças importantes no contexto organizacional e uma reformulação no papel e nas ferramentas que podem ser utilizadas pelo gestor. A partir dessa premissa, pretendemos abordar nesta pesquisa, conceitos de mudanças e quebra de paradigmas. Além disso, apontaremos os papéis do gestor, fazendo uma análise mais a fundo dentro de uma grande empresa brasileira, os Correios, diagnosticando brevemente a Identidade Corporativa da empresa citada e apontaremos algumas das novas tecnologias, dentre as quais trataremos mais detalhadamente o Benchmarking. Outro objetivo deste trabalho é mencionar algumas vantagens e desvantagens das tecnologias de gestão. Assim, tomaremos por base acadêmica o livro, “Tecnologias e Ferramentas de Gestão”, que tem por organizadores os pesquisadores, Décio Henrique Franco, Edna de Almeida Rodrigues e Moises Miguel Cazela.

Organizações: Seres vivos em constante mudança

Nossas vidas sofrem mudanças a todo o momento. Em apenas um minuto o que sabíamos tão bem, precisa ser reaprendido de forma rápida ou então ficaremos ultrapassados perante as outras pessoas. As organizações vistas como seres vivos, também sofrem constantes mudanças, e certos preceitos precisam ser mudados constantemente, visto que, estão inseridas em um mercado competitivo, no qual um erro pode levar a extinção da empresa. Este relatório visa mostrar o conceito de mudanças organizacionais e quebra de paradigmas, e como a empresa pode estar preparada para estas mudanças. Também explicitaremos o conceito e os diversos papéis exercidos pelo gestor organizacional e como estes conceitos são vistos de dentro de uma organização Sumário

Introdução 3

Organizações: Seres vivos em constante mudança 3

Conceito de mudança organizacional e quebra de paradigmas 3

O gestor como ferramenta de mudança 4

A transformação observada de dentro da empresa 4

As tecnologias de gestão 7

A gestão da qualidade total 8

Terceirização 8

Tecnologias mais utilizadas, vantagens e aplicações 9

O Benchmarking nos Correios 11

Novas tecnologias e precauções a serem tomadas 12

Considerações Finais 13

Referências 14

, através de uma análise de uma das maiores empresas do país, os Correios.

Conceito de mudança organizacional e quebra de paradigmas

No panorama atual em que se encontram as empresas, mudanças são praticamente inevitáveis. As novas demandas que tem surgido todos os dias são prova disto, e as organizações devem estar sempre atentas, pois as exigências têm surgido não apenas em relação a qualidade, modernidade ou avanço da tecnologia, mas também das ações nas quais a empresa está integrada.

Desta forma, entende-se por mudança organizacional, a forma como as empresas têm de se adaptar para atender as necessidades, não apenas dos clientes, mas também dos fornecedores, colaboradores, acionistas e todos que estão ligados direta ou indiretamente com o ambiente organizacional. Entretanto, estas mudanças geralmente causam consequências, dentre elas, a quebra de paradigmas ou padrões. Sendo assim, alguns hábitos costumeiros em determinados segmentos, devem ser deixados de lado, ou simplesmente adaptados à nova forma de trabalho.

O gestor como ferramenta de mudança

Um dos principais envolvidos nas mudanças citadas seria o gestor organizacional. Ele pode ser considerado peça chave dentro de qualquer empresa, pois ele pode e deve ter conhecimento de tudo que ocorre dentro da organização a qual dirige.

O Gestor nada mais é do que o nosso velho e conhecido administrador, com a diferença que, atualmente ele possui novos papéis e responsabilidades que tem o intuito de aumentar e reformular ainda mais suas aptidões.

Portanto, além do papel já conhecido de administrar e coordenar, o gestor deve estar com foco aos novos papéis a ele atribuídos, dentre os quais podemos citar a criatividade, devido as constantes mudanças de mercado, a preocupação com a qualidade de seus produtos e serviços, flexibilidade e atenção a sustentabilidade, fator muito cobrado das empresas contemporâneas, que envolve além do cuidado com o meio ambiente, eliminação de desperdícios e racionalização dos processos administrativos.

A transformação observada de dentro da empresa

Analisaremos como a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, ou simplesmente Correios, tem enfrentado as transformações que vem ocorrendo no mercado mundial, visto que, é uma empresa que sofre mudanças diárias, devido ao segmento em que atua.

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos é uma empresa pública, que atua no segmento de logístico e comercial, dividido em três setores: Comercial (captação de recursos financeiros), Logístico (ou operacional) e de Suporte (envolvendo capitação de recursos humanos, benefícios aos funcionários, etc.).

Segundo a missão institucional da empresa é “Fornecer soluções acessíveis e confiáveis para conectar pessoas, instituições e negócios, no Brasil e no mundo” e possui a visão de “Ser uma empresa de classe mundial.” Desta forma, a empresa se diz pautada nos valores de “Ética, meritocracia, respeito às pessoas, compromisso com o cliente e sustentabilidade”.

O principal fator de escolha da empresa para ser estudada, é devido a mudança brusca na qual sofreu nos últimos tempos. Até a alguns anos atrás, 90% da receita dos Correios advinha de cartas e correspondências. A partir de 2009 e com crescente uso da internet, que possui a grande vantagem de ser instantânea, a empresa teve de se adaptar e atualmente apenas 40% da receita vem das correspondências, 15% do Banco Postal, e o restante do mercado de encomendas e entregas.

Assim, a empresa é considerada de grande porte, senão gigante, e todos os municípios brasileiros contam com pelo menos uma unidade. Entrevistamos o Gerente Operacional do Centro de Distribuição Domiciliar de Lavras, Adilson Pereira de Carvalho, que nos respondeu as seguintes perguntas, dentre elas, o papel do gestor frente a organização.

Adilson,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com