TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organizações mecanicistas x Organizações flexíveis

Resenha: Organizações mecanicistas x Organizações flexíveis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2013  •  Resenha  •  780 Palavras (4 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 4

Organizações mecanicistas x Organizações flexíveis: existiria

um meio tetecnológico e industrial.

Segunda Revolução Industrial 1860 a 1914: ou do aço e da eletricidade, provocada por três eventos: o processo de fabricação do aço (1856), o dínamo (1873) e o motor de combustão interna (1873). Entre as características principais da Segunda Revolução Industrial estão:

□ Substituição do ferro pelo aço como material industrial básico, do vapor pela eletricidade e petróleo como fontes de energia.

□ Crescente domínio da indústria pela ciência.

□ Transformações nos transportes e nas comunicações

□ O capitalismo industrial cedeu lugar ao capitalismo financeiro, que tem como características principais: Dominação da indústria por inversões de bancos e instituições financeiras e, acumulação de capital, fusões de empresas e formação de trustes.

Passo 1.2 Esta teoria desenvolvida por Frederick Winslow Taylor com o seu livro “Princípios da Administração Científica”, procurava a racionalização do trabalho operário;

Ênfase na análise e na divisão do trabalho operário, sendo a unidade fundamental da organização as tarefas do cargo e o ocupante do mesmo. E uma abordagem de baixo para cima e das partes para o todo. Atenção para o método de trabalho, para os movimentos necessários à execução de uma tarefa, para o tempo padrão, causando: especialização do operário, reagrupamento de movimentos operações, tarefas, cargos, etc formando a chamada Organização Racional Do Trabalho (ORT).

ENFASE NAS TAREFAS:

Aplicação dos métodos da ciência aos problemas da ADMINISTRAÇÃO, para alcançar uma elevada eficiência industrial: - OBSERVAÇÃO E MENSURAÇÃO.

TAYLOR preocupava-se com o desperdício e perdas sofridas pela industria e também em elevar os níveis de produtividade com os métodos e técnicas da Engenharia Industrial.

Filosofia básica: Identidade de interesses entre empregados e empregadores.

• Empregados: altos salários

• Patrões: baixo custo de produção

• A análise do trabalho e o estudo de tempo e movimento levam à EFICIÊNCIA:

PRINCIPIOS DA ADMINISTRAÇAO CIENTÍFICA

Princípios de TAYLOR:

1. PRINCIPIO DE PLANEJAMENTO: substituir a improvisação através do planejamento do método.

2. PRINCÍPIO DE PREPARO: selecionar cientificamente os trabalhadores e prepara-los e treiná-los para produzir mais e melhor, de acordo com o método planejado e preparar as máquinas e equipamentos de produção, bem como, o arranjo físico e a disposição racional das ferramentas e materiais.

3. Principio DO CONTROLE: controlar o trabalho para se certificar de que o mesmo está sendo executado de acordo com as normas estabelecidas e segundo o plano previsto.

4. PRINCÍPIO DA EXECUÇÃO: distribuir distintamente as atribuições e as responsabilidades, para que a execução do trabalho seja bem disciplinada.

Outros princípios de TAYLOR:

1) Pagar salários altos e ter custos baixos por unidade de produção;

2) Processos padronizados que permitissem o controle das operações fabris.

3) Empregados cientificamente colocados em serviços opostos em que os materiais e as condições de trabalho fossem cientificamente selecionados, para melhor cumprimento das normas.

4) Empregados devem ser cientificamente selecionados para que as normas possam ser cumpridas;

5) Atmosfera de íntima e cordial cooperação entre a administração e os trabalhadores.

Para Taylor, a indústria de sua época padecia dos seguintes males:

1. Vadiagem sistemática por parte dos operários (idéias negativas: maior rendimento — homem/máquina causa desemprego; administração força os operários à ociosidade para proteger seus interesses; métodos empíricos ineficientes, causando desperdícios de esforço e de tempo).

2. Desconhecimento pela gerencia das rotinas do trabalho e do tempo necessário para sua execução.

3. Falta de uniformidade das técnicas ou métodos de trabalho.

O seu livro SCIENTIFIC MANAGEMENT (Gerenciamento Científico) é mais uma revolução que uma teoria (75% de análise e 25% de bom senso)

ADMINISTRAÇÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com