TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos de Economia

Por:   •  25/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.636 Palavras (7 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 7

Atividade I – Fundamentos de Economia 

1-a)Definição de Economia

Economia é o conjunto de atividades desenvolvidas pelos homens visando a produção, distribuição e o consumo de bens e serviços necessários à sobrevivência e à qualidade de vida. A Ciência Econômica é uma ciência social, que estuda o funcionamento da Economia Capitalista, sob o pressuposto do comportamento racional do homem econômico, ou seja, da busca da alocação eficiente dos recursos escassos entre inúmeros fins alternativos. Economia também pode ser o controle ou moderação das despesas, uma poupança.

1-b) O problema econômico

O grande problema econômico: São propósitos diferentes competindo pelos recursos disponíveis, acontece em termos de escassez de recursos e/ou recursos finitos, porque os desejos da maioria das sociedades ultrapassam as dotações naturais, originando condições a que chamamos escassez.

1-c) Escassez

Em economia, escassez significa dizer que não há quantidade suficiente de um recurso para atender a todas as pessoas que o desejam ou o demandam. Uma das soluções encontradas pela humanidade para lidar com a escassez dos recursos existentes é o sistema de preço, assim, somente quem pode pagar por determinado bem tem acesso à ele.

1-d) Escolha

Teoria Microeconômica que descreve a forma como os consumidores decidem comprar, os fatores que acabam influenciando as escolhas dos consumidores

1-e) Bens e serviços

Bens são as coisas materiais que podemos adquirir, como comida, brinquedos ou roupas. Podem ser duráveis ou não duráveis, o primeiro refere-se à bens que são adquiridos para um longo período de tempo, como por exemplo um carro, e não duráveis aqueles que são consumidos imediatamente, como uma cerveja.

1-f) Fatores ou Recursos Produtivos

São o conjunto de elementos que são indispensáveis à produção de determinado bem ou serviço. Sua principal característica é serem finitos, o que limita a capacidade de atender totalmente à todos os desejos dos seres humanos. isso aumenta a importância das tomadas de decisões relacionadas ao que deve ou não ser produzido.

1-g) Curva de Transformação ou Fronteira de Possibilidades de Produção

Ferramenta que demonstra a capacidade de produção de um determinado produto em forma de gráfico. Trabalha com 3 questões básicas: o que produzir, para quem produzir e como produzir. Mostra a quantidade máxima possível de bens ou serviços que determinada economia pode produzir com os recursos e a tecnologia que dispõe.

1-h) Custo de oportunidade

É o valor do que você renuncia ao tomar uma decisão econômica. É uma relação direta entre escolha e escassez, o benefício que você perdeu por conta de uma determinada escolha realizada.

1-i) Lei dos Rendimentos Decrescentes

Reflete a constatação de que quando se considera o mundo real como base para a análise de certos fenômenos, nesta oportunidade os econômicos, não há uma maneira, a não ser com viés estatístico. A ideia consiste em manipular um ou mais indicadores relevantes e avaliar quais interferências os mesmos podem causar nos demais componentes, que por sua vez são conservados de modo inerte, num determinado universo de estudo. 

1-j) Afirmações Positivas e Normativas

Afirmações Positivas são afirmativas capazes de serem verificadas pelos fatos de forma que seja testável  por evidência empírica. Visa explicar o comportamento do nível de atividade quando este for sempre compatível com qualquer resultado, estudando o funcionamento do sistema econômico sem se preocupar com juízos de valor a respeito dos resultados.

Afirmações Normativas se preocupa com os juízos de valor, se o resultado é bom ou ruim e com base nesses juízos de valor é que são tomadas as ações de políticas públicas.

1-k)Ceteris Paribus

Expressão latina que pode ser traduzida como ‘todo o resto constante’, explica diferentes modelos ou teorias econômicas, considerando inalterados outros fatores que possam influenciar, simplificando o ponto de vista de estudos que muitas vezes incluem uma infinidade de fatores, mas que sem eles, não alterariam tanto o resultado final.

1-l) Economia de mercado

Sistema econômico marcado pelo predomínio da iniciativa privada na economia, admitindo-se a existência de empresas públicas ou estatais na economia, porém em menor número e sem ditar o ritmo do comércio. O principal objetivo das atividades econômicas é gerar lucro e acúmulo de riquezas, estratégia econômica elaborada com o intuito de intensificar a lógica.

1-m) Planejamento Centralizado

O planejamento centralizado ou economia planificada é o modelo econômico que defende a intervenção e controle do Estado na economia. Ao contrário da economia de mercado, a lei da oferta e da procura não ditam as leis do comércio, o governo é quem toma as decisões relacionadas aos preços.

1-n) Falhas de Mercado

Na economia, a falha de mercado é uma situação na qual a alocação de bens e serviços por um mercado livre não é eficiente, frequentemente levando a uma perda líquida de bem-estar social. Os fracassos do mercado podem ser vistos como cenários em que a busca individual de puro interesse próprio leva a resultados que não são eficientes - que podem ser melhorados do ponto de vista da sociedade. 

1-o) Consumo presente

Consumo presente é a teoria econômica intertemporal que diz que o modelo de consumo do consumidor está relacionado ao ‘consumo atual com a renda atual’.

Consumo Futuro

Consumo presente é a teoria econômica intertemporal que afirma que as famílias dividem sua renda entre consumo e poupança com o objetivo de atingir o máximo de utilidade possível.

1-p) Especialização e trocas

Especialização é o método de produção segundo o qual cada pessoa (ou país) se concentra em um número limitado de atividades, se dedicando na produção daquilo que faz melhor e realizando a troca com outra pessoa (ou país).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (90.4 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com