TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos de Economia

Por:   •  16/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  1.663 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]                                                         Fundamentos de Economia

APS 1. O aluno deverá realizar uma pesquisa na web e encontrar dois exemplos reais dentro da economia nacional em que o mercado funcione em excesso de oferta e demanda, deverá ainda explicar detalhadamente os fatores que ocasionaram o desequilíbrio de mercado e estruturar as situações escolhidas em um gráfico, apontando o equilíbrio e o posterior desequilíbrio de mercado.

O equilíbrio de mercado acontece somente quando há uma quantidade igual de oferta e demanda, ou seja, a produção é igual à procura dos consumidores. O equilíbrio é afetado por determinados fatores, como preço, poder de compra da população, entre outros.

O instrumento mais básico para análise dos mercados é a lei de oferta e demanda. Essa lei é a principal análise do comportamento dos humanos nos mercados. O termo oferta é a quantidade disponível de um determinado produto, ou seja, o quanto os fornecedores querem ou podem vender. Já a demanda é a quantidade que os consumidores querem ou podem adquirir, de acordo com o seu poder de compra.

Exemplo 1

Em maio de 2018 vimos um desequilíbrio na economia quando ocorreu a greve dos caminhoneiros, onde houve falta de combustível e um aumento no preço do etanol, e principalmente da gasolina. As principais reivindicações era o aumento do frete e a redução a zero dos tributos do Diesel, ou seja, reduzir a oferta.

Na época o óleo diesel subiu mais de 50% em menos de 10 meses por conta de políticas de preços da Petrobrás, e a demanda de trabalho vinha caindo mês a mês, fazendo com que os caminhoneiros não tivessem rendimentos.

Com o bloqueio nas rodovias e a suspensão nas entregas de combustíveis aos postos, isso fez com que a oferta do combustível caísse drasticamente. As filas de carros em postos aumentaram, e como era um serviço essencial, o consumidor aceitou o preço elevado do produto. A greve deixou um cenário perturbado na economia, trouxe a redução da oferta e, consequentemente, aumento nos preços em diversos setores. O (PIB) estava projetado para um crescimento de 3%, mas foi recalculado para 1,3%.

[pic 2]

Exemplo 2

Outro exemplo de excesso de oferta e demanda é o aumento da carne bovina nos últimos 12 meses. De acordo com a lei, quanto maior for a oferta de animais para o abate e menor a demanda por carne, a tendência é que o valor seja reduzido. Já quando reduz a oferta de animais e aumenta a demanda, o preço tende a subir. A alta do dólar também foi um grande fator para o aumento dos valores, pois a exportação ficou mais atrativa para os pecuários.

Existem diversos motivos que interferem na oferta do boi gordo, como por exemplo: o ciclo pecuário e fatores climáticos. A alta do dólar também foi um grande fator para o aumento dos valores, pois a exportação ficou mais atrativa para os pecuários. Em 2020, o Brasil exportou mais de U$ 7 bilhões de carne, um crescimento de quase 10% em relação a 2019.

Já a demanda foi afetada devido ao poder de compra dos consumidores, a alta dos preços da carne, e preço dos produtos substitutos como o frango, ovo. De acordo com o IBGE, no segundo trimestre de 2020 foram abatidos 7,30 milhões de bovinos, houve uma redução de quase 8% ao mesmo período de 2019.

Agora em 2021 a perspectiva é que os preços da carne continuem em alta, devido à restrição da oferta de gado no país e alta demanda em mercados internacionais, como a China. Além disso, a falta de renda do brasileiro, o desemprego e a redução do auxílio emergencial faz com que o consumo por carne reduza cada dia mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (260.6 Kb)   docx (137 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com