TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos de Economia

Por:   •  17/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 3

1. Dê um exemplo prático que abranja os conceitos de capacidade instalada, capacidade utilizada e capacidade ociosa.

Uma empresa de embalagens possui apenas uma máquina, e essa consegue produzir 10 frascos de shampoo por hora, dessa forma, por dia essa máquina consegue produzir 240 frascos, sendo configurada, assim, sua capacidade instalada.

Em determinado dia, essa máquina produziu apenas 216 frascos de shampoo, desse modo, a capacidade utilizada da empresa foi de 90%.

Assim, se 90% da capacidade instalada foi utilizada, 10% dessa capacidade está ociosa.

2. Faça um pequeno parágrafo explicando as óticas do PIB e diga porque elas teriam o mesmo valor se pudessem ser calculadas com exatidão. Pesquise, se necessário (esta questão pode pesquisar, porém, não copiar).

As três óticas do PIB são: produção (oferta), renda e dispêndio (demanda). A produção corresponde à soma de tudo o que foi produzido pelos setores da economia (primário, secundário e terciário). Já a renda, reflete em tudo o que foi recebido pelos setores da economia, sendo encontrada através da equação: salário + juros + lucros + aluguéis + royalties. Por fim, o dispêndio constitui tudo o que foi gasto pelos setores da economia, sendo achado através da equação: consumo das famílias + investimento das empresas + gastos do governo + exportações líquidas. Nesse sentido, qualquer que seja a ótica utilizada para calcular com exatidão o PIB resultará no mesmo resultado, uma vez que tudo o que está sendo produzido será também consumido, e assim, os membros empregados serão da mesma forma remunerados ao longo do processo.

3. Explique as quatro etapas do ciclo econômico.

Prosperidade: corresponde ao incremento das atividades econômicas em geral e é marcado por um ambiente de otimismo.

Recessão: corresponde a uma queda da atividade econômica, marcada pela diminuição na produção e pelo aumento do desemprego, por exemplo, e que a longo prazo pode progredir para uma depressão.

Depressão: é marcada por um declínio acentuado na atividade econômica, ocasionando em diminuição nos lucros, perda do poder aquisitivo e maior taxa de desemprego.

Recuperação: é manifestada por uma recuperação da atividade econômica após período de depressão ou recessão.

4. Qual a diferença prática entre as três principais funções da moeda?

A função meio de troca representa uma forma de pagamento para comprar e vender serviços e bens. Já a reserva de valor representa o potencial da moeda em ser guardada mantendo seu poder aquisitivo. E por fim, a função unidade de troca permite atribuir um preço a serviços e bens, além de servir como referência.

5. Porque uma variação simples de preço não pode ser chamada de inflação?

Uma variação de preço só pode ser considerada inflação se ela ocorrer de forma generalizada, ou seja, abrangendo diferentes segmentos da economia e diferentes produtos e serviços.

6. Explique, com suas palavras, as três

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (38.6 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com