TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Pensadores Econômicos

Por:   •  13/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.613 Palavras (11 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 11

Adam Smith

Adam Smith era filho de Margaret Douglas e de um advogado, funcionário público também de nome Adam Smith, tendo nascido em Kirkcaldy, Fife, na Escócia. Apesar de a data exata do seu nascimento seja desconhecida, o seu batismo foi registado em 5 de Junho de 1723 em Kirkcaldy. Ele nunca se casou, e era muito próximo de sua mãe, no qual morou a maior parte da vida.

Já no campo profissional foi um importante filósofo e economista escocês. Teve como cenário para a sua vida o atribulado século das Luzes, o século XVIII.

É o pai da economia moderna, e é considerado o mais importante teórico do liberalismo econômico. Sua principal obra foi A Riqueza das Nações escrita em 1776. Nesta obra Adam Smith buscou diferenciar a economia política da ciência política, a ética e a jurisprudência. Fez também duras críticas a política mercantilista e sua intervenção irrestrita na economia. Porém, a teoria principal defendida por Adam Smith nesta obra é a de que o desenvolvimento e o bem estar de uma nação advém do crescimento econômico e da divisão do trabalho. Defende também a livre concorrência econômica e a acumulação de capital como fonte para o desenvolvimento econômico. Assim acreditava que a iniciativa privada deveria agir livremente, com pouca ou nenhuma intervenção governamental, sendo defensor do "free banking" (sistema bancário livre), porque ele acreditava que a competição livre entre os diversos fornecedores levaria não só à queda do preço das mercadorias, mas também a constantes inovações tecnológicas, no afã de baratear o custo de produção e vencer os competidores.

Uma frase de Adam Smith que confirma isso e que acabou se tornando famosa foi: "Assim, o mercador ou comerciante, movido apenas pelo seu próprio interesse (self-interest), é levado por uma mão invisível a promover algo que nunca fez parte do interesse dele: o bem-estar da sociedade." Como resultado da atuação dessa "mão invisível”, o preço das mercadorias deveria descer e os salários deveriam subir.

Com essas ideias, a doutrina de Adam Smith teve uma grande influência na burguesia europeia, pois atacavam a política econômica mercantilista promovida pelos reis absolutistas, além de contestar o regime de direitos feudais que ainda persistia em muitas regiões rurais da Europa. E consequentemente a teoria desse economista escocês foi de fundamental importância para o desenvolvimento do capitalismo nos séculos XIX e XX.

Além disso, foi um critico da política da Inglaterra (e de outros paises metrópoles da época) perante sua colônia, os Estados Unidos, com seus altos impostos e as situações de monopólio. Dizia que estas altas restrições iriam acabar por criar ira nos americanos, fazendo com que os mesmos revoltassem-se contra a Inglaterra. A solução, segundo ele, seria acabar com estas medidas extremas de protecionismo e conceder uma participação política dos americanos em território inglês.

Faleceu na capital escocesa a 17 de julho de 1790, depois de uma doença não especificada. Encontra-se sepultado em Canongate Churchyard, Edimburgo, na Escócia.

David Ricardo

David Ricardo nasceu em 18 ou 19 de abril de 1772 em Londres, ele é o terceiro filho de um judeu holandês. Aos 14 anos começou a trabalhar na bolsa de valores e com isso ficou rico o bastante para se dedicar à literatura e à ciência, especialmente matemática, química e geologia.

No campo profissional ele foi um economista e político e é considerado um dos mais influentes economistas clássicos. David Ricardo é tido como um dos fundadores da escola clássica inglesa da economia política, juntamente com Adam Smith e Thomas Malthus. As suas obras mais destacadas são: O alto preço do ouro, uma prova da depreciação das notas bancárias; Ensaio sobre a influência de um baixo preço do cereal sobre os lucros do capital; Princípios da economia política e tributação.

Suas teorias são, em sua dimensão política, uma tomada de posição a favor da burguesia industrial contra a classe ruralista.

Exerceu grande influência tanto entre os defensores do liberalismo e do capitalismo quanto entre seus opositores, como Marx. Os temas presentes em suas obras incluem a teoria do valor-trabalho, a teoria da distribuição (as relações entre o lucro e os salários), o comércio internacional, temas monetários.

Uma questão levantada por Ricardo trata da distribuição do produto gerado pelo trabalho na sociedade. Isto é, segundo este, a aplicação conjunta de trabalho, maquinaria e capital no processo produtivo gera um produto, o qual se divide entre as três classes da sociedade: proprietários de terra (sob a forma de renda da terra), trabalhadores assalariados (sob a forma de salários) e os arrendatários capitalistas (sob a forma de lucros do capital). O papel da ciência econômica seria, então, o de determinar as leis naturais que orientam essa distribuição, como modo de análise das perspectivas atuais da situação econômica, sem perder a preocupação com o crescimento em longo prazo.

A teoria das vantagens comparativas, que é uma outra tese deste filosófo, constitui a base essencial dos fundamentos do comércio internacional. Demonstrou que duas nações podem beneficiar mutuamente do comércio livre, mesmo que uma nação seja menos eficiente na produção de todos os tipos de bens do que o seu parceiro comercial. Ricardo defendia que nem a quantidade de dinheiro num país, nem o valor monetário desse dinheiro, era o maior determinante para a riqueza de uma nação. Segundo o autor, uma nação é rica em razão da abundância de mercadorias que contribuam para a comodidade e o bem-estar de seus habitantes.

Outra contribuição desse filosófo foi o desenvolvimento da Teoria da Renda da Terra, com uma visão diferente de Adam Smith. Segundo Ricardo, e em concordância com a Lei dos Rendimentos Decrescentes, tal economista assinalou que, quanto mais terras de menor fertilidade fossem trabalhadas, via agricultura, menor seriam as rendas da economia, via lucros, já que a produção da mais fértil teria sua renda, via alugueis, igualado à da menos fértil. Os salários, por sua vez, permaneceriam iguais. Assim, sustentando tal tese, Ricardo enxergou, no Capitalismo, um conflito distributivo. Desse modo, tal visão seria aprimorada por Karl Marx.

David Ricardo morreu em Gatcombe Park, Gloucestershire, em 11 de setembro de 1823.

Karl Marx

Karl Marx nasceu em uma família de classe média em Tréveris, na Renânia prussiana no dia 5 de maio de 1818. Nascido na Prússia, ele mais tarde se tornou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (64.4 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com