TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os benefícios socioeconômicos das mudanças na microeconomia

Artigo: Os benefícios socioeconômicos das mudanças na microeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  Artigo  •  1.027 Palavras (5 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 5

Os benefícios socioeconômicos das mudanças na microeconomia.

A carga tributaria no Brasil x inabilidades administrativas: pesquise e de sua opinião fundamentada sobra a causa mortis de empresas nacionais.

Ambiente de Negócios no Brasil

As mudanças politicas e econômicas, edições de leis, decretos e medidas provisórias, e suas influencias no mundo dos negócios e no universo contábil.

Se tratando do mundo dos negócios, as mudanças políticas e econômicas e as edições de leis, decretos e medidas provisórias refletem principalmente em dois fatores importantíssimos para a empresa, entre outros:

- A questão da continuidade: o panorama econômico, político e normativo do país afeta as possibilidades de negócios e a sobrevivência da empresa;

Governos incompetentes e incapazes de gerir a economia do país de forma a estimular um bom ambiente de mercado e de negócios tende a comprometer a sobrevivência e, portanto, a continuidade das empresas no país;

- Os valores dos ativos e das ações: em um ambiente político, econômico e normativo desfavorável ao mercado e aos negócios, os ativos e as ações das empresas tendem a perder valor.

Quanto ao universo contábil, as mudanças políticas e econômicas e as edições de leis, decretos e medidas provisórias refletem na mudança de critérios e de técnicas de escrituração contábil, bem como nos valores dos resultados apurados.

Dois bons exemplos disso são : a recente incorporação das normas contábeis internacionais às normas contábeis brasileiras, que resultou em mudanças importantes na forma de escriturar a Contabilidade e as diversas leis, decretos e medidas provisórias que alteraram alíquotas, bases de cálculo e formas de apuração de impostos.

Medida macroeconômica e medida microeconômica.

A grande depressão dos anos 30, que provocou uma das mais intrigantes ondas de desemprego de toda a história econômica, propagada em cadeia de um país para outro, deslocou o interesse da investigação microeconômica para questões de ordem macroeconômica ocasionando a revisão dos pressupostos da tradição clássica e os do socialismo.

A macroeconomia tenta responder a questões realmente “relevantes” da vida econômica: pleno emprego ou desemprego, produção a plena capacidade ou ociosidade, taxa satisfatória ou instisfatória de desenvolvimento, inflação ou establidade dos níveis de preços.

As metas básicas macroeconômicas e microeconômicas são compatíveis: o máximo de bem-estar para a população como um todo, cuja realização é o objetivo primordial da política econômica somente pode ser conseguido com a conjunção da plena utilização com a alocação ótima, sendo assim convergentes os focos e os conteúdos da macro e da microeconomia.

Um dos principais objetivos da teoria econômica é explicar o funcionamento da economia como um todo, identificando, e se possível medindo, as forças que determinam a produção total e o nível de emprego nacionais; Tarefa extremamente difícil, que leva, no sentido de se reduzir o problema a proporções funcionais, simplificá-la pela agregação , isto é, dispondo todo o universo de agentes em um número razoavelmente pequeno de categorias ou “agregados”, ignorando-se as diferenças existentes entre um ou outro consumidor, entre uma ou outra firma. O nome não é novo, e foi utilizado pelos Fisiocratas quando o adotaram para demonstrar a circulação da riqueza nas três classes por eles divididas da sociedade

Interessada na análise dos elementos constitutivos da Economia, ela difere da macroeconomia, por não ser agregativa, mas seletiva, busca explicar o funcionamento dos mercados para produtos individuais e o comportamento do comprador e do vendedor individuais; de forma que sua preocupação está em descobrir quantas unidades de bens são produzidos, as diferenças de preço entre um e outro bem, as diferençsa de salários entre as atividades fabrís; ou seja, centra o seu foco na composição, e não na grandeza, da produção da economia.

No conceito de mercado, no estudo da microeconomia básica, o que enfatiza seus atributos econômicos fundamenta-se nas tensões decorrentes de duas forças, antagônicas em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com