TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PAPÉIS E RESPONSABILIDADES NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA

Por:   •  23/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.284 Palavras (6 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 6

PAPÉIS E RESPONSABILIDADES NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA – Cap.6 PLT

O objetivo principal deste artigo é destacar a importância da responsabilidade compartilhada na gestão de um Sistema de Educação Corporativa (SEC): o papel do gestor da educação corporativa ou do CLO (Chief Learning Officer) e seu staff e o papel fundamental dos líderes empresariais, atuando todos de forma integrada. A finalidade básica de um SEC em uma organização é fomentar "o desenvolvimento e a instalação das competências empresariais e humanas consideradas críticas para a viabilização das estratégias de negócios", de forma sistemática, estratégica e contínua.

A migração do Centro de Treinamento & Desenvolvimento tradicional para a Educação Corporativa deu foco e força estratégica para as ações de capacitação, evidenciando-as como um dos pilares de uma gestão bem-sucedida. Para aquelas empresas que de fato colocam a educação no centro de sua estratégia, é essencial que o responsável pelo SEC atue no sentido de integrá-la com as demais políticas de gestão de pessoas e, principalmente, que estimulem todos os líderes das áreas de negócio da organização a se responsabilizarem pelo processo de formação de pessoas.

Papéis e responsabilidades do Chief Learning Officer - CLO

A evolução de um sistema de treinamento para um Sistema de Educação Corporativa (SEC) ocorre a partir do momento em que se passa a considerar a gestão de pessoas por competências, ao invés do tradicional sistema de treinamento e desenvolvimento, T&D (EBOLI; 2004). As universidades corporativas (UCs) ou SECs passam, naturalmente, a ter uma importância maior e a serem consideradas de forma mais estratégica na organização.

Qualquer que seja a opção de estrutura e reporte organizacional, o responsável pela condução das atividades de EC passa a ser o Chief Learning Officer, ou CLO (Barley; 2002). Para Barley (Barley; 2002), o papel do CLO é participar da direção da empresa de forma estratégica, na determinação dos condutores de aprendizado e a sua integração por toda a organização.

O primeiro CLO identificado pela literatura foi Steve Kerr, da General Electric (GE), na metade da década de 1990. Destaque-se também que a GE tornou-se referência mundial no desenvolvimento de talentos e formação de líderes, e sua universidade corporativa, a Crotonville, fundada em 1956, pelo então presidente Ralph Cordiner, é a primeira de que se tem registro no mundo (Bartlett e Mclean; 2006).                      www.rtd.com.br por Marisa Eboli

Enfim, avaliar o envolvimento dos executivos e dos líderes
empresariais com o SEC (Sistema de Educação Corporativa) é uma forte preocupação. Isso significa que os líderes precisam estar preparados para desempenhar plenamente seus papéis de educador, formador e orientador no cotidiano do trabalho, criando um ambiente de trabalho onde os membros da equipe se sintam motivados a utilizar toda a potencialidade e a buscar sempre padrões elevados de desempenho.

Finalmente, seria recomendável que os responsáveis pela gestão dos SECs desenvolvessem estratégias especificamente voltadas para estimular gerentes e líderes a repensarem seus comportamentos com suas equipes no cotidiano de trabalho e a se envolverem cada vez mais com o SEC, para que este se torne efetivo, viabilizando o equilíbrio entre formação e prática no desenvolvimento de pessoas.                                                                        PLT.Educação Corporativa – 374

DIFERENÇA ENTRE TREINAMENTO E EDUCAÇÃO CORPORATIVA

A educação corporativa é um conceito recente no Brasil, mas é muito importante e por vezes até polêmico. Esse conceito surgiu nos anos 90, mas só nos anos 2000 que as empresas brasileiras passaram a adotá-lo, as universidades que funcionam dentro das corporações são chamadas de universidades corporativas porque com a emergência da sociedade do conhecimento o aumento da competitividade faz com que a educação passasse a ter papel ainda mais importante, surgiram então à necessidade de adequar os profissionais já existentes a nova realidade e formar estes profissionais dentro da própria empresa como uma estratégia competitiva.

 A educação corporativa é considerada uma estratégia da empresa devido à grande competição entre as empresas que através da globalização organizações do mundo todo e até de diferentes atividades influenciam umas as outras, não competimos apenas com um país ou região. Com a sociedade do conhecimento a educação corporativa é uma diferencial para a empresa, procurando transformar oportunidades em negócios, o conhecimento está nas pessoas e são elas que vão movimentar a empresa, a educação corporativa traz uma noção mais estratégica da empresa que para se mantiver competitiva no mercado ela precisa investir em todos os colaboradores e também em toda a cadeia de valor (clientes, parceiros, fornecedores).

A educação corporativa é um setor de treinamento aperfeiçoado, a diferença entre a educação corporativa e o setor de recursos humanos tradicional é desenvolver uma visão mais abrangente e estratégica. O setor de treinamento e desenvolvimento focava o aprimoramento de habilidades mais técnicas e funcionais, já a universidade corporativa serve como um centro para estimular a aprendizagem organizacional gerando o desenvolvimento das pessoas indo muito além da visão técnica, sendo uma boa oportunidade para desenvolver a cultura organizacional.

As organizações têm intensificado os investimentos na Educação Corporativa, como estratégia para elevar o desempenho das equipes e como fator competitivo.

As principais diferenças entre o Treinamento Convencional e a Educação Corporativa

Enquanto no treinamento Convencional os eventos ocorrem por força de uma necessidade identificada (pontuais), na Educação Corporativa as ações estão vinculadas às estratégias da organização (continuadas).

O ambiente onde ocorrem as ações do Treinamento Convencional, geralmente é restrito (salas de aulas), já na Educação Corporativa são diversificados (salas de aulas, ambientes virtuais etc.).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (141 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com