TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA SOBRE O PRODUTO

Tese: PESQUISA SOBRE O PRODUTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  Tese  •  3.037 Palavras (13 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO

Neste texto serão abordados os itens relacionados à produção de açúcar, bem como o comportamento do consumidor e as influências da economia sobre este ramo. Traremos informações sobre o histórico de evolução do mercado consumidor deste produto e os motivos que foram responsáveis por esta evolução, quais as empresas participantes deste mercado além de outras informações relevantes. Analisaremos os custos de produção relacionados ao produto e os termos monetários referentes a estes custos de produção. Abordaremos informações macroeconômicas das cidades e regiões vizinhas que consomem o produto Como PIB local, PIB per capita, número de habitantes por gênero, nível de emprego, particularidades da economia local entre outras informações. Será analisado como o açúcar é afetado pela inflação em relações ao custo dos fatores de produção ao preço de venda e, a influência da taxa de câmbio, da taxa de juros (Selic) e carga tributária do produto. Será abordado também como os acontecimentos recentes como a crise da economia norte americana, crise das economias da zona do euro, crescimento da participação chinesa no comércio internacional e figuração do Brasil como país emergente dos BRIC’s têm influenciado nas atividades relacionadas à produção de açúcar no Brasil. Este texto tem como objetivo informar de forma relevante sobre a produção de açúcar, para que melhor possa ser entendido este processo que pode ser complexo ou simples, dependendo de vários fatores que estão intimamente interligados entre si.

Palavras-chave: Produção do açúcar, Comportamento do consumidor, Influências, Mercado, Produto, Evolução, Empresas, Custos, Termos monetários, cidades, PIB Local e Per Capita, Inflação.

Etapa 1

PESQUISA SOBRE O PRODUTO

Quanto se compra e se vende De acordo com a empresa toda a produção de açúcar é vendida, nas cidades regionais e em outros estados. A região que mais consome o açúcar produzido é a região norte. O açúcar é vendido em bags de 900 kg, sacas de 50 kg e em fardos de 1 kg e de 2 kg. O açúcar que é vendido em bags, normalmente é para empresas que irão utilizá-los na fabricação de novos produtos e para empacotadoras regionais. 1.2-Comportamento do consumidor A empresa preocupada com a opinião dos seus clientes faz anualmente uma pesquisa de satisfação do seu produto, na última pesquisa realizada constatou-se que o consumidor está satisfeito com o produto, e com a preocupação da empresa em produzir açúcar com eficiência. Tendo em vista que o consumidor está a cada dia mais exigente a empresa preocupa-se em satisfazer suas necessidades, visando alcançar a fidelidade a seu produto, buscando assim a melhoria contínua. Neste processo ambos saem ganhando e assim se dar uma perfeita parceria. 1.3-Influências da economia sobre o ramo de negócios escolhidos A produção de açúcar pode ser influenciada por fatores climáticos, dependendo desses fatores pode se ter uma boa safra ou não e isso trás consigo influências econômicas. Como exemplos de influências têm também o aumento de preço no mercado consumidor, os períodos de crise econômica ou crescimento do mercado. Como influência econômica de concorrentes do mercado tem Goiás como sede do açúcar Itajá, no período de março a agosto. Já no período de setembro a março essa influência se dar pelo estado de Pernambuco que fornece em grandes volumes para as empacotadoras regionais.

INFORMAÇÕES SOBRE O MERCADO CONSUMIDOR

Empresas fabricantes de refrigerantes (Albano, Guaraná globo e Micus) Albano-73 toneladas mensal Guaraná globo-75 toneladas mensal, Micus-304 toneladas mensal, Cervejaria (Cepa) 74 toneladas mensal. Fábricas de biscoito - (Vitória e Hiléia), Vitória- 15 toneladas e Hiléia- 144 toneladas. Fábricas de iogurte (Cremosin e Flamboiam), Cremosin - 10 toneladas Flamboiam- 280 toneladas. Essas vendas são realizadas em tempo integral, e o pagamento é antecipado.

A empresa estudada começou sua produção de açúcar no ano de 2007, a cada nova safra são estabelecidas novas metas de produção a serem alcançadas. Sua venda se dar em todas as regiões e tem sua sede na cidade de Ulianópolis-Pa. O mercado consumidor a cada ano aumenta e novos projetos para expansão da fábrica de açúcar são idealizados, aumentando assim a cada ano a demanda de produção do açúcar.

Um dos fatores que teve grande influência na evolução deste mercado consumidor é o grande número de novas indústrias que abrirão recentemente e que utilizam o açúcar como um dos principais componentes na fabricação de seus produtos. Este mercado que consome cada vez mais faz surgir novas possibilidades de evolução comercial para suprir suas necessidades, e isso alavanca a venda de açúcar em todas as regiões do Brasil. As empresas que mais contribuirão para a evolução deste mercado consumidor e que crescem junto com ele, é a empresa de iogurte que fabrica o Cremosin e a que fabrica o Flamboiam e as empresas de refrigerantes Albano, Guaraná globo e Micus.

RELATÓRIO DAS INFORMAÇÕES LEVANTADAS

O ramo de negócio escolhido foi o açúcar, pois o mesmo é produzido na nossa região e assim sendo a busca por informações fica mais acessível. Toda a produção do açúcar é vendida nas cidades vizinhas e em outros estados. A região que mais consome o açúcar produzido é a região norte. O açúcar é vendido em bags de 900 kg, sacas de 50 kg e fardos de 1 kg e 2 kg. O açúcar que é vendido em bags, normalmente é para empresas que irão utilizá-los na fabricação de novos produtos e para as empacotadoras regionais. A empresa fabricante deste açúcar preocupa-se com a opinião dos seus clientes por este motivo faz anualmente uma pesquisa de satisfação do seu produto, na última pesquisa realizada constatou-se que o consumidor está satisfeito com o produto, e com a preocupação da empresa em produzir açúcar com eficiência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com