TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISAS DE MERCADO

Seminário: PESQUISAS DE MERCADO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  Seminário  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 3

Dentro de todo o mercado pet as rações representam de 70 a 80% do total de produtos. O Sindirações também aposta nas campanhas de publicidade para conscientizar o brasileiro a dar ração balanceada ao seu animal, em vez de restos de comida. O presidente acredita que o mercado nos países desenvolvidos será menor que no terceiro mundo, cuja possibilidade de aumento será gradativa. O setor de rações, que cresceu muito nos últimos cinco anos, sofre com as alterações de mercado, assim como as outras indústrias. "Como falta dinheiro para o povão, o consumo de rações é menor."

Wei, que também é proprietário da Braswey - fabricante das rações Anhangüera -, afirma que os produtos nacionais devem ser cada vez mais qualificados para poderem competir com as multinacionais. "A indústria nacional tem de investir bastante, apostar nas inovações tecnológicas e procurar novas fontes de matéria-prima. Nessa área pet, ainda temos muito espaço para crescer."

A ração pet é mais cara que outros alimentos destinados a animais porque é semicozida. O processo é feito por uma máquina extrusora, de porte médio, que pode produzir cerca de duas mil toneladas por mês. Apenas com equipamento e adequação das instalações Wei calcula que são necessários investimentos de pelo menos R$ 600 mil.

O secretário-executivo do Sindirações, João Prior, afirma: "Com o perdão da palavra, este é um mercado para empresas de porte." Uma pequena empresa não tem condições de elaborar uma ração com a mesma qualidade. "Com o processo de globalização, se não tivermos qualidade competitiva, vamos perder para os europeus e norte-americanos." Então, os brasileiros podem ficar tranqüilos, pois não há perigo de haver uma invasão estrangeira no setor. No ano passado, por exemplo, a novidade importada era as rações da linha premium.

Hoje, as empresas nacionais já têm suas linhas premium. Para este ano, o setor aposta na vaidade dos animais e seus donos. A fim de evitar quilinhos extras, a moda é o diet, isso também na pet food.

Prior conta que as atividades da Associação Nacional dos Fabricantes de Ração (Anfar) têm contribuído muito ao elaborar campanhas de incentivo ao consumo de ração balanceada. Uma das ferramentas é o Prêmio Anfar de Incentivo ao Estudante de Veterinária.

A intenção é incentivar a pesquisa sobre doenças relacionadas à alimentação inadequada, por parte de estudantes de veterinária. "O prêmio é voltado em especial para os estudantes do quinto ano, que vão ser os donos de clínicas de pequenos animais e pet shops, os formadores de opinião dos proprietários", enfatiza Prior. "E isso tem dado resultado."

PESQUISAS DE MERCADO

Segundo levantamento da AC Nielsen do Brasil, empresa especializada em pesquisa e análise de mercado, só nos primeiros cinco meses de 1997 foram investidos US$ 9,1 milhões em publicidade pelos fabricantes de ração pet. Dessa quantia, 95% foram destinados à televisão. Os números quase batem com os de 1995 inteiro, cujos gastos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com