TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM III GESTAO FINANCEIRA

Por:   •  19/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  5.619 Palavras (23 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 23

1[pic 1]

     UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM III

ANO

Obs.: O PIM deverá ser em grupo de até 6 alunos(as) ou individual, sendo alunos(as) do mesmo curso e semestre.

NOME

RA

01

Alberto Luiz de Andrade

0428126

02

03

04

05

06

Espaço reservado para apresentar e descrever, de forma adequada e objetiva, os aspectos relevantes da pesquisa (teórica/prática). Em caso de citações deverá conter referências bibliográficas baseando-se nas normas da ABNT. Mínimo de quinze e máximo de vinte páginas.

INTRODUÇÃO

Caro leitor, você verá ao longo deste trabalho acadêmico, uma pesquisa sobre a empresa varejista, Magazine Luiza. Uma empresa de grande porte, que tem 858 lojas, localizadas em 16 estados brasileiros, sendo 716 convencionais, 141 virtuais e o e-commerce.

         Este trabalho está dividido nos seguintes capítulos:

Capítulo 1. Análise mercadológica da empresa. Neste capítulo, começaremos com dados básicos a respeito da companhia, em seguida abordaremos um breve histórico desta, analisaremos o ambiente marketing no que diz respeito as forças macro e microambiente e análise SWOT, que examina as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças relacionadas a companhia, finalizando em Segmentação do Mercado, onde falaremos dos Critérios de segmentação do mercado de consumo.

No capítulo 2, falaremos sobre o Composto de Marketing ou os 4 p’s de marketing: produto, preço, praça e promoção.

No capítulo 3, falaremos sobre Marca, a sua importância, o valor que ela tem para a empresa e seus clientes.

No capítulo 4, falaremos de Contabilidade, tendo como foco a empresa em questão. Trataremos dos vários tipos de liquidez, através de fórmulas, poderemos diagnosticar o estado de saúde financeira da empresa. Avaliaremos se a empresa está muito endividada e a capacidade dela de cumprir com suas obrigações no curto e longo prazo.

No capítulo 5, abordaremos as relações interpessoais, ela que com o passar dos anos vem se transformando em meio as organizações. Como ocorre a gestão de pessoas na empresa? Como ela lida com os conflitos dentro da organização?

Capítulo 1. Análise mercadológica da empresa

  1. Descrição organizacional

           Razão social e nome fantasia da empresa: Magazine Luiza S/A

         CNPJ: 47.960.950/0001-21

          Tipo de empresa: Sociedade anônima de capital aberto

         Porte: 22.870 colaboradores. Dados de 2017.

Market Share (participação relativa do mercado) 21% de MarketShare (dados de 2019)

1.1.1 Breve histórico

A empresa surgiu em 1957 a partir de uma pequena loja na cidade de Franca, interior do estado de São Paulo, fundada pelo casal Pelegrino José Donato e Luiza Trajano Donato. Desde então, foi expandindo para outras cidades do interior em 1976 e posteriormente para cidades do Triângulo Mineiro (MG) em 1983. Luiza Helena Trajano, sobrinha da fundadora, assume a liderança da organização em 1991.Em 1992, são inauguradas as primeiras lojas virtuais. Em 2000, é lançado o site de comércio eletrônico www.magazineluiza.com.br. Em 2011, a empresa inicia na bolsa de valores com o seu IPO (Initial Public Offering). Em 2016, O Magazine Luiza se torna a empresa de capital aberto que mais se valorizou no mundo.

1.2 Diagnóstico do ambiente de marketing

Ao analisar o ambiente mercadológico, é essencial avaliar analiticamente o microambiente e, sobretudo, o macroambiente. Procura-se neste capítulo descrever essas duas grandes forças que influenciam as decisões de marketing das empresas e que, se desprezadas, podem comprometer o sucesso delas. No microambiente, são analisados a empresa, descrevendo como a organização interna afeta os negócios; os clientes, não só os consumidores finais, mas também os integrantes dos canais de distribuição; os fornecedores e a importância de boas parcerias; os intermediários de marketing, que agilizam o fluxo de produtos até o mercado, e os stakeholders, que são indivíduos ou grupos de influência. No macroambiente, discutem-se o ambiente econômico e suas variáveis, (renda, juros, inflação, câmbio, ciclo econômico); o ambiente político e legal (suas leis e regulamentações); o ambiente sociocultural (suas tendências, a questão ética, a responsabilidade social); o ambiente natural, o ambiente tecnológico e o ambiente competitivo (estruturas de mercado e a concorrência). Finalizando, aborda-se a interação da empresa com o meio ambiente por intermédio dos 4 “As” do professor Raimar Richers (HONORATO, 2004, p. 35).

-Forças do macroambiente: 

Forças tecnológicas: O Magazine Luiza avança em direção ao desenvolvimento do e-commerce no Brasil.

 Forças Naturais: Como a energia elétrica tem principal impacto em seus negócios. A empresa adota medidas para um consumo eficiente em suas lojas.

 Forças Econômicas: Efeitos do cenário econômico, como taxa de juros, do câmbio e da inflação tem impacto em seus negócios.

 Forças Demográficas; A empresa busca estar sempre próximo do seu cliente, com suas 850 lojas físicas que abrangem a maior parte do país e pelo meio digital, através do site, aplicativo e vendedores que atuam pelas redes sociais. Oferecendo produtos variados direcionado para todos os tipos de público, atendendo de maneira personalizada as necessidades de seus clientes através da descrição de produto e abordando temas importantes relacionados ao produto que vende, buscando não apenas a venda, mas também a satisfação do cliente em comprar aquilo que realmente precisava.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com