TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE AULA: CITE, DISCURSO DIRECTO, INDIRETO E INDIRECTO

Projeto de pesquisa: PLANO DE AULA: CITE, DISCURSO DIRECTO, INDIRETO E INDIRECTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  853 Palavras (4 Páginas)  •  2.341 Visualizações

Página 1 de 4

PLANO DE AULA: DISCURSO CITADO, DIRETO, INDIRETO E INDIRETO-LIVRE

São Paulo – 2013

PLANO DE AULA: DISCURSO CITADO, DIRETO, INDIRETO E INDIRETO-LIVRE

São Paulo – 2013

Introdução

O aluno do 9º Ano se encontra geralmente entre a idade dos 14 aos 16 anos. Isto é, está no auge da adolescência, a fase dos conflitos, das descobertas da aceitação dos outros e de si próprio. Com base nos PCNs e no Currículo do Estado de São Paulo, observa-se a importância de se trabalhar com os temas transversais. Aqueles que levam à reflexão e consequentemente ao posicionamento do aluno perante as problemáticas que permeiam a sociedade. A partir dessa idéia, para que ele tenha essa tomada de posição, é fundamental fazer uso do discurso citado, direto, indireto e indireto livre. Sob a Luz de Eduardo Lopes PIRIS, a importância do uso do discurso citado está no fato de ele ser um recurso argumentativo, ou seja, a partir dele o aluno pode e deve atribuir ao seu, o discurso do outro, sendo de suma necessidade que ele reconheça como tais discursos ocorrem como são utilizados e para quê são utilizados.

Plano de Aula

Identificação

Escola: E.E Condomínio Carioba Recanto Marisa

Série: 9°ano

Grau: Fundamental II

Ano: 2013

Turno: manhã

Disciplina: Português

Professor responsável: Girlene Avelino da Silva

N° de alunos: 20

Carga horária: 50 minutos

Objetivos

Gerais:

Desenvolver habilidade e competência de leitura, interpretação e produção textual. Reconhecendo que há nos textos posicionamentos dos enunciadores. De modo que o aluno possa resgatar ou descartar o discurso do enunciador, entendendo que a leitura de outros discursos e o aproveitamento destes discursos no seu, ou não, é uma prática social.

Objetivos específicos

Ao final da aula o aluno deverá:

• Reconhecer e distinguir os discursos direto, indireto e indireto livre;

• Entender que não há discurso inédito, e o que é o discurso citado;

• A partir dos textos oferecidos pelo professor, posicionar-se por meio do discurso citado, ou os que ele já tenha se deparado com uso do seu conhecimento prévio.

Conteúdo

Discurso citado, Discurso direto, indireto e indireto livre

Apresentação do conteúdo de discurso direto por meio do vídeo. Do indireto por meio do texto Os adolescentes e o corpo. Explanação do discurso citado, apresentando as argumentações do enunciador do texto e dos personagens do vídeo.

Estratégias. (Geral)

A aula deverá ser de forma expositiva, com a exibição de um vídeo sobre Cirurgia Plástica na Adolescência. Posteriormente haverá um texto que interaja com o assunto do vídeo. O professor encaminhará o aluno à interpretação do texto mediante o assunto do vídeo.

Em seguida, o professor propõe um debate com o posicionamento já estabelecido, de modo que esse posicionamento seja trocado, para que o aluno (em grupo) desenvolva a capacidade argumentativa, levando em conta a tese que precise defender.

Finalizando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com