TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Palestra sobre empreendedorismo

Seminário: Palestra sobre empreendedorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Seminário  •  1.305 Palavras (6 Páginas)  •  637 Visualizações

Página 1 de 6

Questões Empreendedorismo - 1° semestre Administração

07/04/2014

1- Disserte sobre o Processo Empreendedor.

O Processo Empreendedor ou Empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam à transformação de idéias em oportunidades. E a perfeita implementação dessas oportunidades leva à criação de negócios de sucesso.

Suas fases são 1. identificar e avaliar a oportunidade; 2.desenvolver o plano de negócios; 3. determinar e captar os recursos necessários; e 4. gerenciar a empresa criada.

Dentro de todo esse projeto os Empreendedores buscar por inovações, analisa riscos calculados , estratégias , conseguir manter no mercado um produto ou uma idéia por longo tempo inovando sempre e sem perder o foco de sua essência principal.

2- Quais são as características de um Empreendedor de Sucesso.

São pessoas diferenciadas, que possuem motivação singular, querem se destacar no que fazem. Tem visão no futuro, antecipação aos fatos, pessoas decididas e firmes, com coragem e iniciativas, ou seja, sabem o que fazer na hora certa.

Trabalham com respeito humano e uma capacidade enorme de organização e direção (foco), sempre com dedicação, dinâmismo e otimismo.

São líderes e formadores de equipe, bem relacionados (networking), planejam tudo o que fazem, para assumirem sempre riscos calculado, possuem conhecimento, ou seja, sabem sobre o que estão fazendo e criam valores para a sociedade.

3- Em um empreendimento o planejamento é fundamental, Por quê?

Sim , planejar é fundamental para que sempre se saiba o que está e pode acontecer em seu empreendimento. Sem o planejamento devído, podem acontecer surpresas desagradáveis e fracassos que poderiam ser evitados ou pelo menos controlados. Com o Planejamento é possível analisar cada detalhe que irá fazer riscos calculados , até onde pode ir com alguma idéia um pouco mais ousada, desde tempo, dinheiro , modo e lucro que irá lhes causar de impacto . Cada detalhe minuciosamente calculado evita perda de tempo, dinheiro e dor de cabeça.

4- Quase são as características que diferenciam o empreendedor de um simples administrador.

O trabalho de um administrador concentra-se nos atos de planejar, organizar , dirigir e controlar, basicamente o mesmo papel de um empreendedor, a diferença está em como fazer.

Enquanto os simples administradores, resolvem os problemas quando estes aparecem, o empreendedor praticamente nunca é pego de surpresa, pois possui uma visão futurista de organização e planeja totalmente seus riscos calculados , assim tendo sempre o controle da situação.

Enquanto administradores são chefes, respeitam hierarquia, são ambiciosos, são especializados, empreendedores são líderes, formadores de equipe, e agregadores de valor, vivem no meio de sua equipe, ouvindo opiniões, dividindo conhecimento, que gera entusiasmo pra sempre progredir.

O administrador ocupa seu cargo, sem se interar de outros departamento existentes em sua empresa.

Resumidamente todo empreendedor é um administrador, mas nem todo administrador é um empreendedor.

Porque o Empreendedor possui as características do administrador, só que uma visão mais ampla, futurista e organizada, sempre com idéias inovadoras e visionárias .

5- Cite um Empreendimento Nacional, que fez de um sonho, um empreendimento de sucesso .

Em 1988, com 17 anos Alexandre Costa , vendida ovos de Páscoa para uma empresa e com um pedido muito grande de ovos de 50g, só que ele não sabia que essa indústria não fabricava ovos desse tamanho , preocupado em não frustrar os clientes, Alexandre comprou a matéria – prima e se dispor a pedir para uma senhora D. Creusa que fazia chocolates caseiros a ajudá-lo nessa empreitada. D. Creusa foi a primeira pessoa a acreditar no sonho desse menino .

1990- A Cacau Show fecha o 1° grande contrato com uma rede nacional de varejo. No mesmo ano, a marca se associa à ABICAB (Associação Brasileira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com