TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pensamento Crítico das Relações Internacionais

Por:   •  10/4/2017  •  Bibliografia  •  1.346 Palavras (6 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC

Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas

Bacharelado em Relações Internacionais

Disciplina: Pensamento Crítico das Relações Internacionais

Quadrimestre: 2017-1

Horário: D/ Terça 8-10h/Quinta 10/12h.

N/ Terça 19-21h/ Quinta- 21-23h

Professor: Elias David Morales Martinez

Professor Assistente: Thiago Mattioli

RECOMENDAÇÃO: conforme o Projeto Pedagógico, para esta disciplina é recomendado ter cursado a disciplina Abordagens Tradicionais das RI.

I. Ementa da Disciplina

Apresentar e contextualizar as abordagens críticas contemporâneas que constituíram o campo das Relações Internacionais. Relações de poder; Conflito; Relações Internacionais. Economia política internacional. Marxismo. Teoria do sistema-mundo. Teorias da dependência. Construtivismo. Pós-modernismo. Feminismo. Pós-colonialismo. Debate teórico, metodológico, epistemológico contemporâneo.

II. Objetivos

A disciplina visa apresentar e fornecer aos estudantes um panorama geral sobre as abordagens teóricas críticas contemporâneas das Relações Internacionais tendo como ponto de partida o quarto debate. Pretende-se igualmente debater e aplicar tais abordagens na análise dos fenômenos internacionais atuais com o propósito de conhecer a aplicabilidade das teorias para as pesquisas sobre os fenômenos do sistema internacional.

III. Metodologia

Leituras: para cada aula pelo menos um texto obrigatório. Foco no debate e na participação.

Aulas expositivas e seminários: apresentação geral das temáticas pelos professores e indução ao debate a partir das leituras programadas. Revisão de imprensa apresentada conforme os grupos distribuídos.

Grupos: O grupo conformado trabalhara conjuntamente durante todo o quadrimestre. Não haverá transferência de membros de grupos.

Resenhas: Durante todo o quadrimestre cada grupo entregará duas resenhas sobre os filmes selecionados para análise e serão entregues na aula posterior à data marcada para o filme. As resenhas deverão ser redigidas conforme metodologia sugerida pelo professor.

Para a resenha dos filmes: Contextualização do filme (não é resumo); Ideia principal do filme; ideias secundárias; análise e debate de pelo menos 2 autores de correntes teóricas distintas e discutidos em sala de aula com citações diretas e indiretas. Critica do grupo ao filme, considerações finais e bibliografia. NORMAS ABNT fundamentais. Entre 8 e 10 páginas.

Revisão de Imprensa: apresentação de cada grupo de uma análise sobre uma noticia relacionada aos principais acontecimentos nos últimos dias. A noticia devera ser analisada à luz dos autores discutidos em sala de aula e também de outros teóricos das abordagens das Relações Internacionais. A apresentação da revisão de imprensa será em até 20 minutos. A revisão de imprensa deverá ser entregue em no máximo 8 páginas, contendo o resumo da noticia, análise da noticia à luz dos autores e bibliografia. Normas ABNT serão consideradas.

Prova: será escrita e sem consulta no dia marcado.

Prova Final: Elaboração e apresentação de um vídeo no qual esteja a participação de todos os membros do grupo. O tempo de duração do vídeo será de no máximo 10 minutos. O vídeo deve apresentar um breve histórico da problemática, uma análise coerente utilizando pelo menos dois autores (de preferencia um antes e outro depois da prova) e apontar uma solução ao problema com projeções diversas.

Prova substitutiva: será realizada exclusivamente na semana seguinte ao dia da prova escrita mas serão autorizados somente os alunos que comprovem prévia e justificadamente a sua ausência.

Prova de recuperação: Esta prova será no mínimo 72 horas após a publicação das notas finais no blog da disciplina. A metodologia da prova será oral e sem consulta. Os estudantes deverão responder três perguntas aleatórias (por sorteio) em no máximo 20 minutos. Todos os textos discutidos no quadrimestre estão incluídos.

IV. Avaliação:

1- Resenha do Filme 1: 10%

2- Resenha do Filme 2: 10%

3- Revisão de Imprensa:20%

4- Prova escrita: 30%

5- Prova Final: 30%

6- Assiduidade: reprovação da disciplina por faltas quem atingir 25%. Haverá bônus para quem não tiver nenhuma falta (1.0 sobre o trabalho final) e para quem tiver até 2 faltas (0.5).

7- Conceito A (9.0-10.0); conceito B (8.0-8.9); conceito C (6.6 -7.9); conceito D (5.1-6.5); conceito F (1.0-5.0); conceito O (25% de faltas).

Link do Dropbox:

https://goo.gl/LXderi

link do blog:

https://davidmoralesri.wixsite.com/pensamentocriticori

V. Conteúdo Programático

1. Apresentação do curso, ementa, metodologia e conteúdo (07.02)

2. Os debates teóricos tradicionais desde uma visão crítica (09.02)

SOARES, Maria Regina. (2001). Teorias e Conceitos de Política Internacional. IUPERJ/UCAM e IRI/PUC – Rio. Texto disponível Aqui.

3. A teoria crítica em Relações Internacionais - Panorama Geral (14.02)

SILVA, Marco Antônio (2005). Teoria Crítica em Relações Internacionais. Contexto Internacional, Rio de Janeiro, vol. 27, No. 2, julho/dezembro, pg. 249-283. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cint/v27n2/v27n2a01.pdf

4. O Marxismo e as RI (16.02)

VIGENAVI, T.; MARTINS, A.; MIKLOS, M.; RODRIGUES, P. (2011). A Contribuição Marxista para o estudo das Relações Internacionais . Lua Nova,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (61.2 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com