TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perguntas sobre economia

Exam: Perguntas sobre economia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/12/2014  •  Exam  •  809 Palavras (4 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 4

Questões

1º) Do que cuida a Economia? Qual seu objeto de estudo? Qual a relevância de relativizar o objeto de estudo?

R - A economia é o estudo de como a sociedade administra seus recursos escassos. Na maioria das sociedades, os recursos são alocados não por um único planejador central, mas pelos atos combinados de milhões de famílias e empresas. Assim sendo, os economistas estudam como as pessoas tomam decisões; o quanto trabalham, o que compram, quanto poupam e como investem suas economias. Estudam também como as pessoas interagem umas com as outras. Por exemplo, eles examinam como um grande número de compradores e vendedores de um bem determinam, juntos, o preço pelo qual o bem é vendido e a quantidade que é vendida. Por fim, os economistas analisam as forças e tendências que afetam a economia com um todo, incluindo o crescimento da renda média, a parcela da população que não consegue encontrar trabalho e a taxa à qual os preços estão subindo.

2º) Por que uma politica de distribuição de renda produz tradeoffs?

R - Porque a politica tem com objetivo atingir uma distribuição mais igualitária do bem-estar econômico. Algumas delas, com o sistema de bem-estar ou seguro-desemprego, procuram ajudar os membros mais necessitados da sociedade. Outras, como o imposto de renda das pessoas físicas, requerem que os bem-sucedidos financeiramente contribuam mais do que outros para sustentar o governo. Embora essas politicas tragam o benefício de levar a uma maior equidade, elas têm um custo em termos de redução de eficiência. Quando o governo redistribui renda dos ricos para os pobres, reduz a recompensa pelo trabalho árduo; com isso, as pessoas trabalham menos e produzem menos bens e serviços.

3º) Por que um aumento drástico nos juros é um tradeoffs? Apresente as implicações e possíveis impactos na estrutura produtiva.

4º) O que mostra a Curva de Possibilidade de Produção? O que faz o CPP se deslocar no sentido da origem?

R - Ela mostra graficamente como a escassez de fatores de produção criam um limite para a capacidade produtiva de uma empresa, país ou sociedade. Ela representa todas as possibilidades de produção que podem ser atingidas com os recursos e tecnologias existentes. Quando a quantidade de recursos disponíveis para a produção de bens e serviços aumenta, temos um deslocamento da curva de possibilidades de produção para além de sua fronteira inicial. Estes aumentos podem ser da força de trabalho, do número de fábricas, dos instrumentos de produção ou mesmo das fronteiras agrícolas (fatores de produção).Outro aspecto que leva ao deslocamento da CPP para além de sua fronteira são os avanços tecnológicos. A descoberta de novas formas de produção, como, por exemplo, o aperfeiçoamento das sementes na agricultura e a implantação de sistemas informatizados na prestação de serviços, podem proporcionar o deslocamento da CPP mesmo que a quantidade de fatores de produção tenha permanecido inalterada.

5º) Quando o preço do produto está muito acima do preço de equilíbrio. O que acontece com os consumidores e produtores?

R - Quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com