TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa de mercado

Seminário: Pesquisa de mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Seminário  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 2

A pesquisa de mercado é uma ferramenta de extrema importância para uma empresa que deseja desenvolver-se. É com ela que o empresário obtém a visão ampla (e específica) do próximo passo a ser dado rumo ao lucro e sucesso empresarial. Com a Pesquisa de mercado, a empresa faz um levantamento, uma busca de informações sobre ela própria, o que ela oferece como produto de venda, seu público-alvo e as necessidades para melhorias em toda a sua estrutura, incluindo a disputa com a concorrência.

As respostas obtidas na pesquisa de mercado servem como ponto de partida para mudanças - ou para permanência - visando sempre à melhoria, já que ela é a representação exata da situação da empresa perante outras e seu público. Com perguntas certas, o empresário sabe exatamente os problemas ou pontos positivos em seus planos de produção, propaganda, distribuição e vendas.

Há dois tipos de pesquisa de mercado, a pesquisa primária e a pesquisa secundária. A pesquisa primária baseia-se principalmente na coleta de informações sobre as vendas, produção de marketing e planos da concorrência dentro do mercado, coletando informações por meio de entrevistas, pesquisas e questionários (sendo pessoalmente, via telefone ou correio) ou grupos de reuniões em que se tem a informação direta sobre o produto ou serviço. Já a pesquisa secundária tem como base dados já existentes, como os dados fornecidos pelo IBGE ou IBOPE, que permitem que o empresário saiba incluir ou excluir determinado grupo de pessoas ao qual sua empresa atingiria ou não, respectivamente.

Em ambos os casos de pesquisa, a fonte é a coleta de dados. A coleta de dados também se divide em dois tipos de métodos, os qualitativos (baseados em dados matemáticos e na estatística) e quantitativos (baseados nas opiniões, crenças e valores pessoais). A coleta de dados é o ponto mais importante do processo de pesquisa de mercado, mas vale ressaltar que não é o único.

É importante que a empresa realize os dois tipos de pesquisa de mercado, evitando o uso de dados ultrapassados ou genericamente definidos; que não use somente recursos disponibilizados na internet, devido ao risco de coletar informações não precisas ou interpretá-las erroneamente e que não colete dados somente de pessoas conhecidas ou próximas, isso não fornece uma opinião impessoal acerca do assunto tratado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com