TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa de mercado

Seminário: Pesquisa de mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  Seminário  •  1.536 Palavras (7 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 7

Desenvolvimento

Pesquisa de mercado

1- Inovando e modificando a cultura da organização, com tudo, aprimorando as tecnologias, e assim passar para os clientes como mudar para o novo e atual irá trazer benefícios para a sua empresa e também para eles. Ela (Microsoft), não parou para analisar a opinião dos clientes em relação ao produto, não fez uma pesquisa de mercado, para saber o que seria necessário para continuar no mercado. Deveria ter usado de uma pesquisa descritiva, causal, e exploratória tanto quantitativa quanto qualitativa, ouvindo seus clientes, fazendo levantamento de dados e observando o comportamento dos consumidores para assim entender seu pensamento e saber quais decisões devem ser tomadas.

2- A Microsoft foi líder no mercado de microcomputadores durante muitos anos. Porém em paralelo a ela se expandia o Linux com o grande diferencial de ser open source. Diversos outros mercados surgiram com o advento da internet. Dentre as grandes empresas destaco: Google, com sua poderosa ferramenta de buscas e demais aplicativos a ela ligados. Facebook, que fagocitou praticamente o Orkut e cresceu exponencialmente como o maior site de relacionamentos da internet. A Apple que não se limitou aos PC's com o seu MAC, mas atingiu um novo patamar através da genialidade de Steve Jobs, praticamente recém-falecido vítima de CA de pâncreas. E, conforme o próprio Bill Gates admitiu: "Se você está preocupado demais com seu negócio atual, é difícil mudar e se concentrar em inovar". Portanto, claramente se tornou óbvio que a busca incessante no caminho principalmente do sistema operacional Windows, redundou no travamento da própria empresa. Um dos primeiros foi o Windows 95 e foi superado com louvor pelo Windows 98. Chegou o ano 2000, a Microsoft ainda em seu auge de sistemas operacionais comerciais mais difundidos no mundo, lança então o Windows XP que, como era de se esperar, supera o Windows 98. Porém paramos por aí mesmo. A Microsoft já está no Windows 8 e venhamos e convenhamos, o Windows XP ainda não foi superado. Porém em relação a outras tecnologias já está mais do que ultrapassado. O conceito em si da Microsoft, em minha opinião, hoje se tornou obsoleto.

Faltou à implementação de novas tecnologias e a criação de novos produtos. Vivemos numa sociedade que exige a produção de produtos novos e mais funcionais a todo o momento e, nesse aspecto, a Microsoft deixou a desejar.

Marketing

1- Marketing social, pois a empresa está vendendo produtos melhores, que estão acima das necessidades do consumidor, melhorando a qualidade de vida dos clientes e deixando para trás as suas concorrentes.

2- O termo “produto” designa um tipo específico de bem com características tangíveis, isto é, tem existência física. Decorrente desta característica é o fato de ser um bem que pode ser transportado e armazenado podendo, por isso, ser consumido num local e momento diferente daquele em que é produzido. Distingue-se, portanto, do serviço, o qual apesar de ser também um bem, é um bem intangível, obrigando a que o mesmo tenha que ser consumido ou utilizado no momento em que é produzido.

3- PROPAGANDA: Qualquer forma de apresentação e promoção não-pessoais de idéias, mercadorias ou serviços por um anunciante identificado.

PROMOÇÃO DE VENDAS: Uma variedade de incentivos de curto prazo para encorajar a experimentação ou a compra de um produto ou serviço.

RELAÇÕES PÚBLICAS E PUBLICIDADE: Uma variedade de programas elaborados para promover ou proteger a imagem de uma empresa ou de seus produtos.

VENDAS PESSOAIS: Interação pessoal (cara a cara) com um ou mais compradores potenciais visando apresentar produtos ou serviços, respondendo perguntas e anotando pedidos.

MARKETING DIRETO: Utilização de correio, telefone, fax, e-mail ou Internet para se comunicar diretamente com clientes específicos e potenciais ou lhe solicitar uma resposta direta.

Negociação

1- a) Concorrência – A Concorrência corresponde à situação de um mercado em que os diferentes produtores/vendedores de um determinado bem e/ou serviço atuam de forma independente face aos compradores/consumidores, com vista a alcançar um objetivo para seu negócio. Lucros, vendas e/ou quota de mercado, utilizando diferentes instrumentos, tais como os preços, a qualidade dos produtos e serviços pós venda. É um estado dinâmico de um mercado que estimula as empresas a investir e a inovar com vista à maximização dos seus ganhos e ao aproveitamento dos recursos escassos disponíveis. Um mercado concorrencial é aquele cujo funcionamento é feito de acordo com o livre jogo da oferta e da procura, sem intervenção do Estado. A concorrência divide-se em: Pura ou Perfeita.

Na concorrência perfeita, como o mercado é transparente, se existirem lucros extraordinários, isso atrairá novas empresas para o mercado, uma vez que não há barreiras ao acesso. Com o aumento do número de empresas no mercado e mantido constante o nível da demanda, os preços tenderão a cair e, conseqüentemente, também os lucros extraordinários, até que se retorne a uma situação onde só haja lucros normais, cessando também o ingresso de novas empresas nesse mercado. Uma característica do mercado em concorrência perfeita é a longo prazo, não existem lucros anormais ou lucros extraordinários, mas apenas os chamados lucros normais, que representam a remuneração implícita do empresário. Assim, no longo prazo, quando a receita total iguala o custo total, o lucro extraordinário é zero, embora existam lucros normais, pois nos custos totais estão incluídos os custos implícitos (que não envolvem desembolso), o que inclui os lucros normais. Neste tipo de mercado em que há um grande número de vendedores (empresas) e de compradores, o nível da oferta (quantidade de bens ofertados), e o preço de equilíbrio, não é alterado pelos compradores. Nessas condições, os preços do mercado formam-se perfeitamente segundo a correlação entre oferta e procura, sem interferência predominante de compradores ou vendedores isolados. Os capitais podem, então, circular livremente entre os vários ramos e sectores, transferindo-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com