TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Physical Risks São Riscos Físicos Decorrentes De Mudanças Climaticas

Por:   •  22/4/2023  •  Resenha  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  39 Visualizações

Página 1 de 2

1. Physical risks são decorrentes de fenômenos físicos e compõem os riscos climáticos. Podem ser agudos (eventos de curto prazo como tempestades), ou crônicos (eventos de longo prazo como o aquecimento global, que aumentam as probabilidades de ocorrência de catástrofes naturais). Se tratam de riscos não seguráveis que podem afetar drasticamente a capacidade produtiva da sociedade, causando danos a ativos, a interrupção de operações e de redes de fornecimento. Estes riscos possuem distribuição de cauda gorda, são distribuídos de forma desigual geograficamente e são marcados pela incerteza e não linearidade, dificultando a precificação e análise de sinistros.

Transition risks são riscos que advém da incerteza em relação aos caminhos a economias de baixo carbono, relacionada a estratégias de mitigação em setores econômicos que precisam se adaptar, buscando uma produção mais verde. Ambos representam externalidades que aumentam o risco financeiro sistêmico, podendo se materializar de cinco maneiras: em riscos de crédito, operacional, mercado, liquidez e seguro.

Insurance risk é o risco que seguradoras concordam assegurar em determinada situação. A materialização do evento decorrente deste risco é de responsabilidade da seguradora, que é obrigada a cobrir eventuais perdas, por isso esses riscos são relevantes para ela. Physical risks podem gerar custos maiores às seguradoras pela reivindicação de indenizações e gastos em infraestrutura acima do esperado. Transition risks podem resultar em subvalorização de novos produtos (mercado securitário abrangendo tecnologias verdes).

Um exemplo de situação brasileira: o Banco Central do Brasil demanda que bancos comerciais incorporem riscos ambientais (eventos green swan) em suas estruturas de governança, como enchentes que ocorrem no Estado de São Paulo, que danificam a infraestrutura local, afetando drasticamente a saúde financeira de uma seguradora.

2. Sim! Subscrição de riscos envolve tomada de decisão de riscos como seguráveis ou não, de acordo com critérios de severidade e probabilidade, visando manter os equilíbrios técnico, financeiro e atuarial das apólices de seguro. É característica do Seguro Privado, pois, a atividade privada das seguradoras visa ao lucro e a garantia de cobertura de sinistros sob riscos contratados. A empresa opta por eliminar, mitigar, reter ou transferir o risco.

O Seguro Social possui uma lógica distinta, não há subscrição de riscos devido a sua compulsoriedade. É uma imposição estatal e visa atender ao bem-estar social e a universalidade de cobertura, princípios previstos na Constituição Federal. São contraídos riscos que as seguradoras, sob seus critérios, não visam segurar, fato que impacta no perfil de sinistralidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (51.4 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com