TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descrição dos riscos decorrentes da auditoria no Brasil

Seminário: Descrição dos riscos decorrentes da auditoria no Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2013  •  Seminário  •  1.122 Palavras (5 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 5

Passo 3 -Riscos de Auditoria

Antes de começar a descrever os riscos encontrados pela auditoria no Brasil, deve-se relembrar o conceito da mesma, classificando como auditoria ações que confrontem as condições atuais seguindo alguns critérios que mostrem como deveria ser. Dessa maneira é apresentado vários internos relacionados com a gerencia de cada organização para efetuar mudanças buscando alcançar os objetivos desejados pela mesma.

Já os riscos encontrados no processo de auditoria são classificados por qualquer fator que impeça que os critérios revistos sejam incapaz de alcançar os objetivos traçados. Abaixo classificamos os três riscos da auditoria:

• Risco Inerente: São os riscos ligados as demonstrações financeiras ou em saldos contábeis, sem entrar em controle instituído pelas própria empresa. Assim pode-se dar como exemplo a distorção de valores apresentados, a complexidade das operações muitas vezes valorizadas na existência de benefícios e documentos, e relevâncias que os saldos apresentados indevidamente podem afetar a organização, como por exemplo, o pagamento de impostos.

• Riscos de Controles: Esses riscos referem-se aos riscos existente nos controles da organização sem que seja evitado ou detectado pelo sistema da mesma. Exemplos: Fraudes geradas e não detectadas, erros de somas entre outros afetando saldos, distorções entre contas. Deve-se lembrar que quanto mais eficiente o erro menos os índices de erros serão encontrados.

• Riscos de Detecção: São os riscos que o auditor corre de não encontrar ou não conduzirem a encontrar erros de deserção e possa ser materialmente relevantes para a organização.

Após o entendimento a cima é essencial lembrar, que os auditores são responsável por todos os processos efetuados de seus controles e devem ser rigorosamente verificados por eles.

Passo 1 – Empresa Auditada Sem Ressalva

Nome Da Empresa de Auditoria: Contratação Correta

N° CRC no registro Cadastral: 156.558- xx

Auditor responsável Técnico: João Paulo Zorzenon

N° Do Registro: 222.586-xx

À Empresa Industria e Comercio Novos Rumo S/A

Examinamos as demonstrações contábeis da Indústria e Comércio Novos Rumos, que compreendem o balanço patrimonial em 31 de dezembro de 20X0 e 20X1 e as respectivas demonstrações do resultado abrangente – quando aplicável, das mutações do patrimônio líquido e dos fluxos de caixa para o exercício findo naquela data, assim como o resumo das principais práticas contábeis e demais notas explicativas.

A administração da Indústria é responsável pela elaboração e adequada apresentação dessas demonstrações contábeis de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil e pelos controles internos que ela determinou como necessários para permitir a elaboração de demonstrações contábeis livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro.

Nossa responsabilidade é a de expressar uma opinião sobre essas demonstrações contábeis com base em nossa auditoria, conduzida de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria. Essas normas requerem o cumprimento de exigências éticas pelos auditores e que a auditoria seja planejada e executada com o objetivo de obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis estão livres de distorção relevante.

Uma auditoria envolve a execução de procedimentos selecionados para obtenção de evidência a respeito dos valores e divulgações apresentados nas demonstrações contábeis. Os procedimentos selecionados dependem do julgamento do auditor, incluindo a avaliação dos riscos de distorção relevante nas demonstrações contábeis, independentemente se causada por fraude ou erro. Nessa avaliação de riscos, o auditor considera os controles internos relevantes para a elaboração e adequada apresentação das demonstrações contábeis da companhia para planejar os procedimentos de auditoria que são apropriados nas circunstâncias, mas não para fins de expressar uma opinião sobre a eficácia desses controles internos da companhia. Uma auditoria inclui, também, a avaliação da adequação das práticas contábeis utilizadas e a razoabilidade das estimativas contábeis feitas pela administração, bem como a avaliação da apresentação das demonstrações contábeis tomadas em conjunto.

Acreditamos que a evidência de auditoria obtida é suficiente e apropriada para fundamentar nossa opinião.

Em nossa opinião os dados apresentados pela organização estão coerentes com as demonstrações apresentadas, mostrando mostrando evoluções positivas de um ano para o outro, sendo refletido positivamente para a organização, demonstrando também que a empresa possui participações societárias permanentes decorrente da sua controlada.

Salvador Bahia, 10 de dezembro de 2013.

Passo 2 – Empresa Auditada com Ressalva

Nome Da Empresa de Auditoria: Contratação Correta

N° CRC no registro Cadastral: 215.699-xx

Auditor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com