TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Piero Sraffa sobre a Teoria da Concorrência Perfeita

Por:   •  14/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  699 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Discorra sobre as críticas de Piero Sraffa sobre a Teoria da Concorrência Perfeita e diga qual foi o argumento utilizado para a superação do dilema da formulação dos preços.

Resposta: A Teoria da Concorrência Imperfeita tem sua origem na crítica de Piero Sraffa (1982 e 1984) à inconsistência formal da Teoria da Concorrência Perfeita e, logo, à sua incapacidade de explicar o funcionamento da economia no mundo real. Ele expõe que há uma inconsistência teórica do modelo tradicional, no que diz respeito a formação dos preços, seja ela o da ortodoxia neoclássica ou da formulação marshalliana. A formulação de Sraffa no seu artigo de 1926, no Economic Joumal, propõe a superação desse dilema afirmando que, ao contrário do estabelecido pela Teoria da Concorrência Perfeita, o produtor individual pode efetivamente influenciar seu preço de oferta e opera com custos decrescentes de escala. Essa proposta implicava, naturalmente, o abandono da teoria tradicional da concorrência, estabelecendo simultaneamente os novos supostos teóricos a partir dos quais se deveria buscar a reelaboração de uma nova teoria geral do equilíbrio parcial de mercados que operam entre os limites da concorrência perfeita e do monopólio puro. Assim, por um lado, Sraffa supera a tentação de subordinar os graus de monopólio do sistema às diferenças entre preços e custos marginais e, equivocadamente, de particularizar o exame dos mercados através de uma mera reelaboração das hipóteses marshallianas, e, por outro, vai mais além de sua proposta anterior de "retorno aos clássicos".

Ref.: Texto “ A CONCORRÊNCIA IMPERFEITA REEXAMINADA: UM COMENTÁRIO À AUTOCRÍTICA DA SRA. ROBINSON > Página 137-138

  1. Em relação ao texto do autor Luiz Alberto Miranda sobre a Concorrência Imperfeita Reexaminada, Julgue as afirmativas abaixo em verdadeiras ou falsas e justifique seu julgamento para a(s) alternativa(s) falsa(s).
  1. (       ) O que interessa à análise da concorrência imperfeita em Joan Robinson é o tipo de relação de causalidade entre variações de escalas de produção, de quantidades produzidas, de custos e de preços.
  2. (       )  A Teoria da Concorrência Imperfeita sublinha todos os problemas relacionados com os preços, lucros e salários, pois caracteriza alicerces seguros para fundamentar sua teoria.
  3. (       )  A Sra. Robinson apoia a ideia sraffiana de que o poder monopolístico exercido por cada produtor em seu mercado decorre de esforços individuais inseridos em seu espaço de vendas.
  4. (       ) Joan Robinson estabelece que “cada produtor individual tem o monopólio de sua própria produção (...) e tem-se apenas que tomar a palavra 'monopólio' em seu sentido literal, de um único vendedor, para que a análise da concorrência fique absorvida pela do monopólio”.
  1. V
  2. F – Ref.: Último parágrafo da página 142
  3. F - Ref.: 1° Parágrafo > Página 139
  4. V

3) Quais as críticas de Saffra em “As Leis dos Rendimentos sob Condições de Concorrência” ao modelo marshalliano?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (104 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com