TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ponto de Equilibrio, gestão de custos

Por:   •  12/10/2015  •  Resenha  •  1.039 Palavras (5 Páginas)  •  922 Visualizações

Página 1 de 5

Ponto de equilíbrio

Para alcançar o equilíbrio nas linhas de produção e/ou no serviço do departamento, deverá ser calculado o volume de vendas necessário para cobrir os custos, saber como usar corretamente esta informação e entender como os custos reagem com as mudanças de volume.

É o ponto onde os Custos Totais e as Receitas Totais se igualam. A partir desse ponto, a empresa entra na área de lucratividade.

A analise do Ponto de Equilíbrio é fundamental nas decisões referentes a investimentos, ao  planejamento de controle do lucro, ao lançamento ou corte de produtos e analises das alterações do Preço de Venda conforme o comportamento do mercado.

A empresa está no ponto de equilíbrio quando ela não tem lucro ou prejuízo; nesse ponto, as receitas totais são iguais aos custos totais ou despesas totais.

Calculo do Ponto de Equilíbrio

Pode ser resolvido de três maneiras para sua determinação e apresentação:

Método da Equação

PE =  CustosFixos/PreçoVendaU – CustosVariáveisU

Exemplo: Preço Venda       = $ 20,00/ unidade

           Custos Variáveis =$  4,00/ unidade

           Custos Fixos        = $ 130.000,00/ mês

Ponto Equilibrio unidades = $130.000,00/ $20,00 –  4,00

PE = 8125 unidades/mês

PE $ = 8125 um x $ 20,00 = $ 162.500,00

Método da Margem de Contribuição

Esse método é usado para determinar o ponto de equilíbrio, lucro ou prejuízos operacionais a cada nível de produção.

Obs.: considerar os mesmos valores do método da equação. Níveis de Pordução:

. 7500 unidades/mês

. 8125 unidades/mês

. 8850 unidades/mês

Método Gráfico

Obtém elaborando o gráfico com os dados dos cálculos. Considerando o exemplo da empresa Alfa, vamos calcular o seu ponto de equilíbrio graficamente.

Se os custos são fixos, em qualquer volume de atividade, eles são constantes , e podem ser representados por uma reta paralela ao eixo das abscissas.

Se os custos são variáveis, à medida que aumenta o volume de atividade, eles também aumentam , podendo ser representados por uma reta que sai da coordenada 0,0. No nível de 30.000 un., seus custos variáveis  totais são de $ 90.000 (30.000 x 3,00).

A reta dos custos e despesas totais sai do nível de $ 90.000, que representam os custos  e despesas fixos, pois, independentemente do nível de atividade, eles serão sempre $ 90.000; à medida que aumenta o volume de atividade, os custos e despesas totais aumentam, pois aumentam os custos e despesas variáveis. No nível de 30.000 un., os custos e despesas totais são de $ 180.000.

A receita total pode ser representada por uma reta ascendente, pois, à medida que aumentam ao qualidades vendidas, aumenta a receita total. No nível de 30.000 unidades, a Receita Total é de $ 180.000 (30.000 un. X 6,00).

Gráfico do Ponto de Equilibrio

Sobrepondo o gráfico da receita total sobre o gráfico dos custos e despesas totais no ponto onde a reta da receita total cruzar com a reta dos custos e despesas totais, a empresa não terá lucro nem prejuízo e será seu ponto de equilíbrio. Se a empresa vender uma unidade a mais, ela passará a ter lucro, e se vender uma unidade a menos, passará a ter prejuízo.

Ponto de Equilibrio contábil, econômico e financeiro

A diferença fundamental entre os pontos de equilíbrio são os custos e despesas fixas a serem considerados.

Ponto de Equilíbrio Contábil é obtido quando há volume (monetário ou físico) suficiente para cobrir todos os custos e despesas fixas, ou seja, o ponto em que não há lucro ou prejuízo contábil. É o ponto de igualdade entre a receita total e os custo total.

Ponto de Equilíbrio Econômico ocorre quando existe lucro na empresa e esta busca comparar e demonstrar o lucro da empresa em relação à taxa de atratividade que o mercado financeiro oferece ao capital investido. Mostra a rentabilidade real que a atividade escolhida traz, confrontando-a com outras opções de investimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (60.7 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com