TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por que Pagamos Tão Caro no Brasil?

Por:   •  27/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.233 Palavras (5 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

CAMPUS PATO BRANCO

DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ENGENHARIA CIVIL

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

ANDRESSA SCHENATO DELAFIORI

ANÁLISE DOS MOTIVOS DO CUSTO ELEVADO DE DETERMINADOS PRODUTOS NO BRASIL

METODOLOGIA DE PESQUISA

PATO BRANCO – PR

2016

ANDRESSA SCHENATO DELAFIORI

ANÁLISE DOS MOTIVOS DO CUSTO ELEVADO DE DETERMINADOS PRODUTOS NO BRASIL

Projeto de Pesquisa referente à matéria de Metodologia da Pesquisa do curso de Engenharia Civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná apresentado como requisito para avaliação parcial da disciplina.

Orientador: Prof. Dr. Osney Marcos Cardoso

PATO BRANCO – PR

2016

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 OBJETIVOS        

2.1 GERAIS        

2.2 ESPECÍFICOS        

3 REVISÃO DE LITERATURA        

4 METODOLOGIA        

5 CRONOGRAMA        

REFERÊNCIAS        

1 INTRODUÇÃO

Inseridas em um mundo predominantemente capitalista, as sociedades prezam cada vez mais pelo consumo desenfreado de bens materiais. Marketing e comerciais acabam influenciando as pessoas a pensarem que precisam urgentemente de coisas que no fundo não são tão necessárias, e se não compram acabam se sentindo infelizes e incapazes.

No Brasil, marketings, comerciais, indústrias de propagandas, também agem vigorosamente, fazendo o publico destinado economizar dinheiro, parcelar, ou pagar juros para comprar tal produto. Entretanto, sendo necessário ou não, os produtos vendidos no Brasil são muito mais caros do que na grande maioria dos países, não só falando dos países considerados desenvolvidos, mas também nos de mesmo nível econômico, por ser ainda uma grande potência mundial, e com o elevado número de habitantes, é de se estranhar que às vezes o mesmo produto que é vendido aqui e em outro país seja tão mais caro nas lojas brasileiras.

Existem, entretanto, produtos que se destacam por apresentarem maior diferença, neles se destacam o setor automobilístico, eletrônicos, tecnologias e o combustível, elegidos entre os brasileiros como os produtos que mais fogem do preço mundial e que são muito mais caros aqui no Brasil.

Com esses fatos, é fácil perceber que devem existir grandes motivos para tal discrepância de valores. Serão analisados os altos impostos que são atribuídos nos produtos fabricados e importados, o chamado Custo Brasil, que é a falta de infraestrutura para fabrica e transportar, a alta burocracia e nossa cultura que aceita pagar muito caro para conquistar status, como os principais motivos para a formação dessa pesquisa e tentar responder por que pagamos tão caro em nosso país.

2 OBJETIVOS

2.1 GERAIS

O principal objetivo dessa pesquisa é induzir a discussão sobre porque nós brasileiros somos submetidos a preços tão altos na grande maioria de nossos produtos em comparação com outros países emergentes.

2.2 ESPECÍFICOS

a) Avaliar quais são os produtos com maior discrepância de valores encontrados aqui;

b) Verificar quais são os motivos que tornam essas diferenças;

3 REVISÃO DE LITERATURA

A discrepância entre os valores dos produtos comprados no Brasil e fora dele é impressionante. Produtos como carros, eletrônicos, roupas e acessórios de marca são os que mais atingem essa desigualdade. E os motivos vão além da alta carga tributaria brasileira, uma das maiores do mundo.

Evidenciando primeiramente os impostos, de acordo com um artigo publicado na revista Super Interessante por Burgos e Versignassi (2010, edição 285), quase metade do valor de um carro (40%) vai para o governo em forma de tributos. Nos EUA e China são 20%, na Argentina 24%, e o mesmo se repete para outros produtos. Enquanto o padrão global é ter um imposto específico para o consumo, aqui são 6 - IPI, ICMS, ISS, Cide, IOF, Cofins. Além de que alguns desses tributos incidem sobre outros, ou seja, pagamos impostos sobre impostos.

Para Burgos e Versignassi, por não ser um país rico, torna-se ainda mais vergonhosa essa situação, pois é necessário trabalhar muito mais para comprar algo aqui, considerando o salário médio e o preço dos produtos, enquanto em alguns países levam-se horas para conseguir o valor necessário, aqui passam de semanas de trabalho.

Taxas, impostos, contribuições, falta de infraestrutura, tudo contribui para o aumento dos preços em nosso país. Segundo Verdossi, diretor da construtora Brookfield (apud GUGELMIN, 2013) (...) “Se aqui um empreendimento com duas torres de 35 metros exige até 1,5 mil trabalhadores e leva 42 meses para ficar pronto, os americanos erguem uma obra dessa magnitude em 30 meses e com metade dos funcionários”.

Entretanto, existe também uma contribuição cultural para esses valores exagerados, o brasileiro muitas vezes gosta de pagar mais caro.

“(...) Grande concentração gera uma valorização de status nas compras. Demarcam-se as diferenças através do consumo, mesmo que para isso tenha-se que pagar mais. Comprar determinado carro, celular ou iogurte “separa” seus consumidores das classes sociais “abaixo” deles.”(AMORIN, 2013).

        Muitas pessoas gostam de saber que pagaram caro e mais ainda, que os outros saibam disso, o que faz que as próprias marcas e empresas deixem seus produtos tão caros, para serem valorizados e causarem essa impressão. Eles são usados como símbolo de status e as pessoas aceitam pagar por isso. A classe do Brasil não é determinada pelos estudos, educação ou vizinhança, e sim pelo estilo de vida em que esta habituada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (116.6 Kb)   docx (298.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com