TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por que o Hedge Accounting, Pode Minimizar as Incertezas do Mercado de Capitais?

Por:   •  8/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  829 Palavras (4 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 4

Por que o Hedge Accounting, pode minimizar as incertezas do mercado de capitais?

RESUMO

Hedge Acconting deve ser entendido como uma estratégia contábil a ser utilizada por empresas que buscam eliminar ou reduzir drasticamente a volatilidade dos resultados de seu patrimônio líquido advindo de suas operações de hedge. O hedge accounting leva ao ajuste perfeito das formas de mensuração e reconhecimento dos resultados utilizados pelos instrumentos de hedge. Introduzida nos EUA pela Financial Accounting Standards Board (FASB) através do padrão FAS 133, na década de 90, com o intuito de promover a transparência nos dados financeiros das empresas, entrou em vigor nos EUA em 2000. No Brasil, a partir da emissão da Lei 11.638/2007 de 20 de dezembro de 2007 do Comitê de Pronunciamentos Contábeis através do CPC 38, que buscaram a comprovação de que os riscos inerentes ao objeto do hedge estão cobertos de forma apropriadamente segura pelo instrumento de hedge correspondente. Com a adoção dessas técnicas de mensuração tanto pelas empresas obrigadas por força da lei, seja no Brasil ou EUA e no mundo, as demonstrações contábeis ganharam credibilidade maior em função dos riscos da volatilidade serem expurgados e apresentados utilizando-se os instrumentos de hedge adequados para sua apresentação, seja através do Fair Value Hedge ou do Cash Flow Hedge ou, ainda, pelo Net Investment Hedge.

Palavras-chave: Hedge Accounting. Contabilidade de Hedge. Cash Flow Hedge. Fair Value Hedge. Net Investment Hedge.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. HEDGE ACCOUNTING O QUE É E COMO UTILIZÁ-LO 3

3. CONCLUSÃO 5

4. REFERÊNCIAS 5

1. INTRODUÇÃO

Antes de começarmos a dissertar a respeito do por que do Hedge Accounting reduzir os riscos no mercado de capitais, é importante, independente do quanto aqueles que lerem possam ter vivência no mercado de capitais e com os termos utilizados, que se faça uma pequena definição dos termos que utilizaremos. Começamos com Hedge, que em sua tradução para nosso idioma significa ‘cerca’ ou ‘barreira’, e é esse o termo mais adequado para se entender o Hedge Accounting ou ‘Contabilidade de Cerca’ ou ‘Contabilidade de barreira’. Ainda temos outros termos no idioma inglês que precisam ser citados para um melhor entendimento, são: Fair value hedge que podemos entender como sendo a ‘cerca de valor justo’ ou ‘barreira de valor justo’; Cash flow hedge que entendemos como ‘cerca do fluxo de caixa’ ou ‘barreira do fluxo de caixa’ e Net investment hedge que entendemos como ‘cerca do investimento líquido’ ou ‘barreira do investimento líquido’.É certo que utilizaremos outros termos derivados do idioma inglês, mas daremos significado para os mesmos quando forem mencionados.

Entender os riscos e incertezas do mercado financeiro é primordial para que se entenda a necessidade e a importância do Hedge Accounting, assim, aqueles menos familiarizados podem ficar surpresos com a necessidade do mesmo, mas depois de entender o que ée como deve ser utilizado e sua importância, certamente deixarão a surpresa e passarão a vê-lo como um instrumento indispensável e extremamente útil para trazer segurança e confiabilidade ao mercado financeiro. Afinal, um instrumento ou metodologia capaz de eliminar os riscos e padronizar a forma como se contabiliza os ativos e despesas referentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com