TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Problemas econômicos fundamentais

Ensaio: Problemas econômicos fundamentais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Ensaio  •  225 Palavras (1 Páginas)  •  536 Visualizações

1 ) Por que os problemas econômicos fundamentais originam-se da escassez de recursos de produção ?

Porque se os recursos de produção fossem ilimitados em todos os lugares, não haveria preocupação com os problemas fundamentais ( para quem produzir, como, quanto e o que), pois em todo o mundo, todos teriam acesso a todos os produtos e a produção seria ilimitada (o que afetaria a economia pois com grande oferta, o preço estaria perto de 0 segundo a lei de oferta e demanda).

2) Para muitos produtos, tanto seus preços como as vendas tem aumentado. Isso significa que a lei geral da demanda não funciona na pratica? Justifique.

Não. A Lei geral da demanda funciona, porém quando deixamos todas as variáveis fixas. Exemplo: Se um produto aumenta o preço, mas a renda do consumidor também aumenta; também é possível que a demanda aumente, mesmo com o preço do produto elevado.

3) Conceitue a função oferta. De que variáveis depende a função oferta de uma mercadoria?

A função oferta representa a relação entre o preço de mercado de um bem e a quantidade desse mesmo bem que os produtores estão dispostos a produzir e a vender. As variáveis que afetam a oferta de uma mercadoria são principalmente: quantidade ofertada, preço, preço dos fatores e insumos de produção, preço de outras mercadorias, substitutos na produção.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com