TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por que precisamos de controle estratégico?

Tese: Por que precisamos de controle estratégico?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Tese  •  906 Palavras (4 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 4

1. Para que serve o Controle Estratégico?

O controle estratégico – também denominado controle organizacional – é tratado no nível institucional da empresa e se refere geralmente aos aspectos globais que envolvem a empresa como uma totalidade. Sua dimensão de tempo é o longo prazo. Seu conteúdo é geralmente genérico e sintético. Daí as três características básicas que identificam o controle estratégico da empresa: Nível de decisão,  Dimensão de tempo e Abrangência.

2. Cite as quatro etapas do Controle Operacional e explique-as.

ESTABELECIMENTO DE PADRÕES

Os padrões representam representam a base fundamental do controle operacional. Um padrão é uma norma ou critério que serve de base para a avaliação ou comparação de alguma coisa. O padrão é o ponto de referência para aquilo que será feito.

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO

Consiste em avaliar o desempenho por meio de acompanhamento e monitorização daquilo que está sendo executado.

COMPARAÇÃO DO DESEMPENHO COM O PADRÃO

Consistem em comparar o desempenho com aquilo que foi previamente estabelecido como padrão, para verificar se há desvio ou variação, isto é, se há falha ou erro em relação ao desempenho desejado.

AÇÃO CORRETIVA

Consiste em corrigir o desempenho para adequá-lo ao padrão estabelecido, é a função básica do controle pela qual as providências são tomadas para eliminar as variâncias significativas entre o desempenho atual e o desempenho desejado. A ação corretiva incide geralmente sobre a própria tarefa ou operação, visa colocar as coisas em ordem.

3. Cite os tipos de padrões de Controles Táticos e quais itens compõem esses padrões.

CONTROLE ORÇAMENTÁRIO

O orçamento constitui geralmente um plano apresentado em termos de dinheiro: a atividade da empresa é produzida em resultados esperados, tendo o dinheiro como denominador comum.

ORÇAMENTO-PROGRAMA

O orçamento-programa requer a identificação das missões e de todas as despesas com elas relacionadas, desde a justificativa de sua necessidade, o projeto e a produção, até sua entrega e utilização.

CONTABILIDADE DE CUSTOS

Trata de informações sobre acumulação e análise de custos, alocando os custos em algum tipo de unidade-base, como produtos, serviços, subconjuntos, componentes, projetos ou departamentos,

SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS

SIG é um sistema de informações gerenciais informatizado utilizado para fornecer regularmente as informações necessárias à administração, pois a habilidade de tomar rapidamente decisões importantes e inteligentes no complexo mundo dos negócios de hoje é vital e definiviva.

4. Cite as medidas não financeiras, na avaliação do desempenho, para o nível operacional.

Rotatividade dos estoques, rotatividade de pessoal, pontualidade nas entregas, tempo entre o pedido do cliente e a entrega do produto, tempo de resposta a uma chamada telefônica ou a um e-mail, tempo para desenvolver novos produtos, nível de satisfação dos empegados, número de reclamações dos clientes, classificaçõa das prefrências dos clientes em comparaçõa com os concorrentes e nível de satisfação dos clientes.

5. Qual a diferença entre Grupo e Equipe? A principal está no comprometimento e na responsabilidade solicária. A equipe é sua unidade de ação, sua ferramenta de trabalho, com ela e por meio dela o administrador alcança metas e produz resultados. O grupo pode ou não trabalharem num mesmo objetivo.

6. Cite as habilidades que o administrador precisa desenvolver.

7. Para que servem os cargos. Cargo representa um decorrência do velho modelo burocrático, rígido, hierarquizado e baseado na divisão do trabalho organizacional. Mas esse conceito está sendo substituído como gestão por competências ou por equipes.

8. Dê o conceito de Papel. É um conjunto de atividades ou comportamentos solicitados de um ocupante de cargo.

9. Dê o conceito de Departamentalização. Criação de departamentos especializados em determinada atividade ou divisão da empresa. É um esquema de diferenciação e de integração existente no nível intermediário da empresa.

10. Cite os tipos de departamentalização e explique-os.

Vertical: ocorre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com