TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preparando a bobina de aço

Tese: Preparando a bobina de aço. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  Tese  •  843 Palavras (4 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 4

l Preparação da bobina de Aço

O botijão será construído em chapa de aço Carbono de 3 mm, de espessura, o material foi escolhido, pela fácil disponibilidade e baixo custo, em relação aos outros materiais pesquisados, por se tratar de um vasilhame para transporte de GLP, que não é corrosível, o material atenderá perfeitamente as necessidades. Para a fabricação de recipientes transportáveis de GLP, a matéria-prima básica é a chapa de aço. O aço é geralmente adquirido em bobinas laminadas tem este nome por passarem antes por um processo de laminação que permitiu que a chapa chegasse até esta espessura de 3 mm de comprimento de espessura processo que neste trabalho não será abordado.

Para que possamos dar continuidade aos processos estas bobinas que seram cortadas em discos que seram utilizados para gravação do nome do cliente e em seguida repuxados para a confecção das calotas este sendo o processo de estampagem primeiro iremos preparar a bobina para o desbobinamento do aço onde é utilizado um grande posicionador que, por meio de uma ponte rolante ou guindaste a bobina é colocada em uma mesa. Em seguida esta mesa posiciona a bobina de modo a encaixá-la no eixo onde castanhas se abrem e prendem-na onde agora se inicia o processo de giro para desenrolamento. A chapa laminada passa por um conjunto de roletes para desempeno antes de chegar às prensas de corte e gravação.

Agora o que se segue é denominado processo de estampagem.

Figura 1- Desbobinador contínuo

1- Estampagem

Estampagem é um processo de conformação mecânica, geralmente

realizado a frio, que engloba um conjunto de operações.

Por meio dessas operações, a chapa plana é submetida a transformações que a fazem adquirir uma nova forma geométrica, plana ou oca. Isso só é possível por causa de uma propriedade mecânica que os metais têm: a plasticidade.

As operações básicas de estampagem são:

• corte

• dobramento

• estampagem profunda (ou "repuxo")

Assim como nem todo material pode ser laminado, nem todo material pode passar pelas operações de estampagem. As chapas metálicas de uso mais comum na estampagem são as feitas com as ligas de aço de baixo carbono, os aços inoxidáveis, as ligas alumínio-manganês, alumínio-magnésio e o latão 70-30, que tem um dos melhores índices de estampabilidade entre os materiais metálicos.

O latão 70-30 é uma liga com 70% de cobre e 30% de zinco.

Além do material, outro fator que se deve considerar nesse processo é a qualidade da chapa. Os itens que ajudam na avaliação da qualidade são: a composição química, as propriedades mecânicas, as especificações dimensionais, e acabamento e aparência da superfície.

A composição química deve ser controlada no processo de fabricação do metal. A segregação de elementos químicos, por exemplo, que pode estar presente no lingote que deu origem à chapa, causa o comportamento irregular do material durante a estampagem.

As propriedades mecânicas, como dureza e resistência à tração, são importantíssimas na estampagem. Elas são determinadas por meio de ensaios mecânicos que nada mais são do que testes feitos com equipamentos especiais. Esses dados, juntamente com dados sobre a composição química, geralmente são fornecidos nas especificações dos materiais, presentes nos catálogos dos fabricantes das chapas e padronizados através de normas.

As especificações das dimensões ajudam no melhor aproveitamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com