TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Primeiras Aproximações ao Estudo de Antropologia

Resenha: Primeiras Aproximações ao Estudo de Antropologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2013  •  Resenha  •  5.447 Palavras (22 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 22

Primeiras Aproximações ao Estudo de Antropologia

Esta disciplina levará o aluno à compreensão do tema da Antropologia, investigando suas origens, seus principais temas e autores, além de oferecer uma visão de futuro quanto aos estudos antropológicos.

As atividades propostas para este tema permitirão uma análise do significado da palavra

Antropologia, enfatizando sua responsabilidade enquanto estudo sobre as mais diversas dimensões

do ser humano. Além disso, será possível conhecer alguns métodos utilizados por antropólogos a fim

de investigar as sociedades.

A Antropologia surgiu da Filosofia, mas, posteriormente, passou a ser classificada também como uma ciência, incluindo os temas abordados por todas as Ciências Humanas ou Sociais. Como ciência, possui um objeto de estudo que pode ser analisado, medido e calculado: o homem.

A Antropologia relaciona-se com outras áreas de conhecimento como a Sociologia, a Economia, a Política e a Psicologia. A Sociologia dedica-se ao estudo do homem enquanto ser coletivo. A Economia cuida da materialidade, estudando a produção e distribuição de bens e, inclusive, preocupando-se com os impactos da má distribuição desses bens na sociedade. A Política estuda as relações de poder na sociedade. Política significa arte de equilibrar interesses para o bem comum. Aristóteles vê a Política como a arte da convivência. A Psicologia cuida da psique humana, estudando a formação do ser humano.

A Antropologia trabalha o ser humano sob diferentes abordagens: ser biológico, homo sapiens, ser

da cultura, ser da linguagem, ser capaz de pensar e agir. O homem é um ser da natureza, que evolui

fisicamente. No entanto, é também um ser da cultura, capaz de se comunicar e transformar a natureza.

Alguns autores podem ser destacados quando tratamos da Antropologia como Filosofia. Rousseau estuda a passagem do homem desde o estado de natureza para o estado social. Para ele, o homem nasce bom, a sociedade o corrompe. Kant e Hegel especulam o homem e sua natureza cultural.

Marx estuda o ser humano a partir de sua realização pelo trabalho. Para Marx, a fim de entender o

que ser humano pensa, é preciso analisar sua infraestrutura material, o que ele produz. Assim, da

infraestrutura material, será possível chegar à superestrutura de ideias.

O tema da cultura é essencial nos estudos antropológicos. Ela pode ser compreendida sob diversos

significados. Podemos entender cultura como erudição, isto é, conhecimento e refinamento social. A

cultura ainda pode ser vista como arte, ou seja, manifestação e produção de um povo. Ainda poderá

ser vista como hábitos e costumes, isto é, referindo-se ao comportamento dos povos. A acepção genérica de cultura diz: cultura é tudo aquilo que o homem vivencia, realiza, adquire e transmite por meio da linguagem. A cultura relaciona-se com o termo civilização. Cultura é a realidade vivenciada pelo povo e civilização vem do latim civitas, que significa vida nas cidades. Por isso, a civilização é o desdobramento político de uma ou mais culturas que se relacionam.

Portanto, por meio desse tema seremos convocados a pensar sobre o ser humano, a sociedade e todas as questões envolvidas neste assunto. A Antropologia nos convoca a olhar para a realidade do homem como quem quer investigá-la, entendê-la, a fim de aproximar-se dela e participar de seu desenvolvimento.

Métodos e técnicas de pesquisa na Antropologia

Objetivos do

RESUMO DO TEMA

O tema desta aula apresentará alguns métodos de pesquisa utilizados nos estudos antropológicos.

Ao estudar esses métodos, você perceberá as peculiaridades existentes em cada um e a forma própria de conceber o homem e as sociedades.

Por meio do estudo dos métodos antropológicos, não apenas perceberemos como a Antropologia desenvolve estudos amplos, mas também como nesses estudos o ser humano é encarado nas suas mais diferentes dimensões: familiar, social, religioso, cultural. O método indica um caminho para se chegar a um objetivo, indicando o modo de compreender determinado objeto.

Alguns métodos são fundamentais nos estudos antropológicos:

O método dialético estuda o objeto no tempo e rumo a um fim, implicando contradições e superações.

método estruturalista supõe o objeto no interior de uma estrutura que precisa ser compreendida e influencia o objeto estudado.

O método fenomenológico prevê a compreensão do objeto em sua existência empírica. Este método compreende o objeto como um fenômeno que se mostra ao ser humano e precisa ser estudado em sua existência concreta.

Ainda podemos falar de alguns métodos utilizados pelos pesquisadores da Antropologia no estudo das sociedades. O método da observação participante busca entender as culturas pela vivência concreta nelas. Não basta observar, é preciso que se vivencie os costumes da cultura. Quando não é possível vivenciar, a imaginação e o diálogo são utilizados.

O método genealógico baseia-se em uma entrevista sobre a pessoa e seu parentesco. O

pesquisador registra os dados e eventos sociais, elaborando uma árvore genealógica que permita entender o meio social pela relação entre as pessoas.

A Monografia busca a descrição de um único tema, delimitando o objeto a ser estudado e tratando-se da elaboração final de uma pesquisa.

A Etnografia é o estudo ou descrição de um povo, de uma cultura. Trata-se da escrita sobre determinado povo e seus costumes. A Etnografia legitima a Antropologia como disciplina acadêmica. Todo o antropólogo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com