TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os campos de estudo da antropologia

Trabalho acadêmico: Os campos de estudo da antropologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.710 Palavras (7 Páginas)  •  5.465 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO

A Antropologia é o estudo do homem como ser biológico, social e cultural; abrange várias áreas de estudo para que se possa ter um amplo conhecimento da diversidade cultural e do ser humano. Apesar de toda diversidade dos seus campos de interesse, necessita da colaboração de outras áreas sociais, sem esquecer que o seu foco de maior interesse é o homem e a cultura.

Toda investigação antropológica, utiliza o método comparativo em busca de respostas a fim de compreender as semelhanças e as diferenças físicas, psíquicas, culturais e sociais entre os grupos humanos. O objetivo é assim chegar à compreensão da existência humana.

Partindo do entendimento da antropologia como descrito acima, e do Direito como um conjunto de normas de conduta universal, abstratas, obrigatórias e mutáveis, impostas pelo grupo social, destinadas a disciplinar as relações externas do individuo, objetivando prevenir e compor conflitos, faremos um estudo inicial da Antropologia e veremos a importância dela para o Direito.

Palavras-chave: Introdução à antropologia, Antropologia cultural, Antropologia biológica, Estudo do homem.

INTRODUÇÃO

A Antropologia é definida como o estudo do homem e de seus trabalhos. Assim definida, deverá incluir algumas das ciências naturais e todas as ciências sociais; mas os antropólogos tomaram como campos principais o estudo das origens do homem, a classificação de suas variedades e a investigação da vida dos chamados povos “primitivos”.

Na base da distinção fundamental entre biologia humana e cultura humana, são normalmente seguidas pelo menos três linhas gerais de investigação. Todos os que se especializam nos problemas que respeitam à evolução, forma, estrutura, aparência, funcionamento e variações do corpo humano, são designados de antropólogos físicos ou biológicos.

Segundo Beals e Hoijer (1968:5), “ seus problemas se centram por um lado no homem como membro do reino animal e, por outro, no comportamento do homem como membro de uma sociedade”.

A Antropologia Cultural é considerada o campo mais amplo da ciência antropológica. Abrange o estudo do homem como fazedor de cultura. A característica que torna o homem tão diferente dos outros animais, é estar o seu padrão de vida baseado na “cultura”, em padrões de comportamento socialmente aprendidos, baseado em processos simbólicos. Para o homem, todo comportamento é cultural. As várias facetas diferentes da cultura humana (história da cultura, linguagem, estruturas sociais, personalidades, folclore, etc.) dão origem a uma série de subcampos que podem ser agrupados de várias formas que iremos abordar a seguir.

É uma disciplina que investiga as origens, o desenvolvimento e as semelhanças das sociedades humanas assim como as diferenças entre elas.

Os aspectos genéticos do homem são alvos de estudo da antropologia biológica. A antropologia social se dedica ao estudo de organizações sociais e políticas, instituições sociais e parentescos. Religião, comportamento e sistemas simbólicos são estudados pela antropologia cultural.· As formas, condições de vida e as culturas do passado humano a partir da análise dos vestígios e restos materiais deixados pelos povos que habitaram a Terra é o que estuda a arqueologia.

A palavra antropologia deriva de duas palavras gregas: anthropos, que significa "homem" ou "humano"; e logos, que significa "pensamento" ou "razão".

O filósofo Michel Foucault, ao final do século XVIII escreveu o seguinte: O homem não existia. Como também o poder da vida, a fecundidade do trabalho ou a densidade histórica da linguagem (...). Apenas no século XVIII é que entramos verdadeiramente na modernidade. Surge o projeto antropológico, uma nova visão através dos grandes pensadores (Montesquieu, Saint-Simon, Brosses e Russeau, Lafitau, etc) que contribuiram para uma verdadeira descoberta do homem como um todo.

Esse projeto de um conhecimento específico do homem, de sua existência empírica considerada por sua vez como objeto do saber, constitui um evento considerável na história da humanidade.

Entendendo as nomenclaturas:

Anthropos - do animal humano ao homem social; Oikos - o meio, a técnica e a governação da riqueza; Krathos - o poder, a política e a jurística;

Mythos - a atividade simbólica e o mundo imaginário.

OS CAMPOS DE ESTUDO DA ANTROPOLOGIA

O conhecimento antropológico geralmente é organizado em áreas que indicam uma escolha prévia de certos aspectos a serem privilegiados, como a “Antropologia Física ou Biológica” (aspectos genéticos e biológicos do homem), “Antropologia Social” (organização social e política, parentesco, instituições sociais), “Antropologia Cultural” (sistemas simbólicos, religião, comportamento) e “Arqueologia” (condições de existência dos grupos humanos desaparecidos). Além disso, podemos utilizar termos como Antropologia, Etnologia e Etnografia para distinguir diferentes níveis de análise ou tradições acadêmica.

A ANTROPOLOGIA FÍSICA OU BIOLÓGICA

É geralmente classificada como uma ciência natural. A antropologia biológica, como o nome já indica, dedica-se aos aspectos biológicos dos seres humanos. Busca conhecer as diferenças ditas raciais e étnicas, a origem e a evolução da humanidade. Os antropólogos desta área de conhecimento estudam fósseis e observam o comportamento de outros primatas.

Divide-se em: Paleontologia Humana: estuda a origem e a evolução humana através do conhecimento das formas fósseis do passado, entre o passado e o homem moderno. Somatologia(estudo do corpo): descreve as diferenças físicas individuais e diferenças sexuais(tipos sanguíneos, metabolismo basal, adaptação etc). Raciologia: estuda as classificações das raças, miscigenação, características físicas etc. Antropometria:anthropos=homem, metria=medida. Ex:crânios, ossos, etc. Estudos Comparativos do Crescimento: vinculado a somatologia, estuda os aspectos do crescimento, entre outros como alimentação, exercícios físicos, maturidade sexual, etc.

A ANTROPOLOGIA CULTURAL

É considerada uma ciência social, dedica-se primordialmente ao desenvolvimento das sociedades humanas no mundo. Estuda os comportamentos dos grupos humanos, as origens da religião, os costumes e convenções sociais, o desenvolvimento técnico e os relacionamentos familiares.

A antropologia cultural e biológica conectam-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com