TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Primeiro desafio: empreendedorismo e plano de negócios

Pesquisas Acadêmicas: Primeiro desafio: empreendedorismo e plano de negócios. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.604 Palavras (15 Páginas)  •  604 Visualizações

Página 1 de 15

PRIMEIRO DESAFIO: EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS

Uma grande preocupação por parte do Sr. Mauricio Sirotsky Neto, na questão do nome da marca. De divulgar essa marca de forma com que haja credibilidade e passe confiança ao consumidor. Segundo o grande escritor de marketing Kotler, os consumidores procuram sempre aumentar o valor, dentro das restrições impostas pelos custos envolvidos na procura e pelas limitações de conhecimento, mobilidade e renda.

Eles formam uma expectativa de valor e agem com base nela. Ou seja, a preocupação do Sr. Sirotsky Neto, tem base real pois ele está se fundamentando nas principais colocações do Plano de Marketing. Kotler também diz que a satisfação do cliente está na sensação de prazer ou desapontamento de uma pessoa resultante da comparação entre o desempenho percebido de um produto e suas expectativas.

Portanto a preocupação em atingir as expectativas dos clientes, é o que mais deve ter atenção em um plano de marketing, pois jamais deve se criar expectativas exageradas aos clientes, ou expectativas minimizadas.

Portanto, quando o Sr. Sirotsky Neto viu em São Paulo a enorme possibilidade de aumentar a sua empresa, de forma com que também aumente a visibilidade de marca, ele estava se baseando em uma tenra analise de mercado, onde se obteve estas informações. Segundo Dornelas, alguns fatores que devem ser levados em consideração quando desta análise de mercado, são as necessidades dos clientes, o valor gerado aos usuários, o ciclo de vida do produto ou do serviço, a estrutura do mercado, o tamanho do mercado junto com sua taxa de crescimento, e a possível participação do mercado.

Dornelas traz a informação de que os mercados de maior potencial e que possam trazer escalabilidade são os mais atrativos para a criação de novos negócios, pois possibilitam o crescimento rápido na participação do produto ou serviço e o estabelecimento de uma marca forte, já que há demanda por parte dos consumidores.

SEGUNDO DESAFIO: GESTÃO DE PROJETOS

As principais vantagens do gerenciamento por projeto são principalmente o fato de que há metas e objetivos facilmente entendidos, o projeto geralmente é descrito claramente em poucos termos, normalmente o projeto é protegido do mercado e de outros fatores que atingem o mercado, a novidade e o interesse específico do trabalho do projeto é atraente as pessoas e leva a formação de equipes eficientes.

Um dos grandes desafios da comunidade de administração contemporânea é justamente a tendência que se há em trabalhar com administração por projetos. Há várias vantagens de se trabalhar com esse método, tais como a simplicidade dos objetivos, a clareza dos propósitos e dos escopos, o controle independente, a facilidade de medição, a motivação e moral da equipe, a flexibilidade dos empregos, a mobilidade e também a facilidade de distribuição.

Partindo ao próximo ponto do projeto vem à execução ou implementação do mesmo. Esta com certeza é a parte mais importante do projeto. É onde se coloca em prática tudo o que foi planejado anteriormente. A eficiência do trabalho estará diretamente associada à qualidade dos planos já formulados. Nesta fase as analises de projeto são atualizadas, e os planos revistos quando necessário. O ciclo de vida dos projetos se baseia simplesmente no inicio onde se há o ponto de partida, começando com a semente de uma idéia, onde também estuda-se a viabilidade de tal projeto. Seguindo-se temos a questão do planejamento que é onde surgem as idéias sobre objetivos e alguns aspectos do plano já terão recebido as considerações iniciais.

Na última parte do ciclo vemos o controle e o encerramento do projeto. No controle serão calculados os índices de efetivo resultado do projeto e comparação com as expectativas. Na conclusão será feito o levantamento de todos os trabalhos realizados com finalmente o término de todas as atividades relacionadas ao trabalho.

As nove áreas de conhecimento do projeto são importantes, principalmente o tempo, os riscos e os escopos que devem todos estar previstos no inicio do projeto. Quando pensamos na comunicação, na qualidade, aquisições e nos recursos humanos, temos a consciência de que isto fará parte do projeto durante todo o tempo do mesmo.

TERCEIRO DESAFIO: ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

QUESTÂO Nº 1

A logística externa trata-se da área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa.É a parte do gerenciamento da cadeia de abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com objetivo de atender às exigências dos clientes.

Porém a logística interna controla movimentações internas de materiais nos processos de produção e fabricação e diz respeito ao controle de estoque. A logística interna também é conhecida como intralogística.A logística interna está relacionada ao recebimento de materiais; à conferência de caixas, unidades e paletes; à estocagem; ao abastecimento de linhas produtivas. A logística interna é praticada em diversos segmentos, tais como:petroquímico; siderurgia e metalurgia; construção civil; agronegócio; automotivo, entre outras opções. Quando bem executada, a logística interna ajuda a reduzir os estoques e a aproveitar melhor a mão de obra, reduzindo gastos com transporte.

Um dos processos da logística responsável pela administração dos materiais a partir da saída do produto da linha de produção até a entrega do produto no destino final é a Distribuição. Depois de o produto pronto ele é encaminhado ao distribuidor. O distribuidor por sua vez vende o produto para um varejista e em seguida aos consumidores finais.

Este é o processo mais comum de distribuição, porém dentro desse contexto existe uma série de variáveis e decisões de trade-off a serem tomadas pelo profissional de logística. Como regra geral as empresas mais fortes da cadeia de distribuição são quem definem quem será o responsável pela entrega do material/produto. Podemos concluir que este poder de decisão pode ser transferido rapidamente entre os elos, pois a globalização nos permite comprar um produto na china com frete FOB e ainda pagar mais barato do que uma compra em nossa região.As empresas estão cada vez mais terceirizando suas atividades relacionadas a distribuição e focando suas atividades no core bussiness da empresa.

A distribuição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com