TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produto Interno Bruto

Resenha: Produto Interno Bruto. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/7/2013  •  Resenha  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 4

Produto Interno Bruto

O Produto interno Bruto (PIB) é o somatório de todos os bens e serviços finais produzidos dentro do território nacional num dado período, valorizados a preço de mercado, sem levar em consideração se os fatores de produção são de propriedade de residentes ou não residentes.

A Economia também utiliza instrumentos de mensuração

A mensuração é feita, primeiro, pela transformação das unidades não monetárias - que são dadas em unidades de medida ou de peso, como os pesos em toneladas, os volumes em metros cúbicos, etc. – em unidades monetárias, para facilitar o sistema de contagem de tudo que foi produzido num determinado período de tempo, a fim de se obter o Produto Interno Bruto (PIB).

Além de transformação da produção em unidades monetárias, a produção total é quantificada através da contagem da produção final.

Comportamento dos agregados macroeconômicos no mercado de bens e serviços

Para o manejo de políticas macroeconômicas, torna-se necessário tentar estabelecer relações funcionais, de causa e efeito, entre os grandes agregados, isto é, que fatores afetam seu comportamento. Se conseguir estabelecer essas relações, as autoridades econômicas poderão ter uma melhor visão de como atuar sobre as mesmas, através da aplicação dos instrumentos de política econômica.

Essas relações entre variáveis macroeconômicas devem ser relativamente estáveis e regulares, isto é, ser válidas tanto na expansão como na recessão econômica, de forma a permitir às autoridades uma maior margem de previsibilidade em seu comportamento.

A condição de equilíbrio se dá quando Oferta de Mão de Obra = Demanda de Mão de Obra e as variáveis determinadas nesse mercado são:

• Nível de emprego;

• Taxa de salários monetários.

Há de se destacar que no estudo microeconômico é analisado as imperfeições observadas no mercado, onde é possível observar algumas situações em que os preços são determinados através de distorções provocadas em mercados distintos, tais como: monopólios, oligopólios, concorrência monopolista e concorrência perfeita. (KUPFER, 2002).

As várias formas ou estruturas de mercado dependem fundamentalmente de três características: (KUPFER, 2002).

• O número de empresas que compõem esse mercado.

• O tipo do produto (se as firmas fabricam produtos idênticos ou diferenciados).

• Se existem ou não barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado.

Funções da moeda e tipos de moeda

As funções da moeda no sistema econômico são fundamentalmente as seguintes:

• Instrumento ou meio de trocas: Por ter aceitação geral, serve para intermediar o fluxo de bens, serviços e fatores de produção da economia.

• Denominador comum monetário: Possibilita que sejam expressos em unidades monetárias os valores de todos os bens e serviços produzidos pelo sistema econômico. É um padrão de medida.

• Reserva de valor: A posse da moeda representa liquidez imediata para quem a possui. Assim, pode ser acumulada para a aquisição de um bem ou serviço no futuro. Claro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com