TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Industrial

Artigo: Produção Industrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Artigo  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 2

Produção Industrial

A produção industrial se inicio em domicílios,em suas próprias casas as pessoas que tinham artesanato como profissão começou a investir na criação ,no produto em casa ,a partir dai surgiu a produção industrial.Teve a manufatura que predominou, resultado da criação,ampliação de empresas, mercado, começou a ter consumidores. Nesse momento, já ocorre um aumento na produtividade do trabalho,devido a divisão social da produção, onde cada trabalhador realizava uma etapa na confeção de um produto dentro das empresas.

Aconteceu tambem que o meio fisico natural e das materias-primas ,em conjunto com as pessoas dispostas a trabalhar contribuiram para condições naturais, tais como a proximidade do rio, de florestas, de argila, de pedreiras, ou por condições já criadas pelo próprio homem como sejam: a exploração mineira, a criação de gado lanígero ou o cultivo de produtos agrícolas susceptíveis de transformação. Uma especialização intensiva começou quando as diferenças na obtenção de matérias-primas, na qualidade dos produtos ou na produtividade e sobretudo quando as diferenças do custo de fabricação exerciam forte influência sobre o nível dos preços. Numerosas regiões e ramos de atividade passaram a ser considerados como industriais. A produção industrial exige a combinação de quatro fatores fundamentais: o emprego sistemático e intensivo de máquinas acionadas por uma força motriz; o emprego de processos tecnológicos direcionados para a produção de bens para o mercado; a utilização duma quota crescente de capital constante; a concentração dos meios de produção e dos operários assalariados num local único, onde funcionasse igualmente a unidade de direção e de controlo. Com a substituição de mão de obra para produção com máquinas resultou na aceleração do desenvolvimento económico, mas também em transformações sociais relevantes,como maquinas que começaram a serem produzidas por outras maquinas, já programadas para tais fins ,funções para se criar o produto .

Financiar um equipamento industrial era necessário recorrer ao capital. Criou-se um papel para um novo tipo de capitalista, não mais apenas como usurário ou comerciante retalhista ou grossista, mas também como projetista e organizador de unidades de produção, capaz de corporizar uma disciplina para uma quantidade de trabalhadores que, destituídos da sua cidadania económica, tinham de ser constrangidos ao cumprimento de tarefas despersonalizadas, para as quais não estavam preparados.

Na indústria as matérias-primas não dependiam do adiantamento prévio de capital, pois o objeto de trabalho não é produto de trabalho anterior, mas produto oferecido pela natureza. Na mineração, por exemplo, um pequeno capital basta para iniciar uma produção em pequena escala. Exemplo o carvão era muitas vezes extraído por lavradores que trabalhavam por sua própria conta ou por conta do proprietário senhorial. No entanto, os meios técnicos aplicados tornaram-se mais aperfeiçoados, permitiram conduzir a extração mineira a maiores profundidades, à instalação de aparelhagem adequada, fatores que exigiam já um capital considerável.para aquele produto a ser criado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com