TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual Individual I - Case

Por:   •  22/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.396 Palavras (10 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

MAURO ALFREDO DE SOUZA

 

ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA

[pic 4]

TEÓFILO OTONI - MG

2015-02

 MAURO ALFREDO DE SOUZA[pic 5]

COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES: estudo de caso

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Marketing  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como Atividade Interdisciplinar com eixo integrador das disciplinas: Marketing e Vendas; Direito Empresarial e do Consumidor; Métodos Quantitativos; Análise e Pesquisa de Mercado.

Orientador: Prof: Marcos Roberto Marques; Jossan Batistute; Paula Cristina de Oliveira Klefens; Fábio Regioli.

TEÓFILO OTONI - MG

2015-02

SUMÁRIO[pic 6]

1 INTRODUÇÃO        

2 ESTUDO DE CASO: REPOSICIONADA, COLCCI CELEBRA ESTRATÉGIA DE MARKETING BEM SUCEDIDA        

2.1 Marketing de vendas        

2.2 Direito empresarial e do consumidor        

2.3 Métodos quantitativos        

2.4 Análise e pesquisa de mercado        

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS        

[pic 7]

1 INTRODUÇÃO

O presente estudo tem como objetivo analisar a situação descrita no case “Reposicionada, Colcci celebra estratégia de marketing bem-sucedida”, com foco na gestão de marketing, tomando como base os aspectos e conteúdos trabalhados nas disciplinas do semestre, do curso Tecnologia em Marketing.

Em um primeiro momento será analisada o marketing de vendas, a partir do indicativo no texto que fala em atingir o maior número possível de consumidores, indicando inclusive o primeiro público focado pela empresa na primeira campanha de televisão, delimitando então qual foi a estratégia utilizada pela empresa, e qual o público que foi focado.

Com relação ao Direito empresarial e do consumidor, verifica-se que no caso que a Colcci deseje realizar uma nova campanha publicitária, quais seriam os principais cuidados que ela e a agencia de publicidade devem ter para não ferir as disposições legais, em especial o código de defesa do consumidor, não correndo então riscos de ter problemas jurídicos.

No quesito métodos quantitativos, é oportuno constatar que a estatística traz para o marketing um perfil adequado na inspeção e análise de mercado, na sondagem e avaliação de oportunidades, na análise e desenvolvimento de produtos e campanhas publicitárias, nesse sentindo colocou-se a disposição uma pesquisa quanto a análise de regressão e correlação na área mercadológica em estudo.

Por fim a análise e pesquisa de mercado, que teve como foco discutir como a pesquisa de marketing teve influência no processo de tomada de decisão das empresas e quais as principais abordagens metodológicas que profissionais dessa área podem utilizar nas pesquisas voltadas para a análise do comportamento do consumidor.

2 ESTUDO DE CASO: REPOSICIONADA, COLCCI CELEBRA ESTRATÉGIA DE MARKETING BEM SUCEDIDA[pic 8]

2.1 Marketing de Vendas

“Ao detectar a carência de opções de moda para o público jovem, a Colcci investiu no ramo e hoje é referência para novos e antigos consumidores”.  Isso se chama segmentação de mercado, não existem dois clientes exatamente iguais, e é muito difícil, se não impossível, satisfazer todos os consumidores de uma mesma forma. Para atender às diversas necessidades no mercado, torna-se necessário dividi-lo e concentrar os esforços em grupos menores, ou segmentos, cada qual com suas particularidades.

Consumidores dentro de cada segmento tendem a ter similaridades que podem ser baseadas em características pessoais, comportamento de compras ou aspectos psicológicos. Com isso, a empresa apela para segmentos do público consumidor e desenvolve diferentes compostos de marketing que melhor se ajustam às necessidades e desejos de cada segmento de mercado (MORETTI; LENZI; ZUCCO, 2012).

“Pouco tempo depois a Colcci chegou a TV com foco no público jovem. Para atingir este tipo de consumidor a marca investiu em TV fechada, através do canal MTV que tem grande aceitação pelos jovens”.

De acordo com o artigo em estudo, fica claro que o foco foi do grupo de jovens, e com a segmentação de mercado é possível definir a quem será feita a oferta do produto/serviço da empresa, ou a que tipos de clientes a empresa irá se orientar. Ou, ainda, como a empresa irá tratar cada cliente parcela do mercado. Para cada segmento, a empresa adota um esquema diferente e apropriado de gestão de vendas.

No fundo, marketing significa essencialmente um complexo processo de tomada de decisões e de resolução de problemas. O processo de resolução de problemas busca soluções, enquanto a tomada de decisões significa a escolha da melhor alternativa de solução. As informações obtidas na pesquisa e na análise de mercado representam o insumo vital para uma tomada de decisão eficaz por parte da empresa (MORETTI; LENZI; ZUCCO, 2012).

De acordo com o escritor Kotler, após a identificação de um segmento distinto, a questão é se ele deve ser gerenciado como parte da organização existente ou se justifica a constituição de um negócio a parte, para formar um segmento estratégico.

2.2 Direito Empresarial e do Consumidor

Considerando que a publicidade deve ser confiável no conteúdo, e honesta na apresentação, pois é da confiança pública que depende seu êxito, dispõem-se que as peças de publicidade e, de forma geral, a atividade publicitária se acham naturalmente subordinadas ao império da lei e devem reger-se pelo princípio da legalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (155.7 Kb)   docx (30.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com