TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto AMBI

Tese: Projeto AMBI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  Tese  •  944 Palavras (4 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 4

Passo 2:Passo 2:Passo 2:Passo 2:Passo 2:Projeto AMBI

Apresentamos uma proposta para orientar, passo a passo, agentes municipais e regionais, indivíduos ou instituições, que queiram iniciar o processo de construção de Agenda 21 Local, de modo a contribuir para o fortalecimento de fóruns locais ou implementar ações de desenvolvimento para a sustentabilidade das relações de preservação, equidade social e viabilidade econômica numa diversidade socioambiental, de acordo com os princípios e as premissas definidas na Agenda 21 Brasileira que regem a parceria governo e sociedade.

1° Passo: Mobilizar para Sensibilizar Governo e Sociedade

2° Passo: Criar o Fórum da Agenda 21 Local

3° Passo: Elaborar o Diagnóstico Participativo

4° Passo: elaborar o Plano de Desenvolvimento Local e divulgar a Publicação da Agenda 21 Local

5° Passo: Implementar o Plano de Desenvolvimento Local

6º PASSO: Monitorar e Avaliar o Plano de Desenvolvimento Local

O projeto Águas e matas da bacia do Ivinhema – AMBI definiu como prioridade incentivar e apoiar a construção de Agendas 21 Locais, como estratégia de elevar o padrão de sustentabilidade socioambiental da bacia hidrográfica do rio Ivinhema, unidade de planejamento natural e em gestão ambiental municipal em sete unidades administrativas municipais.

O objetivo da Agenda 21 Local é elaborar um plano para transformar a realidade local no cenário desejado por todos,

fortalecendo a participação, a cidadania ativa e consolidando a formação de sociedades sustentáveis, descentralizada dos municípios para a unidade natural bacia hidrográfica.

Esta cartilha afirma em seus diferentes passos que a Agenda 21 é, em primeiro lugar, um processo de parceria entre Estado e sociedade. Não existe Agenda 21 Local da sociedade sem o a presença do Estado, nem o Estado sem a sociedade, seus governos transitórios.

Primeiro passo

Mobilizar para sensibilizar governo e sociedade por meio de seminários, oficinas e campanhas

Mobilizar e sensibilizar são ações fundamentais para o sucesso da Agenda 21 Local ao longo de toda a sua implementação. Recomenda-se que o grupo formado para iniciar o processo realize as seguintes ações:

• Estabelecer a sua forma de atuação;

• Reunir dados e informações sobre as características básicas do espaço geográfico onde será construída a Agenda 21 Local;

• Reunir informações sobre programas, projetos e ações governamentais e não-governamentais voltadas para o desenvolvimento sustentável que estão em andamento;

•Identificar parceiros que possam contribuir para a realização dos eventos iniciais de mobilização e sensibilização.

Segundo passo

Criar o Fórum da Agenda 21 Local

Para as primeiras reuniões de discussão sobre a criação, composição e formalização do fórum, todos os setores da comunidade deverão

ser convidados: o setor produtivo rural e urbano, as diferentes lideranças comunitárias, representantes dos diversos poderes constituídos (executivo, legislativo e judiciário), das igrejas, das escolas e universidades, dos bancos, dos sindicatos, organizações não governamentais que militam por grupos da sociedade, como mulheres e negros, etc., sociedade e governo juntos. O Fórum da Agenda 21 Local pode ser exercido por uma estrutura já existente e em funcionamento, desde que esta conte com a representação dos diferentes setores da sociedade local e que assuma em suas atribuições a construção e implementação da Agenda 21 Local.

Terceiro passo

Conhecer e compreender a realidade local por um Diagnóstico Participativo

É um diagnóstico que oriente a definição de estratégias de ação rumo à sustentabilidade local, que reflita a realidade da comunidade. Deve-se evitar modelos com processos longos e caros que tendem a estabelecer prioridades e metas sem ouvir a comunidade local.

Para conhecer a realidade local em suas dimensões sociais, ambientais, econômicas, culturais e político-institucionais, o Fórum da Agenda 21 Local deverá:

• Definir como e quem irá realizar o diagnóstico participativo;

• Realizar levantamento detalhado de dados, informações, análises, planos diretores, planos plurianuais, planejamento estratégico, etc.

• Sistematizar as informações

coletadas no 1º Passo sobre as características locais, para descrever a realidade local em suas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com