TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propriedade Intelectual

Por:   •  9/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.017 Palavras (5 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC

CENTRO DE EDUCAÇÃO DO PLANALTO NORTE – CEPLAN

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – HABILITAÇÃO MECÂNICA

DISCIPLINA: HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO

ANÁLISE DE ACIDENTES DE TRABALHO BASEADO EM MUDANÇAS E BARREIRAS, MODELO DE ANÁLISE E PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO – M.A.P.A

ACADÊMICOS: JEFFERSON ALTENHOFEN

YAGO ZANCHET CRISTIANO

PROF. CHRISTIAN DOS SANTOS

SÃO BENTO DO SUL – 2016

Sumário

Nenhuma entrada de sumário foi encontrada.

1. INTRODUÇÃO

Acidentes de trabalho (AT) constituem o principal agravo à saúde dos trabalhadores no Brasil. Dados oficiais revelam verdadeira epidemia com elevados custos humanos, sociais e financeiros. Tendo em vista seus impactos foram eleitos como prioridades de intervenção do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e da Saúde (MS) por meio da Rede Nacional de Atenção integral à Saúde do Trabalhador (RENAST). (Santana V, 2005)

Se bem analisados, os acidentes são oportunidades de aprendizado organizacional abrindo possibilidade de prevenção de novas ocorrências. Na prática cotidiana dos serviços, constata-se a necessidade de melhorar os métodos e a capacidade analítica dos profissionais da área, uma vez que a formação destes é influenciada pela abordagem tradicional, na qual ainda vigoram as abordagens oriundas das disciplinas clássicas como a medicina do trabalho, higiene e seguran- ça do trabalho, que tendem a focalizar a atenção nos fatores de risco de acidentes, especialmente o comportamento dos operadores e ou aspectos técnicos próximos ao evento, deixando de lado os determinantes organizacionais, o que pode resultar em intervenções parciais e mesmo de baixa eficácia. (Vilela Rag, 2012)

        Este trabalho apresenta e analisa modelos de análise de acidentes com base na metodologia M.A.P.A, com estudos de caso da empresa Arauco.

2. METODOLOGIA

Os formulários que serão apresentados a seguir foram retirados do sistema da Arauco do Brasil – Planta Piên.

Nos modelos utilizados, retirados do setor MASSO e SGI, apresentam uma análise completa de incidentes e demais ocorrências geradas na empresa.

Com um vasto número de ferramentas para análise, como 8-M’s, 5 porquês, análise de causa raiz (ISHIKAWA) planos de ações, todo um PDCA completo para finalizar o processo e prevenir futuras não conformidades com o sistema de saúde e segurança.

Nas análises abaixo, segue relatórios de análise de incidentes ocupacionais simulados de gravidade real ou potencial menor igual a dois ocorrida na Arauco – Piên.

2.1 BASEADO EM MUDANÇAS

Acidente baseado em mudanças são fatos ocorridos através da mudança da forma repentina de trabalho a partir de um evento isolado ou nunca ocorrido no local da ocorrência. Mudanças repentinas em máquinas, clima, construção, organização de materiais, entre outros que podem gerar um incidente.

A análise começa com a descrição do ocorrido e registro fotográfico (simulação) juntamente com todas informações pessoais de cada colaborador que participou e possíveis envolvidos com o incidente, cujos não serão revelados na descrição.

Na descrição conforme entrevistas foi relatado que “O colaborador nos relatou que ao realizar o check-list na empilhadeira para iniciar as atividades do turno, pisou sobre um pedaço de madeira "barrote" com um prego exposto, vindo a sofrer um pequeno ferimento em seu pé direito”.

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Na sequência da análise, aplicado a ferramenta de 8-Ms que é levantado todas as causas possíveis do ocorrido. Em Materiais foi classificado como “Armazenamento inadequado em relação às características intrínsecas”e em Management/Money, “Falha da detectação de condições inseguras de trabalho”.

[pic 6]

[pic 7][pic 8]

Na análise de causas fundamentais que é onde selecionada a causa mais provável através dos 8-Ms, identificando como causa fundamental o “Armazenamento inadequado em relação as características intrisecas”.

[pic 9]

Na análise dos 5 porques, identificado como causa-raíz a “falta de organização e limpeza”.

[pic 10]

Por fim, planejado ações para serem aplicada em prazo determidado.[pic 11]

2.2 Baseado em barreiras

Análises de acidentes baseados em barreiras são recorrentes de um fato ocorrido junto a um mecanismo destinado a proteger ou prevenir de um transporte de massa, energia ou informação. Tais mecanismos são utilizados na atuação do controle de determinada situação de risco ou perigo, podendo ser barreiras físicas, funcionais simbólicas ou imateriais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (730.7 Kb)   docx (400.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com