TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTÕES DE FUNDAMENTOS DE ECONOMIA

Por:   •  3/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  935 Palavras (4 Páginas)  •  923 Visualizações

Página 1 de 4

UFMS

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

KARINE DA ROCHA SCHULTZ

QUESTÕES DE FUNDAMENTOS DE ECONOMIA

CAMPO GRANDE, MS

2014

KARINE DA ROCHA SCHULTZ

QUESTÕES DE FUNDAMENTOS DE ECONOMIA

[pic 1]

CAMPO GRANDE, MS

2014

QUESTÃO REFERENTE AO TEXTO 1

O comportamento da oferta e da demanda está subordinado à lei da Oferta e Demanda. Alguns fatores foram apresentados como modificadores desse comportamento e, por sua vez, tais fatores interferem no equilíbrio do mercado. Um desses fatores é a expectativa, conforme a apresentada no texto 1. Baseando-se na teoria apresentada na disciplina, explique como tal expectativa afetará a oferta, a demanda e o equilíbrio do mercado da construção civil.    

A Oferta e a Demanda são as forças fundamentais do mercado. Cada uma pode ser representada por uma curva, a primeira positiva, e a segunda negativamente inclinada, que mostram como a quantidade ofertada e demandada de um bem depende do preço, que é determinado  pela interação dessas duas curvas. Sendo assim, quando as curvas de oferta e demanda se cruzam, indica que o preço de equilíbrio de mercado está estabelecido. Isso é explicado pela lei da oferta e da demanda, que diz que o preço de qualquer bem ou serviço ajusta-se para trazer a quantidade demandada e ofertada desse bem ao equilíbrio.

Alcançar o ponto de equilíbrio é uma tendência natural dos mercados quando há verdadeira concorrência entre produtores e entre os consumidores. Porém, ele pode ser mudado devido a alguns fatores, quando estes ocasionam o deslocamento das curvas de oferta e demanda.

No texto I em estudo, "Rio 2016: a hora é agora", o fator responsável pela mudança nas curvas é a expectativa. A alteração no comportamento das pessoas muitas vezes não é determinada pelas circunstâncias atuais, mas sim pelas expectativas quanto as condições futuras. A escolha do Rio de Janeiro como sede para as Olimpíadas de 2016 induz investimentos em diversos campos da economia, principalmente no da construção civil. Sendo assim, e levando em conta o cenário de eventos como esse que já aconteceram, a tendência é que os imóveis cada vez sejam mais valorizados.

Esse fato pode afetar a oferta e a demanda por um bem ou serviço hoje, e consequentemente, seu ponto de equilíbrio. A expectativa de preços mais altos no futuro podem induzir a não ofertar agora, ou seja, entre ofertar um imóvel hoje, pelo preço de equilíbrio atual, e futuramente, com um preço mais elevado e a possibilidade de obtenção de um maior lucro, o proprietário provavelmente prefere a segunda opção.

Do outro lado está o consumidor ou investidor. Com a expectativa de que os preços futuramente vão aumentar, é provável que a demanda por imóveis aumente atualmente, já que, pode ser um gasto a menos com a propriedade por comprar antes que o preço de equilíbrio suba, ou um investimento (comprar agora para vender depois).

QUESTÃO REFERENTE AO TEXTO 5

Explique o que é elasticidade expondo os fatores que nela interferem. Utilize o fato noticiado no texto 5 para fundamentar a teoria de que a elasticidade varia de acordo definição do mercado observado. Compare no texto 5 a elasticidade das obras de pequeno e grande porte.  

O grau de sensibilidade para a quantidade demandada ou a alteração percentual na quantidade ofertada devido a oscilações do preço, pode ser chamada de elasticidade. Existem alguns fatores que a determinam, dentre eles estão: a flexibilidade (disponibilidade) dos fatores de produção, a necessidade do bem (necessário ou supérfluo), a capacidade de produzir bens  alternativos e o tempo, já que a longo prazo os itens tendem a ser mais elásticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (92.6 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com