TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais os objetivos primários e secundários da ergonomia?

Por:   •  20/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  978 Palavras (4 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 4

Lista 1 Exercícios Ergonomia

  1. Quais os objetivos primários e secundários da ergonomia?

Os objetivos primários são, adaptar o trabalho ao homem (não o contrário), a adaptação do posto de trabalho, dos instrumentos, das máquinas, do tempo de trabalho e do meio ambiente às necessidades do homem e propiciar a facilitação do trabalho e um melhor rendimento do esforço humano. Os objetivos secundários são, a segurança, satisfação e o bem-estar dos trabalhadores no relacionamento com os sistemas produtivos, garantir que a prática laboral e o uso do equipamento/produto não causem problemas à saúde do usuário.

  1. Quais as vantagens de incluírem-se análises ergonômicas desde as etapas iniciais de concepção de um sistema?

Um exemplo da vantagem de incluir a análise ergonômica desde a etapa inicial de concepção de um sistema está na questão de selecionar e formar o operador de acordo com as exigências e características das máquinas, mesmo que sua aprendizagem demore mais tempo.

  1. Conceitue o caráter interdisciplinar da ergonomia.

A Ergonomia é uma ciência interdisciplinar, cujo objetivo prático é a adaptação do posto de trabalho, dos instrumentos, das máquinas, do tempo de trabalho e do meio ambiente às necessidades do homem. A realização de tais objetivos, em nível industrial, propicia a facilitação do trabalho e um melhor rendimento do esforço humano.

  1. Exemplifique duas situações de aplicação da ergonomia.

Um exemplo é a Ergonomia organizacional: Esse tipo de ergonomia pode orientar mudanças no modo de liderança executado, apontando melhorias na forma de gestão. Visto que considera as pessoas como parte do sistema, um exemplo de aplicação desta ergonomia é a consideração do feedback da equipe para propor novas formas de trabalho, políticas ou outras mudanças.

Outro exemplo da aplicação da ergonomia seria a Ergonomia cognitiva: Esse tipo de ergonomia envolve as ações de treinamento e desenvolvimento dos funcionários com o intuito de oferecer a eles o conhecimento necessário para desempenhar as suas tarefas de forma mais prática, minimizando o esforço e a carga mental. Também envolve programas e ações que visam a melhoria nas relações entre colegas e líderes.

  1. Qual a diferença entre sistemas abertos e fechados?

Nos sistemas abertos, há necessidade de intervenção externa para se corrigir o desempenho, enquanto que nos sistemas fechados, há mecanismos de autocorreção. Estas são feitas de forma automática e continua, com realimentações.  O sistema fechado é também chamado de servossistema, os seres vivos são geralmente servossistemas, os servossistemas têm capacidade de adaptar-se, modificando o seu comportamento em vista de eventos imprevistos.

  1. Explique os fatores fisiológicos, cognitivos e organizacionais da ergonomia. Como se relacionam entre si?

Ergonomia Física trata da relação entre as atividades físicas executadas e as características da anatomia do ser humano, sua fisiologia, antropometria e biomecânica. Os principais tópicos analisados nesse tipo são: a postura no trabalho, a forma como os materiais são manuseados, a presença de movimentos repetitivos, a projeção dos postos de trabalho, os possíveis distúrbios musculoesqueléticos, a segurança e a saúde do trabalhador. A fim de obter o melhor desempenho humano na realização de suas tarefas, a ergonomia física ocupa-se com a realização de estudos antropométricos, que consistem em analisar as medidas do corpo humano.

Ergonomia Cognitiva trata dos processos mentais utilizados pelo ser humano na realização de suas atividades e como eles afetam suas interações com outros elementos de um sistema. Entre esses processos, destacam-se raciocínio, resposta motora, percepção e memória. Os principais aspectos avaliados por esse tipo de ergonomia são: o estudo da carga mental exigida pelo trabalho, os processos de tomada de decisão, o desempenho especializado em determinadas áreas, a forma como ocorre a interação entre homem e máquinas, a confiabilidade humana, o estresse de origem profissional, a formação da concepção de pessoa-sistema e o treinamento concernente aos projetos que envolvem seres humanos e sistemas. A ergonomia cognitiva se propõe a avaliar e intervir nas questões que podem influenciar no nível mental dos trabalhadores, seu principal objetivo é buscar medidas que diminuirão os fatores de estresse no ambiente de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (49.1 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com