TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questao crimeia

Por:   •  2/5/2016  •  Dissertação  •  963 Palavras (4 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 4

Questão da Criméia

        A Criméia é uma região que fica no leste ucraniano que se caracteriza por possuir fortes ligações históricas e étnicas com a Rússia e por possuir um porto com saída estratégica para o Mar Negro. Essa região começa a ser controlada por forças russas no século XVIII quando é anexada ao Império Russo e persiste dessa forma ate a queda da união soviética.

        Durante o regime soviético a Criméia foi palco de inúmeros confrontos da segunda guerra mundial tendo sido controlada pela Alemanha de Hitler de 1941 ate 1944. Após a retomada desse território pelas tropas soviéticas o governo central, comandado por Josef Stalin, começa a deportar toda a população de tártaros que habitavam a região para o Cazaquistão, como uma  punição , sob a alegação de que esse grupo étnico haviam colaborado com as tropas nazista durante a  ocupação.

        Em 1955 o então secretario geral do partido comunista, Nikita Khrushchev, emite um decreto que transfere a Criméia da Republica Socialista Soviética da Rússia para a Republica Socialista Soviética da Ucrânia. Essa medida foi feita como uma "medida simbólica" que visava comemorar o 300º aniversário da integração da Ucrânia ao Império Russo. Nos anos que se seguiram o território passou a possuir um polo turístico que atraia inúmeros visitantes de todo o leste europeu além de se consolidar como uma região portuária e militar de suma importância.

        Com o colapso da União Soviética , em 1991 , a Criméia passa a ser uma região autônoma pertencente a Ucrânia .Em 1994 um candidato nacionalista , Yuriy Meshkov , ganha as eleições presidenciais na Criméia e convoca um referendo sobre o estatuto da região , como contra partida o governo ucraniano  destitui o então presidente da Crimeia, juntamente com o seu cargo, alegando  que ele teria atuado contra o Estado ucraniano e estaria promovendo uma integração com a Rússia. Com a ratificação do Tratado de Amizade, Cooperação e Parceria, em maio de 1997, entre Rússia e Ucrânia, as tensões começaram a diminuir na região.

A crise

        Atravessando uma grave crise econômica o presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovych , se recusar a assinar um acordo de associação com a União Europeia preferindo estreitar relações com a Rússia  que  prometia um pacote de ajuda financeira com empréstimos além de  descontos no preço do gás . A decisão do presidente insuflou uma onda de  protestos que ocupou a prefeitura de Kiev e a Praça da Independência .Em contra partida o governo reagiu com prisões arbitrarias e violência .Em 21 de fevereiro o parlamento ucraniano destitui o presidente Yanukovych e instaurou um governo provisório com uma tendência pro-Europa.

        Cinco dias após a queda de Yanukovych o Parlamento da Crimeia é tomado, por grupos paramilitares pro Rússia  que  anunciam um referendo para o dia 16 de março de 2014, visando decidir se a população crimeana optaria por uma anexação à Rússia ou pela restauração da Constituição da Crimeia de 1992 que dava mais autonomia à região e a tornaria mais independente da Ucrânia.  Nota-se que as opções disponíveis não incluíram manter a Crimeia como estava no momento em que o referendo foi realizado ,logo, seja   qual fosse o resultado do plebiscito haveria uma mudança significativa na Criméia. O plebiscito foi firmemente repudiado pelos Estados Unidos e pela União Europeia em contrapartida, a Rússia apoiou e afirmou que o plebiscito era valido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (83.9 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com