TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário História Econômica

Por:   •  22/4/2015  •  Seminário  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 2

UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

FCE - Faculdade de Ciências Econômicas

DERI - Departamento de Economia e Relações Internacionais

Disciplina: ECO 02257 – História Econômica Geral

Professor: Eduardo Ernesto Filippi

Questionário preparatório à 1ª avaliação [23/abril/2015]

  1. Anderson, em Passagens da antiguidade ao feudalismo (1982: 164...) destaca as "características estruturais específicas do feudalismo ocidental”. Disserte a respeito de: (i) quais foram as características do feudalismo avançadas pelo autor; (ii) quais foram os distintos papéis das classes sociais sob o feudalismo; e, (iii) segundo o autor, quais foram as razões do colapso do modo de produção feudal?
  2. Em A pré-história da economia (1988) Bianchi nos traz uma série de autores e ideias que conformam e definem o homem enquanto um agente econômico. Disserte sobre os elementos trazidos à tona pela autora - Estado, religião, entre outros - e que se encontram na base do modo de produção capitalista.
  3. Segundo Dobb (A evolução do capitalismo, 1983) disserte sobre a importância das cidades (burgos) para a afirmação do modo de produção capitalista a partir da seguinte afirmação do autor: "É evidente que a fonte de acumulação de capital tem de ser buscada não dentro, mas fora desse pequeno modo de produção que os artesanatos urbanos entronizavam: nos desenvolvimentos que logo viriam perturbar a simplicidade primitiva dessas comunidades urbanas" (p. 63).
  4. Disserte sobre a centralidade do fator "trabalho" no texto "Formações econômicas pré-capitalistas" (Marx, 2011). Afinal, segundo o autor, por que o "trabalho livre" é tão importante ao modo de produção capitalista?
  5. O que Marx (O capital, 1996: cap. 24, p. 340), quer nos dizer quando afirma que “[a] estrutura econômica da sociedade capitalista proveio da estrutura econômica da sociedade feudal. A decomposição desta liberou os elementos daquela”?
  6. Hobsbawm, em "A era das revoluções - 1789-1848" (1997), discorre sobre uma série de revoluções ocorridas na segunda metade do século XVIII e que modificaram a face econômica e social da Europa ocidental. A partir das ideias do autor disserte sobre os fatores econômicos que conduziram à Revolução Francesa e à expansão da indústria além das ilhas britânicas.
  7. Sobre a revolução industrial inglesa disserte sobre a seguinte afirmação de Landes (Prometeu desacorrentado..., 2005: 65): “[o] que distinguiu a indústria britânica (...) foi uma excepcional sensibilidade e receptividade às oportunidades pecuniárias. Trata-se de um povo fascinado pela riqueza e pelo comércio, coletiva e individualmente”. Em sua resposta inclua a mudança tecnológica e social ocorrida no período.
  8. Hobsbawm, em "Os destruidores de máquinas" (1998: 16) escreve que "(...) o triunfo mecanização era inevitável". Segundo o autor, o que tal passagem significa?

Bom trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (70.3 Kb)   docx (747.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com