TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões de Microeconomia

Ensaio: Questões de Microeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  Ensaio  •  779 Palavras (4 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 4

1) (1,0 ponto) Explique cada um dos pontos (A, B, C e D) da Curva de Possibilidade de Produção abaixo:

O ponto A indica que não há como produzir os dois bens, pois não há recursos suficientes para que isto ocorra. O ponto B e D indicam que está sendo operado com capacidade ociosa ou desemprego, e do D para o B quanto menos se produz do Bem 2 mais se produz do Bem 1. Quanto ao ponto C, este indica que a economia opera em plena capacidade utilizando todos os fatores de produção disponíveis.

2) (1,0 ponto) Nada é mais útil do que a água. Entretanto, poucas coisas têm o preço menor que o dela. Já o diamante é de pouca ou nenhuma utilidade. Todavia, seu preço é extremamente elevado. Assim, aparentemente, utilidade e preço não possuem nenhuma relação entre si. Essa aparente disparidade entre utilidade e preço ficou conhecida como o Paradoxo do Valor. Você seria capaz de resolver esse paradoxo, restabelecendo uma ligação entre utilidade e preço?

Este paradoxo pode ser entendido através dos conceitos de utilidade total que tende a aumentar quanto maior a quantidade consumida do bem ou serviço, quanto a utilidade marginal tende a diminuir quanto maior a quantidade consumida. Neste paradoxo, a água tem grande utilidade total, mas baixa utilidade marginal, que é a satisfação adicional obtida pelo consumidor, já o diamante, pelo fato de ser escasso, tem grande utilidade marginal.

3) (0,5 ponto) Defina utilidade total e utilidade marginal.

Utilidade total tende a aumentar quanto maior a quantidade consumida do bem ou serviço e a utilidade marginal tende a diminuir quanto maior a quantidade consumida.

4) (0,5 ponto) Defina curva de indiferença. Por que duas curvas de indiferença nunca podem se cruzar?

A curva de indiferença representa as combinações de bens que mercado que fornecem para um mesmo nível de satisfação a uma pessoa. Assim, ele não tem preferência entre uma combinação contra a outra, já que cada uma provê um mesmo nível de satisfação. De acordo com o pressuposto da transitividade, as curvas de indiferença jamais podem se cruzar, uma vez que existiria um ponto no cruzamento onde as utilidades das duas curvas seria a mesma, caracterizando uma mesma curva. O pressuposto da transitividade nos diz que se um bem A é preferível ao bem B, e que este mesmo bem B é preferível ao bem C, o bem A deve ser necessariamente preferível ao bem C. Isto ocorre, pois ao dizer que um bem é preferível a outro, isto implica que este bem tem uma utilidade maior que o outro. Dessa forma, de acordo com o exemplo, seria impossível que C tivesse uma utilidade maior que a de A.

5) (1,0 ponto) De que depende a posição da reta orçamentária?

Depende do preço do bem, do preço de bens substitutos ou complementares, da renda, dos hábitos, gostos e preferências do consumidor, da propaganda feita para aumentar o consumo deste bem e dos fatores climáticos e sazonais.

6) (1,0 ponto) Dados

Qx= 60 – 4,3px + 0,8py - 0,6Pz + 50R,

Onde Qx=quantidade demanda do bem ou serviço x

px = preço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com