TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões de econômica

Por:   •  13/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 2

Conceitue economia:

Economia é o estudo de como as pessoas e a sociedade decidem empregar recursos escassos, que poderiam ter utilizações alternativas para produzir bens variados.

Conceitue Inflação:

Inflação é um conceito econômico que representa o aumento de preços dos produtos e serviços num determinado país ou região, durante um período. No Processo inflacionário o poder de compra da moeda cai.

Explique as Politicas, – Fiscal – Cambial – Monetária:

Politica Fiscal: É a ação do estado no que se refere às receitas e despesas do governo. (Receitas: Tudo que o governo arrecada num determinado período; Despesas tudo que o governo gasta num determinado período).

Politica Cambial: É a administração da taxa de cambio para garantir o funcionamento regular do mercado. O gestor da politica cambial é o BACEN que atua nas transações entre o Brasil e o exterior.

Politica Monetária: É o conjunto de medidas adotadas pelo governo para adequar a quantidade de moeda em circulação as necessidades da economia.

O que significa as siglas PIB, IPCA, IPC, IGPM, INPC.

PIB – Produto Interno Bruto. IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo. IPC – Índice de Preços ao Consumidor. IGMP – Índice Geral de Preços do Mercado. INPC – Índice Nacional de Preços ao consumidor.

Explique o que é taxa SELIC, e qual o valor da taxa atualmente.

A taxa SELIC (sistema especial de liquidação e de custodia) é um índice pelo qual as taxas de juros cobradas pelos bancos no Brasil se balizam. A taxa é uma ferramenta de politica monetária utilizada pelo banco central do Brasil para atingir a meta das taxas de juros estabelecidas pelo comitê de politica monetária (COPOM). É o valor da taxa atualmente é 12,25 a.a. .

Qual o ministério responsável pelas diretrizes econômicas do país? Qual o nome do ministro atualmente?

O ministério da Fazenda e o ministro atual é o Joaquim Levy.

Quais foram as politicas expostas por este ministério para o governo atual?

Retração dos gastos públicos, mantidos os juros altos, em uma situação mundial de debilidade comercial, equivale a uma estratégia que mantém a receita e usuária dos mais ricos as custas da ocupação e do provento dos mais pobres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (40.4 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com