TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECURSOS DE QUARTOS MULTIFUNCIONAL: MEU ÁLBUM DIGITAL

Projeto de pesquisa: RECURSOS DE QUARTOS MULTIFUNCIONAL: MEU ÁLBUM DIGITAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.073 Palavras (13 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 13

PIBID – LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO:

SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS : MEU ÁLBUM DIGITAL.

Genivaldo Pereira da Rocha¹

Graduando em Computação pela Universidade do Estado de Mato Grosso

Genivaldop.rocha@gmail.com

Wallace Mendes Valeriano²

Graduando em Computação pela Universidade do Estado de Mato Grosso

wallacemv13@gmail.com

Resumo

“O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), voltado o Uso da Informática em Benefício da Educação Básica”, e tem como objetivo principal a inclusão da informática nas disciplinas básicas do ensino fundamental. É desenvolvido na Escola Estadual Criança Cidadã (CAIC), pelos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Computação, da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus Cáceres. É importante destacar que além das experiências de sala de aula, há ainda a troca de conhecimento entre os bolsistas, professores da escola e orientadores do projeto. Essa troca permite uma relação entre a teoria e a prática de cada realidade tornando os envolvidos mais críticos, observadores, profissionais preparados e dispostos a produzir um ensino de qualidade. A inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas proporciona uma formação acadêmica sólida, ancorada na realidade e a oportunidade de refletir sobre a prática no fazer cotidiano. Nas escolas, os estudantes desenvolvem atividades didático-pedagógicas sob a orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

Palavras chaves: PIBID, Informática educativa, tecnologias.

Introdução

Este trabalho tem como objetivo apresentar as atuais diretivas e propostas de atuação do grupo de Licenciatura em Computação dentro do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na Universidade do estado de Mato Grosso (UNEMAT). O PIBID visa contribuir para o aumento da qualidade do Ensino ofertado pela escola Estadual Criança Cidadã (CAIC) e aumentar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Dentro da Sala de Recursos Multifuncionais, buscamos recursos computacionais que facilite o trabalho dos professores e possa contribuir para o aprendizado do aluno especial.

Desde a publicação do Edital do Ministério da Educação e Cultura (MEC) nº 01, de 26 de Abril de 2007 (BRASIL, 2007), que trata da implantação das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) em todo o Brasil, muitas escolas passaram a ter uma adaptação física e epistemológica voltada ao atendimento educacional especializado (TEIXEIRA; MOCARZEL, 2010). Verificou-se que esta adaptação, que se tornou uma tendência nos últimos anos, não acontece apenas pelo teor das exigências do Programa, mas pela necessidade de se atuar na educação especial com a perspectiva da educação inclusiva. Para os autores, Teixeira e Mocarzel (2010), uma das fragilidades da implantação da Sala de Recursos Multifuncionais na escola é a dependência com atuação e formação do professor. A Sala de Recursos Multifuncionais configurou-se como um espaço fragmentado dentro do ambiente escolar. Isso aconteceu devido as suas fragilidades que se iniciam desde a sua concepção – são implantadas (propostas que surgem de fora para dentro da escola) e perpassam as suas condições de funcionamento (TEIXEIRA; MOCARZEL, 2010).

Educação especial e educação inclusiva: uma breve explanação

O que se define como especial? Quem pode carregar tal característica incumbida na sua pessoa? Uma pessoa especial seria vista de que forma pela sociedade? Aborda-se a questão sobre a concepção das palavras, pois se considera fundamental refletir sobre o “peso” que cada uma delas tem sobre as pessoas e nas suas relações umas com as outras.

De acordo com Bakhtin (1986), “a palavra está sempre carregada de um conteúdo ou de um sentido ideológico ou vivencial” (p.95) e ainda considera que “o sentido da palavra é totalmente determinado pelo seu contexto” (p.106).

A expressão Educação Especial também possui esse sentido ideológico e vivencial. Atualmente, questiona-se no âmbito sócio educacional, que a palavra especial seja destinada a indivíduos com algum tipo de deficiência, ou alguma característica fora do comum.

A educação especial, logo, surgiria para atender as pessoas com deficiências, a pessoas ditas especiais. Nesta perspectiva é válido abordar o contexto deste atendimento.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional do ano de 1996, em seu 58º artigo caracteriza a educação especial como uma modalidade da educação escolar e é também neste artigo que a lei aponta para o movimento escolar enquanto a necessidade ou não de um atendimento especializado.

Para Martins (1988) a “Educação considera a interação de todos os aspectos da pessoa humana com a sociedade em que está inserida” e enfatiza que um conceito sobre educação deve considerar o binômio homem-mundo e ainda coloca a educação como um processo que se desenvolve no tempo, considerando o homem, suas capacidades e limitações.

A Expressão Educação Especial pode rotular indivíduos e/ou grupos de pessoas dentro do contexto social em que vivem. Educação é direito de todos, e todos somos especiais. Para esse sentido, o termo especial refere-se à todo ser humano criativo, ativo e participativo dentro da escola e da sociedade. Teixeira e Mocarzel (2010) lembram que

O anseio por grupos homogêneos sempre foi perceptível no contexto escolar. A unificação e a padronização do saber, das competências dos indivíduos se constituem como expectativas básicas nas estratégias de ensino. Só seria considerado apto a aprender àquele que facilitasse o ensino, respondendo às suas expectativas. A escola, por sua vez, recebe mais um pressuposto para refletir sobre a necessidade da heterogeneidade no seu contexto. A diversidade ganha um espaço maior. Fala-se de diferentes maneiras de ensinar para as diferentes maneiras de aprender. Considera-se o ritmo e o tempo do aluno. As avaliações tendem a considerar o processo. (p.03).

De acordo com a LDBEN/96, a educação especial é uma modalidade de ensino e é transversal aos diferentes níveis de ensino, também definidos pela lei. Parece que, sendo uma modalidade transversal, termo educação especial adquire um significado legal.

Nesta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com