TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL DE CONTROLADA

Relatório de pesquisa: RELATÓRIO FINAL DE CONTROLADA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  Relatório de pesquisa  •  1.429 Palavras (6 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 6

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO ESPIRITO SANTO

FACULDADE DO ESPÌRITO SANTO

CURSO DE ENGENHARIA DE PETRÒLEO E GÀS

NEUZIANE BENEVIDES DA SILVA

RELATORIO FINAL DE ESTAGIO SUPERVISIONADO

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

2013

NEUZIANE BENEVIDES DA SILVA

RELATORIO FINAL DE ESTAGIO SUPERVISIONADO

Relatório Final de Estágio Supervisionado apresentado ao Coordenador de estágio do Curso de Engenharia de Petróleo e Gás da Faculdade do Espírito Santo – UNES como requisito parcial para obtenção para do Grau de Bacharel em Petróleo e Gás.

Coordenador de Estágio Supervisionado:

Profa. Msa. Galina Kalinina

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

2013

AGRADECIMENTOS

Em primeiro lugar, ao Mestre da Vida: Senhor Jesus, autor e consumador da minha fé. Por ser o meu guia e meu porto seguro. “a Ele toda honra, toda glória e todo o louvor”.

Aos meus amados pais, pelo amor, carinho, apoio e excelente educação a mim transmitida ao longo de todas as etapas da minha vida.

Neuziane Benevides da Silva. Relatório final de estágio supervisionado. 2013. (Graduação em Engenharia de Petróleo e Gás) – Faculdade de Espírito Santo, Cachoeiro de Itapemirim, 2013

RESUMO

O Estágio Supervisionado ocupa um lugar importante na formação docente, visto que interfere de forma incisiva na prática das teorias. Assim sendo, caracteriza-se como um momento fundamental, pois possibilita uma aproximação com o nosso futuro campo de trabalho. Todas as atividades desenvolvidas no decorrer do estágio foram monitoradas por um responsável, que sempre proporcionou ampla discussão para novas idéias e soluções. Propiciar um campo de experiências e conhecimentos que constitua em possibilidade de articulação teórica-prática e que estimule a inquietação intelectual dos alunos; criar um espaço de transição entre a vida estudantil e a vida profissional, atenuando o impacto dessa transformação, base de emancipação e autonomia; desenvolver habilidades, hábitos e atitudes pertinentes e necessárias para aquisição das competências profissionais e, incentivar o interesse pela pesquisa e pelo ensino, são alguns dos objetivos do estágio supervisionado. Objetivos que foram plenamente satisfeitos durante a realização do mesmo na Secretária de planejamento, na Prefeitura Municipal de Marataízes-ES.

Palavras-chave: Estágio Supervisionado. Finalidades. Objetivos. Prática e Teoria.

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 – A estação da Barra 10

Figura 2 – Rodoviária de Marataízes anos 80 11

Figura 3 – O Revolucionário Domingos José Martins 12

Figura 4 – Cronograma Geral da Empresa 13

Figura 5 – Obra de Drenagem e Pavimentação, Asfaltamento e Esgotamento 18

Figura 6 – Audiência publica Orçamentária 19

Figura 7 – Implantação de lombadas na comunidade de Boa Vista 20

Figura 8 – Limpeza de pública nas ruas e avenidas 20

Figura 9 – Programa da E&L 22

Figura 10 – Programa CtrlTI 22

Figura 11 – Sala de Realização da Alimentação do Programa CtrlTI 23

LISTA DE SIGLAS E ABREVIATURAS

Diretoria de TI - Diretoria de Tecnologia da Informação

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 8

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 10

2.1 Histórico da Empresa 10

2.2 Natureza de Negócio 12

2.3 Principais Instalações, Equipamentos e Tecnologias Utilizadas 14

2.4 Conhecimentos Exigidos 15

2.5 Habilidades e Atitudes Esperadas 16

2.6 Situação e Posição Atual no Mercado 17

2.6.1 Principais Mercados 17

2.6.2 Principais Clientes 17

2.6.3 Principais Fornecedores 17

2.6.4 Aspectos Competitivos 17

3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 17

3.1 Atividades Realizadas 17

3.1.1Obras 17

3.1.2 Diretoria de Tecnologia da Informação 22

3.2 Identificações dos Problemas 24

3.3. Atividades Possíveis na Solução dos Problemas 24

3.4 Conhecimentos Adquiridos e Atividades Acadêmicas 26

4. CONCLUSÃO 27

6 REFERÊNCIAS 28

1 INTRODUÇÃO

Este relatório tem por finalidade descrever as principais atividades realizadas durante o Estágio Curricular Supervisionado na Prefeitura Municipal de Marataízes.

O estágio teve como objetivos principais aplicar os conceitos teóricos ensinados em sala de aula e verificar até que ponto esses conceitos são realizáveis na prática. Foi realizado na secretaria de planejamento, nos setor de Obras e também na Diretoria de Tecnologia da Informação e, foi de importante contribuição na minha formação, proporcionando o complemento da aprendizagem em consonância à política educacional vigente no país.

Marataízes é um município localizado no litoral sul do estado do Espírito Santo, no Brasil, conhecido como a Pérola Capixaba. Faz divisa com Itapemirim, Presidente Kennedy e é banhado pelo Oceano Atlântico. Segundo o censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Marataízes tem uma população de 34 140 habitantes, sendo, assim, o segundo maior município em população no litoral sul do estado do Espírito Santo, menor apenas que Guarapari.

A prefeitura Municipal de Marataízes está localizada na Av. Rubens Rangel, n° 411, no bairro Cidade Nova, estado do Espírito Santo.

A Administração Pública executa a administração dos recursos federais, estaduais e municipais recebidos mensalmente das esferas dos governos, visando sanar os gastos da administração e proporcionar o investimento em melhores condições de vida à população em geral.

Seus valores fundamentais são:

• Compromisso com a ética e a transparência;

• Valorização do servidor;

• Utilização de tecnologias adequadas;

• Respeito ao meio ambiente;

• Responsabilidade social;

• Humanização Satisfação do Cliente;

• Participação e transparência nas ações;

• Melhoria contínua da qualidade.

Tem como missão manter a ordem e promover programas que auxiliem os habitantes a sobreviver como cidadãos dignos de serem chamados Maratimba, dando forte atenção para a área de saúde, saneamento básico, educação, e o fortalecimento do comércio para a geração de empregos.

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2.1 Histórico da Empresa

Marataízes tem sua origem histórica com o município de Itapemirim, cujo povoamento se iniciou em 1539, com a chegada de Pedro da Silveira. Em 1970 chegaram outros, que se ocuparam da cultura da cana-de-açúcar, dando continuidade à construção do povoado.

Devido às facilidades de transporte e à segurança oferecida pelo ancoradouro interno a pequenas embarcações, a Freguesia progrediu rapidamente. Foi, sem dúvida, o ponto de partida de toda a colonização do Sul do Espírito Santo. O Porto da Barra do Itapemirim era a porta de saída de produtos da terra e a entrada dos primeiros colonizadores. Pela Barra do Itapemirim entraram homens e as máquinas, o progresso, a civilização, a cultura e a arte. Pelo porto entraram os vagões da Estrada de Ferro e saiu toda a produção de açúcar, aguardente e café, que já em 1852 era superior a cem mil arrobas, ou seja, mil e quinhentas toneladas. A foto abaixo mostra a estação do porto da Barra de Itapemirim, era um dos mais importantes do Estado do Espírito Santo.

Figura 1 - A estação da Barra

Fonte: Site Estações Ferroviárias do Brasil. Acesso em 2013

Em 1º de agosto de 1887 foi inaugurada a iluminação pública na Barra do Itapemirim, a querosene. Em 1901 o engenheiro Emílio Stein iluminou sua oficina e o Trapiche com energia elétrica gerada por um dínamo movido a vapor. Foi a primeira usina elétrica do Estado.

Figura 2 – Rodoviária de Marataízes anos 80.

Fonte: Site Caminhadas e Trilhas. Acesso em 2013

O município de Marataízes foi criado em 14 de janeiro de 1992, pela Lei Nº. 4.619 e instalado em 10 de janeiro de 1997, desmembrando-se de Itapemirim.

Marataízes é conhecida turisticamente como a “Pérola Sul Capixaba”.

É terra de nascimento do herói capixaba e líder na Revolução Pernambucana Domingos José Martins, que em 1817 já pretendia a independência do Brasil.

Domingos José Martins nasceu em 9 de maio de 1781, em Caxangá, localidade do então município de Itapemirim que mais tarde veio a ser conhecida como Quartéis, região que hoje compreende uma área entre a Praia dos Cações e Boa Vista, ao Sul de Marataízes. Viveu na Europa e ao retornar ao Brasil incorporou-se às lutas ela independência de Portugal. Em 1817 foi preso em recife onde acabou sendo condenado à morte. Morreu fuzilado em 12 de junho de 1817, na Bahia. Suas últimas palavras, ante o pelotão de fuzilamento, foram “Viva a Liber...”.

Figura 3 - O revolucionário Domingos José Martins

Fonte: Site Humanidades. Acesso em 2013

Acredita-se que o nome “Marataízes” tem sua origem da língua tupi-guarani, com o significado “água que corre para o mar”, graças à grande quantidade de lagoas que vão de encontro ao mar. Mas é comum ouvirmos diversas lendas indígenas, como a da índia Ísis que ao morrer provocou uma euforia e tristeza na tribo, fazendo com que os demais índios gritassem a frase “Mataram Ísis”.

2.2 Natureza de Negócio

A Administração Pública tem como sua principal política administrar de forma transparente os recursos recebidos dos governos federal, estadual e municipal, promovendo a comodidade à população em geral, é a gestão dos interesses públicos, por meio de prestação de serviços públicos.

Os funcionários excutam as tarefas com seriedade e comprometimento, pois o pessoal da alta administração prevê a relação interpessoal e a interação de todos os funcionários. As tarefas são executadas com total apreço e vontade por parte dos funcionários.

Figura 4 – Cronograma Geral da Empresa

Fonte: Prefeitura Municipal de Marataízes, 2013

A secretaria de Planejamento tem como função administrativa estimar os meios que possibilitarão realizar os objetivos (prever), a fim de poder tomar decisões acertadas, com antecipação, de modo que sejam evitados entraves ou interrupções nos processos organizacionais. Ela é dividida em cinco fases seqüenciais, a saber

...

Baixar como  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »