TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO AV1 CIENCIAS POLITICAS

Monografias: RESUMO AV1 CIENCIAS POLITICAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  1.497 Visualizações

Página 1 de 3

O governo republicano presidencialista tem como trações que o distinguem:

A - O acesso do povo ao poder

B – A divisão de competências entre as entidades federativas

C – A eletividade dos mandatários e a transitoriedade dos mandatos eletivos e a responsabilidade política

D - A eletividade dos mandatários e a transitoriedade dos mandatos eletivos e a irresponsabilidade política

...Considerando o fragmento anterior, podemos dizer que Thomas Hobbes, pensador inglês do sec. XVII, defende a noção de que

....E – os homens são naturalmente inaptos para a vida social, a menos que constituam uma autoridade à qual entreguem sua liberdade em troca de segurança.

Thomas hobbes, pensador da escola contratualista do século XVII, sustentava que os indivíduos voluntariamente optaram pelo estabelecimento de uma ordem civil. Afim de efetuar o contrato que dá origem ao Estado (pacto estatutário), os indivíduos abririam mão de um amplo leque de direitos naturais. Segundo esse autor, o que levaria indivíduos livres e racionais a abdicar de parte importante de suas liberdades em favor da criação do Estado seria:

...A – o medo da morte, resultante da ausência de uma parte capaz de regular e julgar conflitos entre indivíduos os quais frequentemente os colocavam diante de confrontos solucionáveis apenas por meio do extermínio de uma das partes.

Aponte a(s) diferença(s) entre o pensamento de Hobbes e Aristóteles no que diz respeito à origem da sociedade.

Aristóteles considera que o homem é, a exemplo de outros animais, levado a viver em comunidade por sua própria natureza, assim deixa claro o quanto a vida em sociedade é a situação ideal para o homem. Na realidade, o estado natural da espécie humana é a associação. Fora da sociedade, o homem deixa de ser humano para se tornar uma fera.

Já para Hobbes, o homem vive uma eterna contradição: premido por impulsos naturais (competição, desconfiança e glória), precisa suprimir estes apetites para obter alguma paz e prosperidade na vida em sociedade.

Hobbes constrói sua visão do homem e do Estado. Em seu estado natural, antes da formação de um Estado, o homem, segundo Hobbes, está em constante conflito com seus semelhantes.

Thomas Hobbes defendia que o "outro" era uma ameaça permanente, um inimigo, por isso que antes de os primeiros grupos humanos surgirem, segundo ele, os homens viviam isolados uns dos outros.

O pensamento de Hobbes é "o homem é o lobo do homem", porque os homens eram inimigos entre si, e na guerra de todos contra todos, existiria a lei do mais forte, em que somente aqueles hábeis e fortes sobreviveriam na sua luta pela sobrevivência.

Era por isso que o "outro" era uma ameaça constante: para preservar a sobrevivência do próprio indivíduo.

Pergunta-se: é correto afirmar que as Ilhas Malvinas indicam a necessidade de continuidade geográfica do território do estado a fim de possibilitar o exercício da Soberania?

• Sim, pois outra característica de soberania é ser indivisível, mesmo estando fisicamente afastada, o poder soberano exercido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com