TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo De Ciencias Politicas

Exames: Resumo De Ciencias Politicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  1.048 Palavras (5 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 5

1-Qual a importância da política na nossa vida? Pq o homem e um ser político (Aristóteles) o homem e um ser que precisa viver em sociedade, por isso tem q seguir normas; a política se interessa pelo que e publico, pelo bem comum.

2- o que e política? É um campo de conhecimento filosófico e cientifico, e ao mesmo tempo um campo de ação prática a respeito da(s): organização coletiva; normas, regras e leis da sociedade; relações de poder; formas e sistemas de governo; relações entre grupos sociais; relações entre povos/países.

3-como e a política no Brasil? No Brasil como em outros países da America latina, de passado colonial, há pouco interesse e participação política por grande parte da sociedade, o que prejudica o desenvolvimento do processo democrático.

4- fale sobre autocracia e totalitarismo: é a antítese da democracia, quando o poder político se concentra no governante, sem a participação da sociedade e das demais instituições. Centralização do poder, controle total do estado, cerceamento das liberdades, impedimento da oposição política e forte ideologia (de direita ou de esquerda).

5-como é o sistema de governo liberalismo? Sistema típico do capitalismo, que privilegia os interesse dos grupos economicamente dominantes, a acumulação privada de capitais, a propriedade privada e a não participação do estado na economia (livre-mercado e privatização de estatais). Embora garanta as liberdades, acentua as desigualdades socioeconômicas.

6-Fale sobre a social-democracia: surge no final do século XIX e no inicio do século XX em alguns países europeus, por partidários do socialismo. Transformação da sociedade capitalista sem revoluções armadas, mas sim através da democracia. O estado deve regular o mercado. No século XX, evolui para o estado do bem-estar social (walfare state).

7- o que e o estado de bem-estar social? Trata-se de uma construção institucional-legal dos países capitalistas, que tem como foco harmonizar os conflitos históricos entre capital e trabalho. O welfare state e tanto defendido quanto criticado na atualidade, por não estar conseguindo assegurar o crescimento econômico com desenvolvimento social.

8-fale sobre democracia: democracia=demos (grego), significa povo. O povo detém o poder soberano. Suas necessidades e interesses devem ser atendidos pelos governantes. Quem elege os governantes e a maioria dos eleitores, o que permite a alternância do poder, governa-se para o bem comum.

9-porque a democracia? É uma forma de governo que se pauta pelo principio do estado de direito; garantia institucional de direitos políticos, civis, sociais e econômicos; universalidade das leis (direitos e deveres); participação política da sociedade; alternância do poder político; liberdades individuais e coletivas; promoção da igualdade e da justiça social; defesa do direito as diversidades.

10-fale sobre cidadania e participação política: cidadania=ação, participação política, luta por direitos por parte da sociedade, responsabilidade quanto aos deveres constitucionais. E, portanto um meio de expressão e afirmação da democracia.

11-De exemplos de formas de expressão da cidadania: no nível individual, o voto, no coletivo, movimentos sociais.

12-o que e ser cidadão? E aquele que possui direitos e deveres reconhecidos pelo estado e pela sociedade; toda ação verdadeiramente cidadã exige, ao mesmo tempo, conhecimento dos direitos e deveres, e luta por sua afirmação.

13-fale sobre o presidencialismo: o presidente da republica acumula os cargos de chefe de estado e chefe de governo, e possui poderes administrativos e decisórios (poder executivo autônomo). Tem poder de veto sobre projetos e leis do legislativo (parlamento). O presidente nomeia ministros e juízes do STF, mas depende do apoio da maioria do poder legislativo (senado e câmara dos deputados). Há muita centralização do poder na pessoa do presidente.

14-o que o parlamentarismo? O parlamento é o órgão máximo das decisões políticas, e reúne os representantes dos partidos políticos, o chefe de governo e o chefe de estado. O chefe de governo tem poderes administrativos, mas as decisões são tomadas pelo parlamento. O chefe de estado pode ser escolhido tanto pelo parlamento quanto pelo povo, representa a nação, mas não tem o poder administrativo.

15- fale sobre a redemocratização e corrupção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com