TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Ciencia Politica

Dissertações: Resumo Ciencia Politica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  738 Palavras (3 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 3

Partidos Políticos:

Pluralismo: diversidade de interesses e opiniões na sociedade, na qual há presença de múltiplas associações: (1) Voluntárias – participação não obrigatória, escolha individual (2) Não exclusivas – individuo pode participar de varias. Há, no entanto, possibilidade de conflitos (onde o limite é a guerra). Pluralismo é o reconhecimento de que vários partidos possuem igual direito ao exercício do poder político segundo procedimentos eleitorais claramente definidos. Dessa forma o pluralismo político é uma das mais importantes características da democracia moderna. Indica a segmentação ou polarização política, sendo segmentação os grupos que estão divididos por fatores causais diversos, não-ideológicos, com possibilidade maior de aliança (formação da maioria); e polarização sendo os grupos que estão divididos por motivos político-ideológicos, com menor possibilidade de aliança, e presença de partidos anti-sistema. »» Pluralismo Limitado: 3 a 5 partidos relevantes. »» Pluralismo Extremado: 6 a 8 partidos. »» Pluralismo atomizado: mais de 8 partidos. Brasil> aparenta atomizado, mas é extremado (só partidos relevantes)

Consenso: aceitação de regras básicas para a solução dos conflitos – regras da democracia. Se há conflitos, torna-se dissenso. É um processo interminável de negociação entre os diferentes interesses e opiniões presentes na sociedade. O consenso é sempre construído, precário e não definitivo.

Partidos Políticos e Associações múltiplos representam a diversidade social, a parte do todo: atores do processo de negociação, que buscam o consenso.

Associações: não disputam o poder através das eleições, elas procuram influenciar o poder político.

Partidos: organizações voluntárias que disputam o poder político (governar a sociedade, o todo) através de eleições, da busca de votos. Convivem com os diferentes tipos de grupos.

Função dos Partidos Políticos: Representação. Eles representam os interesses junto ao poder político e aos grupos sociais. Interesses -> do coletivo, do eleitorado.

Articulações de interesse: interesses sociais difusos, atomizados, desorganizados. O partido organiza os interesses, transformando-os em um programa eleitoral, no qual existe um conjunto de medidas/ações concretas e necessárias para implementação de decisões a fim de formular as políticas públicas. Os programas: composição entre interesses coletivos gerais e particulares (do partido), modelagem/manipulação dos interesses difusos. São programas amplos e gerais, e não podem ser restritos (não pode só atender a interesses de grupos pequenos ou específicos), pois o partido tem a necessidade de conquistar votos, os quais o levam a participar do poder político. A participação de todos é essencial para a apresentação e implementação do programa. Plano de governo (após o partido ser eleito): teria que unir o plano eleitoral com a essência do partido (o programa do partido).

Expressão e comunicação: expressam/comunicam a vontade, as demandas (as quais são transformadas em programas) dos grupos representados ao poder político, apoiados por pressões – o peso eleitoral. Além disso, expressam as decisões do poder político para os grupos sociais e suas propostas para eles.

Exercício

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com