TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÃO SALARIAL.

Tese: ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÃO SALARIAL.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2013  •  Tese  •  3.848 Palavras (16 Páginas)  •  739 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

POLO: TERESINA (7239)

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

TRABALHO ACADÊMICO

CONCEITOS E CARACTERISTICAS NA ARTE DE NEGOCIAR.

PROFESSORA EAD: MARIA RENATA MACHADO GARCIA DALPIAZ.

TUTORA PRESENCIAL: ELIANA LINHARES BEZERRA

PARTICIPANTES:

CELENE MARQUES COELHO/RA: 350779

SILVIO CEZAR DOS SANTOS SOUSA/ RA: 356673

JOSÉ ALVES FERREIRA FILHO/RA: 382352

ALEX MORAIS LOPES/RA: 351409

MARCOS ANTONIO RIBEIRO DE SOUSA/RA: 352622

RAIMUNDA DA SILVA ARAUJO/RA:384493

TERESINA, JUNHO DE 2012.

DESAFIO: ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÃO SALARIAL.

Durante o ano que passou, assumi novas responsabilidades, trabalhei duro e me dediquei ao que me foi confiado. Só que vendo as vertentes citadas acima, julguei necessário um aumento salarial, já que investi pesado para um upgrade profissional cursando Administração, me apresentei ao meu superior, expus o meu pedido de aumento salarial e me deparei com uma resposta negativa. Diante desta situação observei que teria que ter uma postura diferente, uma maior argumentação para que meu superior atendesse meu pedido de aumento, ampliando minhas habilidades como negociador, fazendo um planejamento e obedecendo a ética que envolve o processo de negociação. Com tudo isto em prática, elaborei um roteiro, o qual vai me ajudar a conseguir o que almejo. Estudei algumas dicas e selecionei dez para colocar em prática. Sempre lembrando que argumentar é preciso, lembrar que ambos os lados estão cumprindo seus papeis, então na encarei este processo como uma luta entre antagonistas, aliás, meu objetivo é um aumento salarial; buscarei vencer barreiras; trabalharei em equipe; aumentarei o meu poder de comunicação; e, sobretudo, mostrarei o potencial de conhecimento adquirido ao longo do tempo.

1- Preparação: fazer uma pesquisa de mercado, levando em conta minhas necessidades, estabelecer um nível razoável para o aumento salarial, ter sempre argumentos fortes na ponta da língua para defender minha proposta (como experiências e competências)

2- Ser firme: Mostrar um motivo razoável e apropriado para o aumento, permanecendo nesta posição até que a outra parte ofereça uma razão para que eu mude.

3- Prudência: manter a proposta em mente. O objetivo é atingir um acordo satisfatório para ambas as partes. Se a discussão está longe de se chegar a um acordo, usar minhas energias para criar soluções, não para armar uma batalha.

4- Controlar a ansiedade: começar com uma conversa sutil, deixando fluir as ideias, conquistando a outra parte e então chegar ao assunto pretendido.

5- Ter em mente o quanto quero ganhar: deixar claro que conheço a média salarial do mercado.

6- Começar com o tom de voz certo: deixar a pessoa saber que você vai ouvir e procurar entender o ponto de vista da empresa. Ao mesmo tempo em que, você espera o mesmo da empresa. Assim, trabalharemos em conjunto para chegar a um consenso, evitando ultimatos, ameaças e outros comportamentos rígidos.

7- Ter uma carta na manga: criar possíveis soluções para um impasse, e colocando elas na mesa, juntos, sem compromisso formal.

8- Deixar claro meus interesses: a negociação deve satisfazer uma lista de necessidades, não apenas salarial. Outros tipos de compensação podem ser válidos, como: divisão se lucros, ações, bônus, mais responsabilidades, uma agenda de promoções, férias e horários flexíveis.

9- Focar em um critério: é muito mais fácil persuadir alguém quando a proposta é fundamentada em um critério objetivo, como pagamento por experiência, competência, ou tempo de casa. Procurar saber em qual linha me encaixo na negociação com empresa.

Diante do fato apresentado, a resposta negativa desencadearia uma avalanche de sentimentos, dentre eles, uma autodesvalorização por parte do funcionário e, também, uma quebra de paradigma e, assim, o desenvolvimento de novos resultados e novos desafios. Para argumentar um aumento salarial, o funcionário deverá listar as habilidades que possui, tais com: sua busca por capacitação, domínio da área de trabalho, e um empenho maior por sua própria produtividade.

ANEXOS:

TEXTO 1: DEFINIÇÕES DE NEGOCIAÇÃO

No processo de uma negociação é estabelecida uma comunicação quando duas ou mais buscam um acordo durante uma transação partes. Quando ouvimos com atenção conseguimos compreender a outra parte durante a negociação.

Na base de uma negociação é necessário o conhecimento explícito e o tácito, para ser mais fácil articular e transmitir que a partir desses conhecimentos os comportamentos dos negociadores se destacam a apresentar desempenho com as habilidades e atitudes necessárias.

Para ser um bom negociador temos que estar em busca do conhecimento dominar certas habilidades básicas que nos permitam interagir com outras pessoas, organizando nossos pensamentos e controlar nossos impulsos emocionais.

Com finalidade de melhor compreender na fase de negociar é necessário que devemos aprofundar em quatro conceitos: conhecimentos,habilidades, atitudes e resultado.

Na negociação temos o controle sobre nossas emoções para que não sejam afetadas na comunicação que poderá distorcer ou eliminar informações alterando o equilíbrio e influenciando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com