TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relação entre educação e desenvolvimento economico

Por:   •  15/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.160 Palavras (5 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 5
  1. Introdução

O presente trabalho tem por objetivo demonstrar a relação entre os anos de estudo do país e seu desenvolvimento econômico e o aumento de sua renda per capita dos países da America. Os dados recolhidos para este trabalho foram o PIB per Capita dos países da América, onde podemos visualizar o aumento da renda per capita dos países no ano de 2010, sem considerar a distribuição de renda, a Variação do PIB entre os anos de 2005 e 2010 e a média dos anos de estudos nos países Americanos, os dados econômicos foram obtido no Banco Mundial e os dados sobre educação dos países foram obtidos no banco de dados de Barro Lee.

Dos fatores determinantes para maior renda da po[1]pulação e a riqueza da nação, a educação vem sendo a mais indicada como determinante para o crescimento econômico do país, ou seja, quando mais o individuo é educado, mais capacidade de raciocínio o que permite executar de forma mais eficiente o seu trabalho, o que traz mais desempenho e maior remuneração, e este gera maior valor agregado aos produtos e serviços produzidos por pessoas mais capacitadas.

A associação do tema entre capital e educação vem sendo estudado desde Adam Smith e Karl Marx, no entanto a formalização de uma teoria sobre a constituição de capital humano se deu no século XX com Theodore W. Schultz¹, esta teoria surgiu da preocupação em explicar os ganhos de produtividade gerados pelo fator humano, este trabalho concluiu que quando o trabalhador qualificado pela educação é um dos meios mais importantes meios para a ampliação da produtividade econômica e aumento da taxa de lucro do capital.


  1. Metodologia e Dados

Como ferramenta utilizada para esta análise foi utilizado a Regressão que consiste em uma metodologia estatística que utiliza a relação entre duas ou mais variáveis quantitativas de tal forma que uma variável pode ser prevista a partir das outras variáveis.

A Regressão tem como finalidade realizar previsões sobre o comportamento futuro de uma variável a partir das outras, também pode-se utilizar a regressão como ferramenta para “simular” os efeitos sobre uma variável Y em decorrência da alteração dos valores de uma variável X.

Neste trabalho serão estimadas três equações, a primeira delas avalia o impacto da média dos anos de estudo sobre o PIB Per Capita dos países da America no ano de 2010, como o Canadá e os Estados Unidos são países considerados países desenvolvidos como forma de introduzir esta característica qualitativa neste modelo foi utilizado a variável Dummy, que assume valor 1  para os países desenvolvidos para introduzir esta característica a estes países, representada pela equação abaixo:

[pic 1]

Na segunda equação será analisada o impacto da média dos anos de estudos da população dos países sobre a variação percentual do PIB no ano de 2010, houve países que tiveram crises no ano de 2010 onde a variação do PIB foi negativa, esta característica foi utilizado uma variável Dummy que assume valor 1, e como ainda temos a utilização dos países desenvolvidos foi mantido a variável Dummy para esta característica com valor de 1 para os países com a características, representada pela equação abaixo:

[pic 2]

Para terceira equação será analisado o impacto da diferença da média dos anos de estudo da população dos países entre 2005 e 2010, sobre a diferença do PIB Per Capita dos países entre os anos de 2005 e 2010. Neste modelo para inclusão da característica de país desenvolvido foi adotado a variável Dummy no valor 1,  alguns países desta análise tiveram variação negativa da média dos anos de estudo, portanto foi utilizado a variável Dummy para esta característica com valor 1 para países com este atributo. Abaixo representação da equação para este modelo:

[pic 3]

Os dados econômicos utilizados neste trabalho foram obtidos no banco de dados do The World Banking[2] e os dados referente a média de anos de estudo da população dos países, foram obtidos no banco de dados do Barro R. & J.W. Lee[3].


  1. Resultados

Na tabela 1 demonstra o resultado de que a cada um ano de estudo dos países aumenta em US$ 843,46 o PIB Per Capita dele. Os resultados estatísticos obtidos neste modelo foi o R Quadrado no valor de 0,94, que idêntica o grau de proximidade dos dados analisados.  A intersecção deste modelo não é significante. A Estatística F do modelo é significativa, o nível de confiança utilizado no modelo foi de 95%.

 

Coeficientes

Erro padrão

Stat t

Stat F

Anos de Estudos (2010)

843,46

92,79

9,09

Países Desenvolvidos

37164,72

3034,49

12,25

 

Estatística F

 

 

 

188,35

Erro Padrão

3951,81

R Quadrado

0,94

Observações

27

 

 

 

Tabela 1- Resultados da Regressão da média dos Anos de Estudo e PIB Per Capita.

Os resultados obtidos na Tabela 2, a regressão demonstra relação entre os anos de escolaridade dos países e sua taxa de desenvolvimento, portanto a cada um ano de estudo do país haverá o aumento de 0,57% em sua economia. Este modelo obteve resultados com R² no valor de 0,71 e estatística F significativa com nível de confiança de 95%, não foi utilizado para este modelo a intersecção já que não foi significativa para a análise.

 

Coeficientes

Erro padrão

Stat t

Stat F

Anos de Estudos (2010)

0,57

0,08

7,32

Países Desenvolvidos

-4,32

2,44

-1,77

Países em Crise (2010)

-7,28

1,91

-3,80

 

Estatística F

 

 

 

19,26

Erro Padrão

3,15

R Quadrado

0,71

Observações

27

 

 

 

Tabela 2 - Resultados da Regressão da Variação dos Anos de Estudo e variação percentual do PIB.


O país que elevou em um ano de estudo de sua população em média, obteve US$ 3.412,10 a mais em seu Pib Per Capita em média. Como resultados este modelo obteve R² de 0,53, a estatística F significativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (174.9 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com